Afinal, James Gunn é um “monstro pedófilo” mesmo?

  Publicidade James Gunn. Talvez o assunto mais importante na Marvel Studios em 2018, junto com Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita. Nunca antes o nome de um diretor...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Jony Rendrex
Publicado em 31/3/2019 - 18h52


Publicidade
LEIA TAMBÉM




 

Publicidade

James Gunn. Talvez o assunto mais importante na Marvel Studios em 2018, junto com Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita. Nunca antes o nome de um diretor foi tão importante na Marvel. Ele pode não ter sido o diretor mais importante do estúdio, porque este crédito certamente pertence aos Irmãos Russo, mas o mais amado… bom, está trilhando para ser mesmo.

 

Publicidade

Vamos voltar um pouco no tempo: era madrugada de 20 de julho de 2018, e caíram nas redes tweets terríveis, simplesmente terríveis, de James Gunn. Vendo o que iria acontecer, o diretor já havia dado uma declaração oficial quando eles começaram a explodir, provavelmente já prevendo a merda que isto daria. Você pode ler na íntegra o que ele disse clicando aqui, ou pode ler a nossa tradução do que ele disse logo abaixo:

 

“Muitas pessoas que acompanharam minha carreira sabem que quando eu comecei, me vi como um provocador, fazendo filmes e contando piadas ultrajantes e tabus. Como eu tenho discutido publicamente muitas vezes, eu me desenvolvi como pessoa, assim como no meu trabalho e meu humor. Não quer dizer que sou melhor hoje, mas sou muito, muito diferente do que era há alguns anos; hoje eu envolvo o meu trabalho em amor e conexão, e menos em raiva. Meus dias dizendo algo só porque é chocante e tentando obter uma reação acabou. No passado, pedi desculpas pelo humor que magoou as pessoas. Eu realmente senti tristeza e quis dizer cada palavra de minhas desculpas. Para o registro, quando eu fiz essas piadas chocantes, eu não as estava vivendo. Eu sei que esta é uma declaração estranha a ser feita, e parece óbvia, mas, ainda assim, aqui estou eu, dizendo isso. De qualquer forma, essa é a verdade completamente honesta: eu costumava fazer muitas piadas ofensivas. Não as faço mais. Eu não culpo meu passado por isso, mas eu gosto mais de mim mesmo e me sinto como um ser humano e criador mais completo hoje. Amor a todos vocês.”

 

Publicidade

Assim como diz em seu discurso, de fato, essas declarações de James Gunn já haviam ficado famosas e sido manchetes de grandes sites, coincidentemente, na mesma época em que ele foi contratado para dirigir o primeiro Guardiões da Galáxia. Na época, o diretor pediu desculpas pelas declarações. Isto era em 2012. Aqui o link e o pedido de desculpas traduzidos logo abaixo:

 

“Há alguns anos, escrevi um blog que era para ser satírico e engraçado. Ao relê-lo nos últimos dias, não acho engraçado. A tentativa de humor no blog não representa meus sentimentos reais. No entanto, eu pude ver onde as declarações foram mal formuladas e ofensivas para muitos. Sinto muito e me arrependo de tê-las feito. Pessoas que estão familiarizadas comigo, como evidenciado por minha página no Facebook e outros meios, sabem que eu sou um defensor dos direitos da comunidade gay e lésbica, mulheres e qualquer um que se sinta marginalizado, e isso me mata que outros estranhos, apesar de seu sexo ou sexualidade, possam se sentir magoado ou atacado por algo que eu disse. Estamos todos no mesmo acampamento, e quero fazer o melhor para tornar este mundo um lugar melhor para todos nós. Estou aprendendo o tempo todo. Prometo ser mais cuidadoso com minhas palavras no futuro. E eu farei o meu melhor para ser mais engraçado também. Muito amor para todos – James Gunn.”

 

Publicidade

Isto foi em 2012. E de lá para cá, nada mais de ofensivo foi dito pelo diretor. Na época, ainda em 2012, não estava em tendência isso de tweets antigos ou algo do tipo, acabou não tendo a mesma repercussão de hoje. Aí eis que, em 2018, James Gunn é um anti Trump fervoroso em seu Twitter, comentando qualquer atitude que então Presidente dos EUA faça em seu Twitter. Isto rendeu até amizades com Mark Hamill, que é ninguém nada menos do que Luke Skywalker na franquia Star Wars. Eles viraram amigos pelas mesmas coisas nas quais defendem (e tem até teorias de que ele terá um papel em Guardiões 3).

 

Publicidade

Voltando então ao fatídico dia 20 de julho de 2018, de madrugada, um jornalista chamado Jack Posobiec trouxe uma leva de tweets antigos de James Gunn em seu Twitter. E ah, Jack é apresentador do programa One American News, e como você deve imaginar, ele é abertamente um grande defensor de Donald Trump. Ele escreveu até um livro, mano, chamado de Citizens for Trump. Isto que é ser fanboy.

 

Publicidade

Jack então, reuniu tweets nas quais o diretor já havia pedido desculpas, e os postou em um único tweet com a hashtag #WalkWay, em tradução livre como #PasseLonge. Confira o tweet logo abaixo:

 

Publicidade

https://twitter.com/JackPosobiec/status/1020229342549413890?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1020229342549413890&ref_url=https%3A%2F%2Fcanaltech.com.br%2Fcinema%2Fjames-gunn-e-demitido-de-guardioes-da-galaxia-por-posts-antigos-no-twitter-118506%2F

 

Publicidade

Independente de suas crenças, seja como apoiador do Trump não, este artigo não é político. Este artigo, na verdade, quer mostrar que foi muito mais do que a descoberta de tweets. Foi algo planejado, arquitetado, e com a intenção de destruir a imagem de um cara que já havia pedido desculpas por erros de seu passado.

