Tom Holland é mesmo o PIOR Homem-Aranha dos cinemas?

Todo esse sucesso e toda essa grana, foram fundamentais para o rompimento por parte da Sony. Portanto, o Homem-Aranha vive sua melhor fase na história, certo? Entretanto, diferente de...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 20/9/2019 - 15h14

Mesmo após o fim do acordo entre Marvel Studios e Sony, Tom Holland continuará sendo o Homem-Aranha. Afinal, Tom acaba de estrelar o filme de maior bilheteria da história do herói. Homem-Aranha: Longe de Casa foi o primeiro filme do Aranha a chegar na casa do US$1 bilhão. O personagem também participou da maior bilheteria da história, Vingadores: Ultimato.


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Todo esse sucesso e toda essa grana, foram fundamentais para o rompimento por parte da Sony. Portanto, o Homem-Aranha vive sua melhor fase na história, certo? Entretanto, diferente de Tony Stark, que só fora interpretado por Robert Downey Jr. nos cinemas, já tivemos 3 Peters nos cinemas. 4, se contarmos a animação do Aranhaverso.

Portanto, com tantas variações, é comum que o coração dos fãs fique dividido. Afinal, cada um tem uma afinidade maior com alguma versão ou ator que deu vida ao personagem. Basta você entrar no grupo do Facebook do Legado da Marvel (clique aqui para juntar-se a nós lá!), e verá que não há consenso. Uns defendem fielmente o Aranha de Tobey Maguire, enquanto outros defendem Andrew Garfield, e o mesmo com o Tom.

Publicidade

O PIOR Homem-Aranha?!

Portanto, mesmo Longe de Casa sendo um sucesso estrondoso, muitos fãs NÃO estão satisfeitos com a abordagem do Peter de Tom Holland. Assim, muitas críticas são feitas sobre o jeito que o personagem é retratado pela Marvel Studios. Os argumentos mais comuns, você já deve saber. Peter dependente de Tony Stark, Peter que recebe dinheiro de Stark, Tia May “novinha”, Nada de Tio Ben, MJ negra, melhor amigo não ser o Harry Osborn.

Publicidade

A personalidade do novo Peter, também incomoda muitos. Seja pela inocência, pela ingenuidade, por ser muito “bobo” e não ser ainda um herói adulto imponente e independente. Ate mesmo o excesso de piadas se tornou um problema para muitos, sim… Porém, é a relação com Tony Stark que faz muitos fãs confirmarem: o Homem-Aranha de Tom Holland é a PIOR versão do herói nas telonas. Afinal, um Aranha que recebe mimos do Homem de Ferro, é uma ofensa, certo?

Bom, essas são todas opiniões. E agora entraremos no assunto com a NOSSA opinião. Para nós, ou quem vos escreve: realmente é esse o caso? O Aranha de Tom Holland é tão ruim e ofensivo assim?!

Publicidade

Pois bem, começando o argumento em cima da principal reclamação dos fãs: Esse Homem-Aranha depende do Stark pra tudo, que criancinha inútil. Exagerado. Pois é isso mesmo? Infelizmente, não tivemos a relação de Peter e o Tio Ben no MCU. Portanto, muitos sentem como se o principal alicerce da origem do Aranha foi ignorada e substituída pela influência de Tony em Peter. Stark, é o “Tio” e mentor dele no MCU.

Porém, essa é uma reclamação equivocada e completamente compreensível. Afinal, não vimos Ben Parker ser assassinado, mas ele existiu. E sua influência é o que tornou Peter em um herói antes mesmo de ser convocado em Capitão América: Guerra Civil. Peter menciona sutilmente a responsabilidade que ele sente por não ter agido com seu tio, resultando em sua morte. A moral e ética do herói, é a mesma. E como Tony Stark se encaixa e não atrapalha isso tudo?

