A abordagem de FAKE NEWS em Homem-Aranha: Longe de Casa!

ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DE HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA! LEIA POR SUA CONTA E RISCO!   “As pessoas acreditam em tudo que leem em jornais”. Esta é uma frase...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Jony Rendrex
Publicado em 4/7/2019 - 05h18


Publicidade
LEIA TAMBÉM




ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DE HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA! LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

 

“As pessoas acreditam em tudo que leem em jornais”. Esta é uma frase citada em Homem-Aranha: Longe de Casa, que reflete muito os dias atuais. O novo filme do Homem-Aranha lida muito com fake news, tendo a sua última revelação, também em cima, de uma fake news. Mas, vamos começar pelo começo.

Publicidade

 

Mystério

Publicidade

 

O personagem de Jake Gyllenhaal aparece do nada como um novo herói, cheio de poderes contra vilões que aparecem, também do nada. Ele diz que é de uma outra Terra, e como todo mundo está desesperado pelo “próximo Homem de Ferro”, acaba virando algo convincente. Acontece que Quentin Beck, o nome real do vilão, é um tremendo de um ator.

Publicidade

 

Suas lutas contra vilões não passam de meros efeitos especiais. No filme, o vemos até de uma roupa de captura de movimentos. Isto é a primeira “fake news” do longa, que o trata como herói em primeira instância. Que nos faz imaginar que se colocássemos essa situação no mundo real, ele também poderia ser dado como herói. Pelo simples fato de vermos um cara lutando contra vilões fodamente, isto o torna herói. Sim, a gente consegue ser tão previsível e enganado assim.

Publicidade

 

Macaco Noturno

Publicidade

 

Este é o nome que o Ned dá para o Homem-Aranha quando ele aparece de uniforme preto na Europa. O personagem claramente é o Homem-Aranha com outro uniforme, porém é dado um novo nome para encobrir. Os jornais, claro, repostam como um “novo herói”, com o apelido de Macaco Noturno. O que gera, mais uma, fake news.

Publicidade

 

Peter Parker até brinca na cena em que a MJ descobre que ele é o Homem-Aranha, dizendo: “está nos jornais, então…”. Esta lógica datada de “se está nos jornais, então é verdade”. É hilário como o filme brinca com este ponto a todo o momento, mas em nenhum momento ele brinca mais do que em seu final:

Publicidade

 

A Revelação de J. Jonah Jameson

Publicidade

 

“Blockbuster news”. Este é o termo que se refere J. Jonah Jamerson, interpretado novamente por J. K. Simmons, para revelar que Peter Parker é o Homem-Aranha. A cena é rápida porém hilária. Vamos começar que o jornal que reposta o, agora site, Clarim Diário, diz que o site é “controverso”. Já alimentando a possibilidade dele ser sensacionalista ou ter histórico de fake news.

Publicidade

 

Continuando, o site descreve o Mystério como “sem dúvidas, o maior herói de todos os tempos”. Logo em seguida, o site mostra um vídeo no qual o Homem-Aranha seria o responsável pelas as explosões dos drones em Londres, numa edição de áudio maravilhosa. Logo em seguida, Quentin revela que Peter Parker é o Homem-Aranha para todo o mundo.

Publicidade

 

Publicidade

 

É uma revelação assustadora e que irá mudar o MCU pro futuro, mas vamos focar aqui no quanto o J. Jonah Jameson coordenará um jornal que irá espalhar fake news absurdas sobre o Homem-Aranha. Isto é, basicamente,  o mundo em que vimos atualmente. Uma mídia que tenta difamar alguém, tomando todo o partido do mundo. Estou muito curioso para saber como isto será trabalhado, e se de alguma forma, Peter Parker irá responder.

Publicidade

 

De certa forma, J. Jonah Jameson o acusa de assassinato. O público terá o conhecimento, EM VÍDEO, que o Homem-Aranha teria sido o responsável pelas as explosões de drones, e pela morte do “o maior herói da história”. Como será que o próximo filme irá lidar com estas consequências? Deixe aí nos comentários a sua opinião e teoria, e fique ligado no Legado da Marvel para maiores novidades! 🙂

Publicidade

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha: Longe de Casa!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile