Bilheteria EUA | Homem-Aranha é a maior bilheteria para um reboot de heróis

Bilheteria EUA | Homem-Aranha é a maior bilheteria para um reboot de heróis

Bilheteria EUA | Homem-Aranha é a maior bilheteria para um reboot de heróis

Nos EUA, o novo filme do nosso Escalador de Paredes favorito caiu uma posição no ranking semanal, ocupando agora o sexto lugar. O longa arrecadou US$ 8,8 milhões por...

Bilheteria EUA | Homem-Aranha é a maior bilheteria para um reboot de heróis
Imagem: Reprodução | Divulgação
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Nos EUA, o novo filme do nosso Escalador de Paredes favorito caiu uma posição no ranking semanal, ocupando agora o sexto lugar. O longa arrecadou US$ 8,8 milhões por lá, totalizando US$ 294,9 milhões em seu país de origem, após 31 dias em cartaz. Com isso, o filme agora ultrapassou os US$ 291 milhões que O Homem de Aço rendeu em 2013 para se tornar a maior bilheteria para um reboot de super-heróis de todos os tempos.

 


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Aliás, mesmo quando comparado com outros reboots fora dos filmes de heróis, Homecoming ainda mantém uma posição favorável, pois sua bilheteria ainda está bem acima de longas como o Star Trek de 2009 (US$ 257,7 milhões), Planeta dos Macacos: A Origem (US$ 176,7 milhões em 2011) e cada um dos reboots que o James Bond sofre sempre que muda de ator (sendo que a maior bilheteria destes é 007: Cassino Royale, que rendeu US$ 168,3 milhões em 2006). Para que a vitória do Aranha de Tom Holland seja definitiva, porém, ele ainda precisa comer algum feijão com arroz antes de ultrapassar os valores ajustados pela inflação de O Espetacular Homem-Aranha (US$ 299 milhões), Star Trek (US$ 307 milhões) e O Homem de Aço (US$ 309 milhões). Só então, ele poderá se declarar como de fato o reboot que mais colocou traseiros sentados nas salas de cinema nos EUA.


 


 

De certa forma, após a horrenda queda de 62% que o longa sofreu no segundo fim de semana (a maior para o MCU), o filme se segurou bastante bem nas semanas seguintes nas bilheterias americanas. Isso se deve ao fato de que ele basicamente foi o único blockbuster live-action em cartaz ao longo das últimas semanas que era voltado para um público mais amplo, incluindo crianças e adolescentes. Muito do que chegou/vai chegar nas semanas que se seguiram à estreia de Homecoming ou tinham classificações indicativas para maiores de idade (Atômica, Girls Trip, Detroit, Annabelle, etc), ou simplesmente não eram voltados para um público mais jovem, apesar de terem a mesma classificação do Homem-Aranha (Planeta dos Macacos: A Guerra, Dunkirk, A Torre Negra). Assim, o fato de ter um público-alvo tão amplo foi o que auxiliou o Aranha a se destacar na temporada. Para os pais com crianças que desejavam levar seus filhos no cinema, por exemplo, era ou o Homem-Aranha, ou animações de qualidade discutível, como Meu Malvado Favorito 3 e Emoji: O Filme.


 

Mundialmente, De Volta ao Lar faturou US$ 671 milhões, e com potencial para ainda mais do que isso, conforme ele chegue à China e ao Japão nas próximas semanas. Uma vez que ele ultrapassar os US$ 677 milhões de Doutor Estranho e os US$ 714 milhões de Capitão América 2: O Soldado Invernal, o que deve ocorrer nos próximos dias, então o Amigão da Vizinhança só terá à sua frente os dois Vingadores, os dois Guardiões da Galáxia e os terceiros do Capitão e do Homem de Ferro no ranking mundial do MCU.

 

 

Também deve ser notado que o filme também tem liderado um bem vindo resgate de seu estúdio distribuidor – sim, ela mesma, a nossa querida Sony. Afinal, os últimos anos para a casa não foram fáceis, com o estúdio sendo castigado pelo #SonyHack, fracassos de bilheteria e decisões gerenciais bizarras. Até o mês passado, a Sony ocupava a última posição dentre os grandes estúdios de Hollywood em termos de market share na bilheteria, porém, agora, ocupa a quinta posição, ainda atrás de seus rivais mais poderosos (Fox, Warner, Universal e Disney), porém numa situação bem mais confortável do que antes. Felizmente para a Sony, a boa performance do Homem-Aranha não foi a única coisa que contribuiu para sua recuperação: Em Ritmo de Fuga superou as expectativas e está no caminho de ultrapassar a marca de US$ 100 milhões nos EUA, quase o triplo de seu orçamento; já A Torre Negra e Emoji ao menos conseguiram abrir na faixa das expectativas do estúdio, a despeito de suas péssimas críticas (um feito que diversos longas recentes, como Baywatch e Transformers, gostariam de ter conquistado).

 

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No entanto, não é apenas a Sony que tem de agradecer ao Homem-Aranha por tê-la resgatado do buraco. Na verdade, Hollywood inteira, nos últimos três meses tem dependido quase que exclusivamente dos super-heróis para faturar: nesta atual temporada de verão no Hemisfério Norte, apenas Guardiões da Galáxia Vol. 2, Mulher-Maravilha e Homem-Aranha: De Volta ao Lar estão sendo os únicos hits em live action incontestáveis. Aliás, segundo cálculos do analista Scott Mendelson, da Forbes, esses três bem recebidos longas da Marvel e da DC concentram 35% de todo o faturamento nas bilheterias americanas entre os dias 5 de maio (quando GotG 2 chegou aos EUA) e 6 de agosto.

 

 

Trata-se de uma situação ainda mais dramática do que no ano passado, quando os filmes de heróis (como Capitão América: Guerra Civil e Esquadrão Suicida) ao menos compartilharam seu sucesso com animações infantis (Procurando Dory, Pets: A Vida Secreta dos Bichos). Em 2017, nem mesmo estes últimos puderam ajudar muito. Com Carros 3 decepcionando, sobrou para Meu Malvado 3 ser o único hit animado da temporada – e olha que ele ainda deve terminar com números abaixo dos filmes mais recentes de sua produtora, a Illumination, nos EUA.

 

Assim, por mais que você goste de filmes de super-heróis, toda essa dependência de Hollywood do gênero não é bom para a indústria, criativa e comercialmente falando. Afinal, Peter Parker, Diana Prince e os Guardiões da Galáxia podem ter salvado os traseiros dos estúdios hollywoodianos nos últimos meses, mas como eles irão fazer para se virar nos próximos meses, quando o próximo longa de super-heróis só chega em novembro?

 

Bilheteria EUA de 04/08/17 a 06/08/17:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- A Torre Negra 1 19.153.698 19.153.698
2- Dunkirk 3 17.135.246 133.090.984
3- Emoji: O Filme 2 12.005.409 49.107.113
4- Girls Trip 3 11.401.495 85.426.515
5- O Sequestro 1 10.016.323 10.016.323
6- Homem-Aranha: De Volta ao Lar 5 8.845.978 294.953.754
7- Atômica 2 8.157.555 34.037.930
8- Detroit 2 7.125.601 7.641.083
9- Planeta dos Macacos: A Guerra 4 6.169.134 130.449.389
10- Meu Malvado Favorito 3 6 5.429.735 240.920.645

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