Publicidade

Primeiramente: nós vimos o Tio Ben morrer duas vezes nos cinemas. Não precisávamos de uma terceira. E o Homem-Aranha do MCU, fielmente às HQs, é um garoto de 15 anos em meio a um mundo cheio de heróis mais adultos. O MCU só possui heróis adultos com mais de 30 anos. Empresários, soldados, espiões, agentes, cientistas, mercenários espaciais, pais de família… São esses os arquétipos dos principais personagens dos filmes da Marvel Studios. A entrada do Aranha, mudou tudo isso.

Publicidade

O verdadeiro recomeço!

No MCU, o Aranha trouxe o primeiro herói adolescente desse universo. Além, do primeiro filme com núcleo de adolescentes e com uma trama de adolescentes. Colégio, baile da escola, colegas de classes, são essas as coisas que Peter enfrenta em seu dia-a-dia, enquanto não combate criminosos.

Essa, sempre foi a essência do Aranha. O conflito de Peter entre suas obrigações escolares x suas obrigações como super-herói. Peter é um jovem, que cresceu num mundo com um herói que também é uma celebridade mundial: o Homem de Ferro. Tony, se tornou publicamente um super herói em 2008, quando Peter era ainda uma criança.

Publicidade

Portanto, ele se tornou herói num mundo que já tinham heróis. E num mundo onde esses heróis os salvaram de uma invasão alienígena. Diferente dos filmes de Tobey Maguire e Andrew Garfield, onde o Homem-Aranha, já na casa dos 20 anos, é o ÚNICO super-herói existente em seu universo. Não é à toa, esses são mundos que não amam os heróis, mas desconfiam deles. Afinal, está tudo em seu início.

Portanto, com o Homem-Aranha presente no MCU, era ÓBVIO que ele seria uma reação aos heróis existentes, que Peter teria pelo menos algum herói, em específico, como sua inspiração pessoal no ramo dos poderosos. Se não fosse Tony Stark, seria o Capitão América.

Publicidade

Afinal, Steve Rogers é uma figura pública de heroísmo ainda mais antiga e importante que Tony Stark. Um SUPER-HERÓI deu fim à Segunda Guerra Mundial. Essa é a história mundial dentro do MCU. E essa realidade é intrínseca dentro dos filmes da Marvel Studios, portanto, o Homem-Aranha não fugiria dessa essência.

Assim, Tony Stark ser o mentor de Peter Parker também serve como a alegoria clássica na jornada dos heróis. Um mestre, treina o seu aprendiz para que ele o substitua após sua morte. Agora, que Tony está morto, Peter iniciou a sua própria jornada como um herói independente. E futuramente, era esperado que ele cumprisse o papel de mestre no mesmo ciclo.

Publicidade

Peter Parker e Homem de Ferro: Muito antes de Guerra Civil!

Então, a relação de Peter e Tony está longe de ser ruim. Ela faz todo o sentido, seja dentro do contexto do MCU, ou do contexto de um personagem rebootado 2 vezes em menos de 4 anos. E isso, nos leva ao outro argumento. Por que o Homem-Aranha de Tom Holland não é ruim por causa disso tudo? Diferença.

Publicidade

Diferença, não é grau comparativo de qualidade. O Homem-Aranha do MCU É diferente. Assim como a versão de Andrew Garfield alterou coisas, e o foco da história de Peter Parker, o mesmo, precisava ser feito na Marvel Studios. E isso explica, e desbanca, muitos argumentos anti-Tom Holland!

Primeiramente, para explicar o porque ser diferente é mais uma virtude do que um problema para Tom Holland: falaremos sobre o foco! Muito além dos atores e o visual de seus uniformes, cada versão do Aranha possui em seu coração, um foco específico. O centro no qual a trama gira.

Publicidade

Nos anos do Tobey, o foco foi na dualidade da vida de um herói e sua identidade secreta. Os sacrifícios feitos para um jovem manter sua vida privada, e sua vida heroica. Portanto, a essência da trilogia de Sam Raimi é ver os valores morais de Peter sendo postos em prova. Não é à toa, foi ali onde mais vimos um jovem tendo que se virar para ganhar dinheiro, se sustentar, manter seu namoro, e ainda lidar com o ódio e preconceito que sofre como vigilante.

Em seu primeiro reboot, com Andrew Garfield, obviamente, algo precisava ser diferente. Portanto, a história de Peter Parker passou a focar em sua genética. Afinal, a morte dos pais de Peter se tornou algo fundamental para que ele viesse a se tornar um herói posteriormente. É Richard Parker quem cria a aranha que concede poderes ao seu filho. Com isso, tivemos esses dois filmes com flertes de espionagem industrial e hereditariedade heroica.

Publicidade

Cada versão teve seu foco. Por que não seria assim com o Tom?!

Por sua vez, a versão de Tom Holland precisava ser AINDA MAIS diferente. Já que os filmes de Marc Webb traziam novas versões de personagens da trilogia de Raimi. Já vimos dois Harry Osborns, duas Gwens Stacys, dois Tios Ben, dois Curt Connors, dois Norman Osborns, e por aí vai.

Publicidade

O Espetacular Homem-Aranha, tanto o 1 quanto o 2, trouxeram uma enorme fadiga para o personagem, e seu principal núcleo de personagens ao redor da vida de Peter. Se Gwen Stacy entrou para substituir e afastar a imagem da Mary Jane, a Michelle, entrou para substituir e se afastar da Gwen.

Afinal, a mudança nos personagens coadjuvantes desse universo do Aranha no MCU, foi uma abordagem necessária, e que no fim, acabou servindo mais para renovar as histórias do Homem-Aranha, do que para acabar e estragar o personagem. E você vai entender o porquê!

Publicidade

Se Homem-Aranha: De Volta ao Lar voltasse ao mesmo arco narrativo que incluísse Gwen Stacy, teríamos mais uma repetição da mesma história. Portanto, é pelo mesmo motivo que Harry Osborn foi eliminado do reboot, dando lugar a Ned Leeds. Afinal, as duas trilogias anteriores são sobre a amizade de Harry e Peter… você aguentaria isso pela TERCEIRA VEZ?!

Além da repetição, a presença de Harry faria obrigatória a inclusão de Norman Osborn na história. E até o momento, não parecia ser esse o plano da Marvel para o personagem. Portanto, com a presença de Ned como o melhor amigo, esqueça a Oscorp, esqueça briga entre amigos, e foque simplesmente em… uma amizade.

Publicidade

Sem repetir a bagagem anterior, tivemos a chance de ver dois filmes com Peter na escola, interagindo com seus amigos. Nas HQs, o núcleo de amigos de Peter toma boa parte do tempo das páginas, assim como sempre trazem os desafios realmente importantes nessas histórias.  Essa menção às HQs, inclusive, nos traz outra questão: O Aranha do MCU é FIEL às HQs?!

Publicidade

Mary Jane? Gwen Stacy? Harry? Hora de mudar!

E a resposta, obviamente é: SIM! O núcleo de personagens adolescentes, o jeito com que o Aranha faz piadas e fala muito durante todas as lutas… São elementos clássicos das HQs que não haviam sido adaptados com tanto empenho antes. Portanto, os novos filmes se esforçaram para entregar histórias diferentes, mas, ainda fieis ao material original.

O que talvez fuja mais das HQs, com certeza é a Tia May de Marisa Tomei. A versão mais jovem e participativa de May Parker, ainda causa desconforto em muitos fãs. Porém, por mais que a clássica May seja mais presente na parte dramática e emotiva da história, já tava na hora de abordar a personagem não apenas como a senhora dos conselhos sábios.

Publicidade

Além disso, ter a May descobrindo que Peter é o Homem-Aranha, nos trouxe novas histórias e situações envolvendo ambos. E está sendo interessante, ver os dois mais unidos e até trabalhando juntos. Isso, mais uma vez, por mais que possa assustar muitos, também se tornou altamente necessário após 2 reboots. Se o Alfred passou de um simples mordomo para a figura paterna e até assistente do Batman em combate nos últimos filmes da DC, por que não dar um novo tratamento para a Tia May?!

Portanto, tudo que engloba a versão do Homem-Aranha no MCU, faz sentido. Seja seu laço com Tony Stark, sua juventude, sua inocência, suas piadas, seus novos amigos de escola, a abordagem da nova Tia May.. Tudo se encaixa dentro de uma proposta bastante coerente de contar, com calma, a história de amadurecimento de Peter Parker, assim como continuar o desenvolvendo para o futuro.

Publicidade

Assim, não vemos particularmente nada RUIM em todas essas características apontadas. Entretanto, para ser justos, devemos notar que existe um fator que possa fazer toda essa justificativa, talvez, cair por terra. Afinal, se há algo a ser dito negativamente sobre o Homem-Aranha no MCU, envolve seus dois filmes solo.

Enquanto o Aranha está simplesmente perfeito em suas três participações nos filmes dos Irmãos Russo, nas mãos de Jon Watts, algo soa diferente. Particularmente, Watts fez dois bons filmes. Mas não dois filmes realmente ESPETACULARES. Enquanto o Aranha participa de sequências memoráveis dando chute na cara do Thanos, nos filmes solo, não há nada empolgante assim.

Publicidade

Ahhh se todo filme do Homem-Aranha fosse ASSIM!

Enquanto os roteiristas e o diretor Jon Watts, dão o melhor de si para validar e fazer funcionar as mudanças feitas com o personagem no MCU, faltou talvez, um capricho maior com a parte da ação. De Volta ao Lar e Longe de Casa são ótimos filmes de amizade e romance adolescente. Tem bons vilões, com boas motivações e participações. Porém, falta AQUELE charme.

Publicidade

Para mim, isso pode contribuir para dar a falsa sensação de que tudo está errado e não temos nada dos valores tradicionais do Homem-Aranha. Eles estão ali, mas por como as coisas são feitas, não vemos o herói tendo algo tão impactante quanto a sequência do trem em Homem-Aranha 2.

Na balança, os filmes de Tom Holland possuem seus defeitos. Assim, como os de Andrew Garfield e Tobey Maguire TAMBÉM possuem defeitos. Portanto, seria bastante injusto dizer que Tom teve o pior resultado entre os três. Afinal, você pode não achá-lo o melhor, mas ele foi o único onde vimos Peter Parker realmente como um moleque de 15 anos. E isso, para os fãs das HQs, devia ser argumento o suficiente para compreender, e no mínimo aceitar, a sua versão.

Publicidade


Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.

TUDO SOBRE HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA

Homem-Aranha: Longe de Casa é a continuação do aclamado Homem-Aranha: De Volta ao Lar, sendo também uma continuação direta de Vingadores: Ultimato. O filme foi o último filme da Fase 4 da Marvel Studios, e traz Peter Parker lidando com o luto e as consequências da perda de Tony Stark.

Publicidade

O longa estreou nos cinemas brasileiros em 4 de julho de 2019, e faturou mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais. Na época, se tornou o filme solo do Homem-Aranha de maior bilheteria da história – até ser ultrapassado por Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa em 2021.

Todo o o elenco protagonista do primeiro filme retornou, com Tom Holland como Homem-Aranha/Peter Parker, Zendaya como MJ, Jacob Batalon como Ned, e Marisa Tomei como Tia May.

Publicidade

O filme também contou com rostos conhecidos no MCU, como Samuel L. Jackson como Nick Fury, Cobie Smulders como Maria Hill, e o Jon Favreau de Happy Hogan. E o estreante Jake Gyllenhaal interpretou o vilão Mystério.

Homem-Aranha: Longe de Casa está disponível no Disney+.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile