O Sentinela surgiu nas HQs em 2000, no selo adulto Marvel Knights. Criado por Paul Jenkins e Jae Lee, ele chegou com uma proposta ousada: E se existisse um super-herói que foi ESQUECIDO por todo mundo da Marvel?
A proposta de reviver esse herói perdido resultou na minissérie "The Sentry", que mostra Robert Reynolds, envelhecido e fora de forma, relembrando todo um passado que havia esquecido. Lembrando que ele era um grande super-herói e que precisa voltar à ativa para impedir a chegada do Vácuo.
Narrativamente, a origem nos leva à repercussão do Programa Super Soldado que transformou Steve Rogers no Capitão América. Com o Projeto: Sentinela tentando recriar soldados ainda mais poderosos.
O Soro faz com que suas moléculas saiam e voltem da realidade, gerando poderes como super velocidade, inteligência avançada, força descomunal e a até mesmo a habilidade de manipular moléculas.
No meio disso, surgiu o ALTER-EGO de Robert, tão poderoso quanto MALIGNO. E é aí que entra o Vácuo, essa entidade maligna que domina o corpo e provoca muita destruição, com ataques resultando em inúmeras mortes.
O confronto entre Sentinela e Vácuo é uma constante nas histórias do personagem. E a ameaça desse lado sombrio foi o motivo pelo qual Robert decidiu apagar as memórias de todas as pessoas.
Anos após sua estreia, seu conflito mental e as memórias confusas foram a base de um arco dos Vingadores. Onde vimos Robert se entregar para as autoridades, acreditando que matou sua esposa.
Posteriormente nós descobrimos que isso foi provocado pelo vilão Mestre Mental e que a esposa nunca morreu. Resolvendo o problema e restaurando as memórias do herói, ele se junta aos Novos Vingadores nas HQs de 2005.