Como a China turbinou as bilheterias dos heróis da Marvel e DC – e o que isso significa para o cinema? [Parte 2]

Como a China turbinou as bilheterias dos heróis da Marvel e DC – e o que isso significa para o cinema? [Parte 2]

Como a China turbinou as bilheterias dos heróis da Marvel e DC – e o que isso significa para o cinema? [Parte 2]

… enquanto o restante decai.   Se, como eu disse na primeira parte desse texto, os chineses realmente adoram longas com monstros gigantes, então era de se esperar que...

Como a China turbinou as bilheterias dos heróis da Marvel e DC – e o que isso significa para o cinema? [Parte 2]
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



… enquanto o restante decai.

 


Se, como eu disse na primeira parte desse texto, os chineses realmente adoram longas com monstros gigantes, então era de se esperar que Godzilla II: Rei dos Monstros fosse faturar horrores por lá, certo? Seu estúdio, a Warner, torcia para que ele fosse um dos maiores filmes hollywoodianos do ano na China, juntamente com Pokémon: Detetive Pikachu, que adapta o popular game, um gênero sempre muito bem sucedido entre os chineses. Alita: Anjo de Combate fora produzido por James Cameron, e o cinéfilo chinês compareceu em volume tão grande para prestigiar Avatar e Titanic quanto o restante do globo, ao passo em que o longa, uma adaptação de um famoso mangá cyberpunk estrelado por uma garota robótica, poderia atrair os espectadores orientais. Finalmente, MIB: Homens de Preto – Internacional poderia ser uma típica ficção científica de ação que costuma fazer sucesso na China, tal como os dinossauros de Jurassic World – e o terceiro MIB ainda havia faturado US$ 77,2 milhões no país, um número decente para 2012. Isso sem contar o fato de que o longa trazia Chris “Thor” Hemsworth como protagonista, e se isso funcionou para os astros de Velozes & Furiosos, por que não funcionaria com as estrelas dos Vingadores?

 


Esses longas tiveram desempenhos variados na China, mas que nem de perto foram o suficiente para turbinar sua bilheteria global, da mesma forma que houve com os super-heróis. E praticamente todos eles absolutamente precisavam de um boost chinês para não ficarem no vermelho, bem mais do que Ultimato e Longe de Casa.

 


O caso mais dramático é o de Godzilla. O filme do lagartão custou gigantescos US$ 170 milhões para ser feito, portanto precisava faturar ao menos US$ 600 milhões para não dar prejuízo (curiosidade: até hoje, nenhum filme de monstro gigante afora os da franquia Jurassic Park/World arrecadou mais do que US$ 567 milhões globalmente). Tendo tido um desempenho bem abaixo do esperado nos EUA (deprimentes US$ 110 milhões, menos do que seu concorrente direto Aladdin faturou em quatro dias em cartaz), a Warner contava com a China para salvar a bilheteria de Rei dos Monstros. Entretanto, ele faturou US$ 135 milhões no país do Extremo Oriente, um número decente visto por si só, mas que empalidece frente ao de outros longas estrelados por bestas colossais, como Rampage, Megatubarão, Kong: A Ilha da Caveira e, claro, os dois Jurassic World. 

 


Resultado de imagem para jurassic world

[quads id=3]

Detetive Pikachu, por sua vez, era tido como um dos grandes desafiantes que Ultimato deveria enfrentar – e o histórico mostra que longas infanto-juvenis estreando próximos a grandes blockbusters épicos de mais de 2h30 de duração pode ser um bom negócio, vide os sucessos de Alvin e os Esquilos 2 e Jumanji: Bem-vindo à Selva, que bateram de frente com Avatar e Star Wars: Os Últimos Jedi respectivamente. No entanto, o famoso Pokémon amarelo, apesar de muito comentado na internet, teve desempenho sofrível não só nos EUA como também na China. No país oriental, onde esperava-se que o longa poderia alcançar um sucesso similar aos de Warcraft e Jogador Nº 1, ele acabou saindo de cartaz com apenas US$ 92,5 milhões – sim, menos do que Aquaman e Longe de Casa fizeram em seus primeiros finais de semana por lá. Apesar das boas críticas, Detetive Pikachu acabou sendo uma decepção para a Warner, já que o longa, ao custo de US$ 150 milhões, alcançou US$ 431,6 milhões em todo o globo – ele precisaria de quase US$ 100 milhões a mais do que isso para dar lucro.

 

Alita faturou US$ 133,3 milhões na China, mais do que nos EUA, porém ainda bem abaixo das expectativas. Tendo arrecadado US$ 404 milhões a um custo de US$ 170 milhões, o último filme distribuído pela Fox antes de ter sido absorvido pela Disney deu prejuízo ao estúdio. Tal longa, porém, acabou adquirindo um certo status cult na internet (pesquise pelo #AlitaArmy nas redes sociais), a tal ponto que a estrela do filme, Rosa Salazar, pediu ao fandom para que comprasse Blu-Rays de Alita para mostrar aos engravatados hollywoodianos que há demanda por uma sequência.

 

Finalmente, MIB: Homens de Preto – Internacional até abriu em primeiro lugar na China, com US$ 25,2 milhões. Entretanto, o filme não caiu no gosto dos chineses e saiu de cartaz com deprimentes US$ 44,4 milhões. Sim, o novo capítulo da franquia de comédia e ficção científica faturou menos do que seu antecessor, Homens de Preto 3, em 2012, apesar do mercado exibidor chinês ser bem maior hoje do que naquela época.

 

Resultado de imagem para mib internacional

[quads id=3]

Claro, nem tudo está perdido: Bumblebee e Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw mostraram que suas respectivas franquias ainda tem bastante força na China, com o primeiro encerrando sua carreira com US$ 170,8 milhões e o segundo faturando cerca de US$ 100 milhões em seu primeiro fim de semana no país. Até mesmo O Rei Leão alcançou bons números e é a segunda maior bilheteria chinesa para uma reimaginação de um clássico animado da Disney, atrás apenas do também dirigido por Jon Favreau Mogli: O Menino Lobo.

 

Mas de um modo geral, é inegável que os chineses têm corrido para os filmes de heróis em um volume maior do que antes, enquanto outros longas sofrem no país.

 

Continue a leitura do artigo na próxima página!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL