Os 5 filmes mais SUBESTIMADOS da história da Marvel

A Marvel, em vários estúdios, possui muitos filmes amados pelo público e que fizeram história. Mas existem muitas pérolas escondidas que não recebem o devido reconhecimento!

TOP 5!

Antes mesmo do MCU ser um sucesso que ditou toda a indústria, a Marvel já estava presente nos cinemas e foi uma das principais responsáveis pela predominância do gênero dos super-heróis, com apostas de adaptações no começo desse século como X-Men e Homem-Aranha.

As franquias da Fox e Sony fizeram histórias e emplacaram alguns dos filmes que são considerados até hoje como os melhores de todos os tempos (X-Men 2 e Homem-Aranha 2). Obviamente, a chegada do MCU popularizou os marvetes ainda mais e trouxe a febre dos universos compartilhados.

Não só a febre, o MCU realmente conseguiu emplacar filmes icônicos e que continuam rendendo elogios dos fãs, como Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.

Com tantos lançamentos diferentes, é normal que alguns títulos não recebam tanta atenção e sejam totalmente injustiçados.

Pensando nisso, separamos uma lista com o que consideramos ser os 5 filmes mais SUBESTIMADOS do universo Marvel. Bora pra lista!

5 – Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança

Vamos começar com uma opinião impopular? Vamos! Massacrado pela crítica e com uma bilheteria desastrosa, o segundo filme do Motoqueiro Fantasma foi considerado ainda pior que o primeiro filme, que já era fraco mas possuía algumas cenas interessantes.

A proposta de fazer um filme com pegada de cinema trash até mesmo nos efeitos especiais não deu certo na época, mas é uma ideia interessante de ser revista anos depois, agora que o MCU está em uma fase ruim e com muitas críticas de saturação.

O trabalho dos diretores Neveldine/Taylor, dos excêntricos filmes Adrenalina com Jason Statham, é realmente diferente de qualquer coisa já feita no gênero. O visual monstruoso e bem trash anos 80 do Motoqueiro tem seu charme, pelo menos para quem tem simpatia por esse tipo de filme.

Não é uma obra-prima, mas Nicolas Cage no modo SURTO de atuação é sempre um prazer de se ver. Com tanta coisa genérica, óbvia e sem inspiração vindo aí, o Espírito da Vingança é totalmente subestimado!

4- Homem de Ferro 3

Eu seu, eu sei… Como que um filme que fez mais de 1 bilhão de dólares poderia ser subestimado? Parece contraditório, mas é possível coisas assim acontecerem, ainda mais a longo prazo.

Homem de Ferro 3 foi lançado em cima do hype estrondoso do primeiro Vingadores e do sucesso que o herói de Robert Downey Jr. já havia conquistado em seus filmes solo anteriores.

Mas ainda assim, o filme não recebe o valor devido pelos fãs ao relembrarem dos grandes momentos do MCU. Inclusive para quem vos escreve agora, a reviravolta com o Mandarim parecia um grande erro e um desperdício de personagem.

Com o verdadeiro vilão aparecendo em Shang-Chi, olhamos de volta para Homem de Ferro 3 com outros olhos, e o filme é realmente competente em suas cenas de ação, senso de humor e principalmente na crítica política, que brincava com o clichê dos filmes dos EUA, que sempre colocam os países do Oriente-Médio como vilões e o grande mal do planeta.

A sequência da destruição da mansão do Tony em Malibu continua sendo um dos maiores set-pieces da história do MCU. Simplesmente assim.

3 – Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Outro filme que fez um baita sucesso de bilheteria, mas diferente de Homem de Ferro 3, Doutor Estranho 2 foi massacrado por uma grande parte do público.

As críticas são todas justas, já que o roteiro realmente peca em uma sequência gritante de soluções ou forçações de roteiro. Mas mesmo assim, não tira o brilho do filme e a direção inspirada de Sam Raimi.

Raimi brincou com toda sua experiência em filmes de terror ao transformar a Wanda numa vilã demoníaca e brincar com clássicas tropes do gênero.

A gente entende a revolta de muitos com a escalação dos Illuminati e o fato de que todos os heróis morrem de maneira hilária, mas essa é justamente a graça da coisa. Muitos esperavam que o Multiverso da Loucura fosse ser mais literal na “loucura”, mas a história focada principalmente em Strange e suas variantes é divertida, inspirada e muito longe da atrocidade que os haters clamam ser.

2- O Incrível Hulk

O Incrível Hulk é verdadeiramente o filme mais subestimado de todo o MCU e injustamente o patinho feio de todo esse universo cinematográfico. Todo mundo reclama do Hulk piadista do Ultimato em diante, mas ironicamente nenhum desses fãs parece ter ido apoiar a versão mais brutal do verdão nas telonas.

O filme de 2008 teve um arrecadamento baixíssimo de bilheteria e foi esquecido pelos fãs, mesmo tendo todos os elementos da tal fórmula do MCU e que foram elogiados em outros filmes.

Honrando a dinâmica clássica de Banner e o Hulk, o personagem em constante fuga, tal como traços das piadas normais do MCU, conexão com o universo em geral (General Ross em contato com a SHIELD, Tony Stark, soro recriando o Capitão América), o começo da trama de Banner controlar o Hulk e ÓTIMAS CENAS DE AÇÃO.

Apesar do design e CGI do Hulk não ser dos mais bonitos, continua um filme extremamente competente e que tem muita coisa que os fãs pedem hoje em dia no MCU. Vai entender a ironia do tempo…

1- X-Men: Primeira Classe

Não é difícil ver pessoas que reconhecem o filme de 2011 como um dos melhores de todo o gênero, mas ainda assim não é o suficiente!

Matthew Vaughn fez algo com esse prequel dos X-Men que continua impactante até hoje. Com um roteiro inteligente e que conseguiu manter toda a dinâmica social e política dos mutantes, misturando com a estética e fatos históricos dos anos 60, Primeira Classe ultrapassa o gênero de heróis e é um filme mais profundo do que a maioria dos lançados por aí.

Além de tudo, ainda temos atuações inspiradas de James McAvoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence, antes de virarem paródias deles próprios nos filmes seguintes.

E não precisamos nem falar nada do intenso clímax, que foge de todos os clichês de batalha final em terceiro ato de filme de herói (ALÔ, LOGAN), adapta a real Crise dos Mísseis de Cuba para um contexto envolvendo os mutantes e uma das melhores cenas de todas, com o momento em que Magneto se rebela e decide matar Sebastian Shaw.

O único pecado do filme é orçamento reduzido e alguns efeitos e maquiagens que não agradaram, como os visuais do Fera e da Mística. É feinho, MAS E DAÍ? Todo o resto continua sendo uma das melhores coisas já feitas pela Marvel, se não A melhor.

Menção honrosa: Homem-Aranha 3

Homem-Aranha 3, a até então despedida de Tobey Maguire como Peter Parker, é um desses filmes que acabam sendo perdoados com o tempo.

Claro, nem o tempo consegue inocentar os erros de roteiro e a insistência da Sony para que incluísse o Venom e deixasse o filme inchado de tramas, sub-tramas e personagens, tendo que correr contra o tempo para emaranhar tudo e ainda resolver no final.

O filme é absurdamente inferior ao Homem-Aranha 2 e nos padrões da época foi considerado como uma bomba decepcionante. Porém, com o tempo vimos que ele não é tão ruim assim. E mesmo com seus defeitos, ainda é bem divertido e conta com alguns ótimos momentos.

Será que o perdão veio por causa do ressurgimento dos memes? Seria a nostalgia? Seria o inconfundível tema do simbionte? Ou apenas o lançamento de MUITOS filmes que são realmente piores? Independente da resposta, temos que admitir que o longa é, de certa forma, bastante subestimado.

Concorda com a gente? Fariam uma lista diferente? Deixe seu top nos comentários e bora conversa! Para mais opiniões, informações e curiosidades, continue de olho aqui no Legado da Marvel.

Logo abaixo, você confere um vídeo recente do nosso canal no Youtube:

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.