 

Publicidade

Nessa época de julho de 2018, muita gente estava caindo por tweets antigos, inclusive Cocielo, YouTuber famoso brasileiro. Mas o caso do Cocielo é bem diferente, pois ele havia tweetado a merda no MESMO DIA, e aí que foram descobertas coisas do passado.

 

Publicidade

Mas voltando para o caso Gunn, é por isso que Dave Bautista havia ficado revoltado na época. Em um de seus tweets, Bautista explica a revolta:

 

“Amo o seu suporte ao James Gunn. Você tem algum plano ou resposta para caso a Disney não o recontrate para Guardiões 3?”

“Eu farei a minha obrigação contratual mas Guardiões sem James Gunn não foi o que eu assinei. Guardiões sem James Gunn não é Guardiões. É também nauseante trabalhar com alguém que capacitaria uma campanha de difamação dos fascistas virtuais. É assim que eu me sinto.”

 

Dave Bautista pode ter sido o único do elenco que falou abertamente sobre o caso, mas parecia ser o ator que demonstrava o que…. todo o elenco sentia. Agora vamos parar pra pensar, se o elenco o apoiou durante todo o tempo, e aparentemente foi fundamental para que a Disney mudasse de opinião, por que diabos o Gunn seria o lixo de pessoa que seus tweets dão a entender? O que dá a entender é que ele simplesmente falou merda mesmo.

Publicidade

 

Ser um lixo de pessoa e falar merda são coisas completamente diferentes. Ninguém merece perder o seu emprego por falar merda na internet, mas e sim ser um lixo de pessoa. E aliás, fica ainda mais preocupante quando você lembra, que ali em cima do artigo, nós dizemos que ele já havia pedido desculpas pelos tweets 6 anos antes deles explodirem.

Publicidade

 

Na época, era fácil ler muita gente chamando James Gunn de “burro” por não ter apagado seus tweets. O diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi, Rian Johnson, apagou uns tweets antigos para se prevenir. Mas, Gunn, não havia apagado seus tweets, mesmo que em 2012 eles foram descobertos. Na humilde opinião deste autor de post, isto o torna mais admirável. Gunn não quis apagar seu passado, mas sim que todos soubessem o  quão ele mudou daquela pessoa. Afinal, quem nunca apagou uma merda que disse na internet?

Publicidade

 

A recontratação de James Gunn nos remete ao primeiro Guardiões da Galáxia, quando uma equipe de um “bando de perdedores”, cheio de falhas, se reúnem para uma vez fazerem o bem pela primeira vez, e salvarem a galáxia. Pode parecer bobeira, mas isto só mostra, cada vez mais, o quão o diretor nasceu para fazer Guardiões da Galáxia. Ele nunca fez algo tão bom quanto Guardiões da Galáxia, e pelo visto nunca vai fazer. Você pode achá-lo um “pedófilo doente”, mas uma coisa você não pode dizer contra: ele é o perfeito diretor para o filme. Mas se você o acha um “pedófilo doente” por falar merda na internet, sendo que há um consenso geral de quem o conhece que ele é outra pessoa, acho que todos nós precisamos rever nossas opiniões.

Publicidade

 

Nenhum filme da Marvel é tão dependente de diretor assim. Ele será o primeiro diretor da Marvel Studios a finalizar uma trilogia, a maioria dos diretores ficaram em dois filmes. E se você acredita que seres humanos não são capazes de aprender a reduzir suas merdas (sempre falaremos merdas), e aprender a descobrir que amor é tudo, bom… acho que lhe falta fé na humanidade. A Disney o demitiu. Ser contra a recontratação de James Gunn é discordar de dezenas de atores, produtores, diretores e qualquer um que trabalhe na Marvel Studios, que são pessoas que trabalham juntas há mais de 6 anos.

Publicidade

 

Bryan Singer foi demitido da Fox após ser acusado de assédio sexual, e nos últimos meses, o que mais foi descoberto foi que ele era pessoa terrível, seja em Bohemian Rhapsody, ou até pela própria produtora dos X-Men. James Gunn foi demitido e não teve nenhum ator, que trabalhou com ele ou não, que veio a público falar o contrário. Se as pessoas que trabalham com ele não aproveitaram a oportunidade de desmascara-lo e humilha-lo quando ele estava no chão, acho que não cabe a nós fazer.

Publicidade

 

E pra terminar este longo artigo, fique com a declaração do diretor após ser recontratado:

Publicidade

 

https://twitter.com/JamesGunn/status/1106633508657651712

“Estou imensamente grato a cada pessoa que me apoiou durante os últimos meses. Eu estou sempre aprendendo e continuarei trabalhando para ser o melhor ser-humano que eu posso. Eu aprecio profundamente a decisão da Disney e estou animado para continuar fazendo filmes que investigam os laços de amor que nos unem. Eu venho e continuo sendo incrivelmente grato por todo amor e apoio. Do fundo do meu coração, obrigado. Amo todos vocês.”

 

Publicidade

Leia TUDO SOBRE Guardiões da Galáxia Vol. 3!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile