[CRÍTICA] Suspense, medo e HUMOR: Porque WandaVision é tão genial

[CRÍTICA] Suspense, medo e HUMOR: Porque WandaVision é tão genial

[CRÍTICA] Suspense, medo e HUMOR: Porque WandaVision é tão genial

Após mais de um ano de especulação, vazamentos, fotos e vídeos e muita espera, WandaVision chegou ao Disney+. Finalmente iniciando a aguardada Fase 4 do MCU, após 1 ano...

[CRÍTICA] Suspense, medo e HUMOR: Porque WandaVision é tão genial
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Após mais de um ano de especulação, vazamentos, fotos e vídeos e muita espera, WandaVision chegou ao Disney+. Finalmente iniciando a aguardada Fase 4 do MCU, após 1 ano e meio sem nenhum lançamento do estúdio devido ao 2020 afetado pela pandemia.

Iniciando também um 2021 insano da Marvel Studios, que deve ter lançamentos TODAS as sextas, com 6 séries e 4 filmes a caminho. Para os fãs matarem bem a saudade, tivemos logo os dois primeiros episódios de WandaVision, uma dobradinha muito bem aceita dos 9 episódios totais.

PUBLICIDADE

Desde o anúncio do projeto, nós lidamos com a proposta de uma série que homenagearia outras grandes séries de comédia da TV americana, começando dos anos 50 e passeando pelas décadas seguintes. E foi essa proposta maluca que embalou todo o marketing da série.

Desde seu primeiro trailer e imagens, estavam lá: Wanda e Visão numa sala comum, vestidos como um casal comum de um subúrbio nos anos 50. Ninguém entendia como isso seria o caminho natural para os dois personagens após Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, mas essa maluquice acabou rendendo numa das maiores sacadas da história do estúdio.

PUBLICIDADE

É até estranho imaginar que WandaVision NÃO seria a primeira série do MCU chegando no Disney+, posto esse que era ocupado por Falcão e Soldado Invernal. Nesse caso, as mudanças vieram para o melhor, porque parece até um erro que outra série estreasse as séries do MCU além de WandaVision.

PUBLICIDADE

Um casal incomum… e uma Marvel Studios incomum!

Afinal, a série do casal é, entre tantas coisas, uma homenagem direta à história da televisão em si. Por isso, a metalinguagem proposta pela série ganha um significado ainda maior do que a sua própria trama. E por mais que muitos tenham ficado em choque de ver dois heróis dos Vingadores em preto-e-branco e com risadas da plateia, meus amigos, estamos prestigiando uma das obras mais geniais da Marvel Studios.

Iniciando a sua nova fase pós-Ultimato e a promessa de uma nova geração de histórias, WandaVision superou todas as nossas expectativas. Claro que são apenas os dois primeiros episódios, mas foi o suficiente para provar do porque essa ideia ganhou vida.

PUBLICIDADE

As homenagens às séries dos anos 50 e 60 não ficaram apenas na vontade de fazer referências a séries como Dick Van Dyke Show e A Feiticeira. Acontece que os episódios são praticamente uma recriação exata do formato e estilo dessas séries.

Seja pela forma dos diálogos, e o tipo de humor. Com humor pastelão, piadas bobas e diálogos inocentes característicos daquela época. E foi nessa recriação de um senso de humor dos anos 50, que Paul Bettany brilha como um gênio da comédia.

Um humor inocente e bobo esconde um grande suspense

Quem diria que veríamos um Visão ‘bêbado’ revelando seus poderes e uma Wanda se esforçando para acobertar isso? E quem diria que a grande trama dos dois episódios seriam de situações atrapalhadas envolvendo o casal e seus vizinhos e conhecidos. De fato, uma sitcom.

A Marvel sempre foi boa em apostar no humor como coração do MCU, e ir sempre renovando esse senso de humor de alguma forma diferente. Mas além do humor, a grande surpresa foi o tom de suspense que vai aparecendo aos poucos ao longo dos dois episódios.

Em uma hora você está rindo de um jantar desastroso, e depois está tenso com um homem quase morrendo engasgado. Além da sensação estranha de que tem algo suspeito acontecendo por trás disso tudo. E a Marvel provou que também aprendeu a fazer uma série de mistério, algo que também ficou marcado na história das séries de TV.

Os trailers e os vazamentos já nos entregaram muitas coisas sobre a trama dos episódios futuros, como a presença de Darcy e Monica Rambeau trabalhando para a SWORD e até uma queima de bruxas na floresta, assim como o intrigante episódio de Halloween.

 

Uma gravidez realmente inesperada… Como?

Ainda assim, a forma que tudo é apresentado até aqui, consegue deixar até os mais bem informado, coçando de curiosidade para ver como esse quebra-cabeças vai se encaixar. Não sabemos COMO a Wanda foi parar ali, e nem como o Visão foi recriado.

Eles simplesmente estão em WestView, sem saber nada sobre o passado dos Vingadores e a guerra contra Thanos. Basicamente, se não fosse pela Wanda e o Visão, a série poderia ser facilmente vendida como um suspense 100% original.

Outra coisa que muitos não foram favoráveis, mas se encaixa totalmente com a proposta de uma experiência televisiva, são os episódios sendo lançados semanalmente, em vez da temporada inteira de uma vez só. Mas é essa espera e investimento na curiosidade que promete tornar WandaVision numa viagem intensa e envolvente.

Ainda mais sabendo que em algum ponto teremos vilões e a história terá um tom mais parecido com os filmes do MCU. Mas pela interferência de Wanda com a chegada do cuidador de abelhas no final do segundo episódio, e o seu ‘Não’, a certeza é que os fãs terão algo muito mais épico e dramático do que um prelúdio do Multiverso da Loucura.

O mistério está montado, e quem diria que estaríamos tendo essa experiência em uma produção da Marvel Studios. Que a salva de palmas e a nota 10 continuem ao longo dos próximos episódios!

 

        LEIA TAMBÉM!

 

WandaVision é o projeto mais inusitado de toda a história da Marvel Studios, e a cada detalhe revelado, mais estranha e empolgante ela fica. A série estava originalmente planejada para o outono de 2021, mas foi adiantada para o final de 2020, felizmente!

A série será dirigido por Matt Shakman (Game of Thrones), e trará o retorno de Elizabeth Olsen e Paul Bettany para os papeis principais. Também teremos as participações de personagens conhecidos no MCU: Kat Dennings(Darcy)Randall Park (Jimmy Woo), e a atriz Teyonah Parris, que apesar de ter uma atriz novata, é a versão mais velha de Mônica Rambeau, aquela menina de Capitã Marvel! Evan Peters, o Mercúrio dos X-Men na Fox, também está no elenco em um papel misterioso. A série já foi lançada no Disney+, com episódios inéditos todas as sextas!

Leia TUDO SOBRE WandaVision!

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL