PUBLICIDADE
Legado da Marvel
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Legado da Marvel
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Legado da Marvel
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Bilheterias

Homem-Aranha no Aranhaverso será o menor filme da Marvel no Brasil desde Quarteto Fantástico!

Tiago Vieira Por Tiago Vieira
30 de janeiro de 2019
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp
PUBLICIDADE

 

Homem-Aranha no Aranhaverso já está em sua terceira semana de exibição no país e ainda não demonstrou a reação que eu esperava que fosse ocorrer. O longa está atrás de seus maiores concorrentes no país, continua despencando em nossas bilheterias e até o momento não demonstrou que irá vender muito mais do que dois milhões de ingressos no Brasil. Será o menor filme estrelado por um herói da Marvel em nossas bilheterias desde o notório desastre Quarteto Fantástico, lá em 2015. E a situação é ainda pior porque se trata de ninguém menos que o Homem-Aranha, o herói mais amado de todos os tempos, inclusive pelo público brasileiro.

 

Aranhaverso faturou mais R$ 2,58 milhões e vendeu outros 160 mil ingressos ao longo do fim de semana. No total, o filme já soma R$ 26,5 milhões nas bilheterias brasileiras, tendo levado 1,71 milhão de pessoas aos cinemas. Trata-se de mais ou menos o mesmo número de ingressos vendidos por Homem-Aranha: De Volta ao Lar, lá em julho de 2017. Ou seja, Aranhaverso precisou de três semanas para levar aos cinemas a mesma quantidade de pessoas que De Volta ao Lar conquistou em apenas quatro dias.

PUBLICIDADE

 

Mesmo quando comparamos a performance de Aranhaverso no Brasil com a de outras animações recentes que abriram com números parecidos com os do longa da Marvel, o seu desempenho em nossas bilheterias continua constrangedor. O longa levou menos pessoas aos cinemas do que filmes como O Poderoso Chefinho, Hotel Transilvânia 2, Os Pinguins de Madagascar, Divertida Mente, PéPequeno (!) e Carros 3 haviam levado em suas respectivas terceiras semanas de exibição. Até mesmo animações que tiveram aberturas inferiores à de Aranhaverso conseguiram ter um desempenho melhor em sua terceira semana do que o Miles Morales animado, como é o caso de Viva: A Vida é uma Festa e O Touro Ferdinando.

 

PUBLICIDADE

 

Para piorar a situação, a queda no número de ingressos vendidos entre a segunda e a terceira semana de Aranhaverso foi particularmente brusca: 44%. Em média, filmes animados que abriram com um número de ingressos similar ao da animação da Marvel (como os mencionados no parágrafo anterior) costumam cair em torno de 29% em suas terceiras semanas.

 

Em outras palavras, Aranhaverso está vendo seu público sumir das salas de cinema mais rápido do que a média para uma animação.

 

E por que isso está acontecendo? Por que a performance de Aranhaverso no Brasil tem sido tão sofrível? A resposta não é muito difícil de se encontrar: o longa tem enfrentado competição brutal em nossas telas.

 

 

A batalha pelo público infantil, tipicamente a audiência preferida de uma animação blockbuster hollywoodiana, tem sido particularmente acirrada este mês nas bilheterias brasileiras. Além de Aranhaverso, há também dois sucessos dos titãs Disney e DreamWorks, respectivamente WiFi Ralph e Como Treinar seu Dragão 3. Ambos são continuações de bem sucedidos filmes animados da atual década e foram produzidos por dois dos maiores estúdios de animação do planeta. Dessa forma, eles já possuem a confiança dos pais como uma opção segura para as crianças.

 

Assim, se era quase uma missão impossível tentar conquistar a audiência infantil na batalha com Ralph e Dragão 3, eu previ que Aranhaverso ao menos poderia tentar cativar o público adolescente, jovem e adulto, que já são fãs dos filmes do MCU. Entretanto, isso até o momento não ocorreu, ou pelo menos não num volume que melhorasse significativamente a performance do filme por aqui. Pelo visto, os jovens que poderiam salvar a bilheteria do filme foram assistir Vidro, Creed II, os filmes do Oscar e Aquaman (que, aliás, tornou-se esta semana a maior bilheteria para um filme da Warner aqui no Brasil, então parabéns para o Rei de Atlântida).

 

Dessa forma, Aranhaverso vai acabar encerrando sua carreira por aqui tendo levado pouco mais de duas milhões de pessoas aos cinemas aqui no Brasil. Trata-se de um desempenho bem fraco para um filme da Marvel, que no pior dos casos levam mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas. Mas se nem uma indicação ao Oscar conseguiu elevar muito a bilheteria do longa por aqui, então nada poderia salvar o longa da competição brutal que acabou enfrentando.

 

 

Mas e você, já foi assistir a Homem-Aranha no Aranhaverso? O que achou? Comenta aí com a gente. 🙂

 

Bilheteria Brasil de 24/01/19 a 27/01/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda na semana (em R$) Público na semana Renda acumulada (em R$) Público acumulado
1- Como Treinar o seu Dragão 3 2 8.529.590 517.658 29.767.393 1.925.312
2- Minha Vida em Marte 5 4.442.719 256.949 60.973.416 3.909.027
3- Creed II 1 3.925.697 223.449 3.925.697 223.449
4- Vidro 2 3.773.232 208.720 12.918.102 759.199
5- WiFi Ralph: Quebrando a Internet 4 3.204.788 203.096 57.275.969 3.843.974
6- Homem-Aranha no Aranhaverso 3 2.587.935 160.464 26.564.267 1.712.670
7- Aquaman 7 1.688.738 93.442 135.524.019 8.267.606
8- Green Book: O Guia 1 1.778.149 82.518 1.831.165 84.819
9- A Favorita 1 1.102.145 51.839 1.102.195 51.848
10- BTS World Tour: Love Yourself in Seoul 1 1.203.333 49.545 1.203.333 49.545

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tiago Vieira

Tiago Vieira

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.

Mais Acessados

Os melhores memes da Marvel da semana #34
Artigos

Os melhores memes da Marvel da semana #34

Por Osmar Oliveira
26 de junho de 2022

Olha eu aqui fazendo a Coletânea de Memes da Marvel na semana de última hora de novo! É, eu acho...

Leia mais
Chris Evans conta história comovente sobre seu Iphone mas internet cai na gargalhada

Chris Evans conta história comovente sobre seu Iphone mas internet cai na gargalhada

24 de junho de 2022
Por que a corrupção do Doutor Estranho é diferente da Feiticeira Escarlate?

Por que a corrupção do Doutor Estranho é diferente da Feiticeira Escarlate?

21 de junho de 2022
Doutor Estranho: Como seres de outras dimensões falam inglês?

Doutor Estranho: Como seres de outras dimensões falam inglês?

21 de junho de 2022
CCXP Awards acontecerá na Sala São Paulo e anuncia nomes do Júri Técnico

CCXP Awards acontecerá na Sala São Paulo e anuncia nomes do Júri Técnico

20 de junho de 2022
Vingadores avante! Camisinha de heróis da Marvel faz sucesso na internet

Vingadores avante! Camisinha de heróis da Marvel faz sucesso na internet

14 de junho de 2022
8 Easter-eggs e referências do Episódio 1 de Ms. Marvel que você não viu

8 Easter-eggs e referências do Episódio 1 de Ms. Marvel que você não viu

8 de junho de 2022
Thor 4: O que faz dele o filme mais importante da fase 4 da Marvel

Thor 4: O que faz dele o filme mais importante da fase 4 da Marvel

31 de maio de 2022
6 Easter-eggs e referências do trailer de Thor 4 que você não viu

6 Easter-eggs e referências do trailer de Thor 4 que você não viu

24 de maio de 2022
6 easter-eggs e curiosidades do trailer de Mulher-Hulk que você não reparou

6 easter-eggs e curiosidades do trailer de Mulher-Hulk que você não reparou

20 de maio de 2022
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

SITE PARCEIRO UOL - © 2017-2022 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Fale Conosco

SITE PARCEIRO UOL - © 2017-2022 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Vá para versão mobile