Homem-Aranha no Aranhaverso cai para oitavo lugar no Brasil!
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
A trajetória de Homem-Aranha no Aranhaverso no Brasil continua deprimente. Após quatro semanas em cartaz, o longa despencou para uma dramática oitava posição no ranking dos filmes mais assistidos do último fim de semana, um resultado decepcionante considerando que ele trazia a marca Marvel e era estrelado pelo herói mais popular da Casa das Ideias.
O filme faturou mais R$ 1,37 milhão ao longo do fim de semana, e levou quase 86 mil espectadores aos cinemas. No total, Aranhaverso já soma R$ 29,2 milhões, tendo vendido 1,9 milhão de ingressos no país. Um resultado fraco para o longa se comparado com outras animações. Para se ter uma ideia, o filme levou menos pessoas aos cinemas em seu quarto fim de semana do que outros longas animados que haviam estreado com números similares aos de Aranhaverso, como Carros 3 (88 mil ingressos na quarta semana), Os Pinguins de Madagascar (92 mil), PéPequeno (94 mil), Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme (139 mil) e Divertida Mente (255 mil).
E tudo indica que a situação do longa ficará ainda mais sombria no país nos próximos dias. Para começar, as férias já acabaram e as crianças e adolescentes retornaram às aulas, de modo que boa parte do público-alvo do filme estará ocupado. Ao final do período de férias, é comum que as animações em cartaz sofram uma queda um pouco mais brusca nas bilheterias, e Aranhaverso não foi exceção: o filme perdeu 46,6% de seu público em comparação com o final de semana passado.
Além da volta às aulas, haverá também uma outra ameaça, que roubará ainda mais público de Aranhaverso, não só no Brasil mas também no mundo: a estreia de Uma Aventura Lego 2 nos cinemas. Tal como a animação do Homem-Aranha, Lego 2 é escrito e produzido pela dupla Phil Lord e Chris Miller, e certamente será um sucesso nas bilheterias.
Dessa forma, Aranhaverso vai saindo de cartaz no Brasil após vir seu público sumir numa velocidade assustadora. Com a audiência não comparecendo aos cinemas, a Sony irá precisar abrir espaço para os novos lançamentos, e ficará cada vez mais difícil para achar cópias do longa em cartaz.
Infelizmente, a performance do longa acabou sendo bastante decepcionante em nosso país, ficando distante do normal para uma animação de seu porte e incrivelmente baixa para um longa de heróis. Mas como eu tenho dito nas semanas anteriores, a concorrência com outras animações, no caso WiFi Ralph e Como Treinar o seu Dragão 3 tornou extremamente difícil a batalha para atrair o público infantil às telonas. E, para complicar ainda mais, um público mais velho, que poderia ter sido atraídos por toda a aclamação que o filme recebeu, não compareceu num volume que modificasse muito sua bilheteria.
Por outro lado, o filme ao menos pode dizer que é a terceira maior bilheteria brasileira para uma animação de super-heróis da história, atrás de Os Incríveis 2 (R$ 145 milhões no ano passado) e Operação Big Hero (R$ 35,2 milhões em 2015). Aranhaverso cai para a quarta posição se você considerar Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água, que faturou R$ 47 milhões e foi todo vendido em cima dos personagens se transformando em super-heróis no terceiro ato, como uma animação de super-heróis. 🙂
Em termos de ingressos vendidos, o Miles Morales animado fica atrás não só de Os Incríveis 2 (espetaculares 9,8 milhões) mas também do primeiro filme da franquia da Pixar (4,29 milhões em 2004/2005), Operação Big Hero (2,76 milhões) e Megamente (1,94 milhão), embora vá passar este último nos próximos dias.
Então, sim, Aranhaverso vai se despedindo das telas brasileiras tendo levado em torno de dois milhões de pessoas aos cinemas, um resultado bem abaixo do esperado para um filme do Homem-Aranha. Mas quem sabe o público não redescobre o filme nos próximos anos e não dá uma recepção mais calorosa para sua continuação? No momento, só nos resta torcer.
Bilheteria Brasil de 31/01/19 a 03/02/19:
Filme | Semanas em cartaz | Renda na semana (em R$) | Público na semana | Renda acumulada (em R$) | Público acumulado |
1- Como Treinar o seu Dragão 3 | 3 | 6.118.292 | 370.973 | 40.713.398 | 2.679.341 |
2- Minha Vida em Marte | 6 | 4.129.713 | 239.155 | 67.718.069 | 4.349.491 |
3- Vidro | 3 | 2.517.585 | 138.605 | 17.105.931 | 1.020.631 |
4- WiFi Ralph: Quebrando a Internet | 5 | 1.986.269 | 124.602 | 61.100.570 | 4.120.954 |
5- Creed II | 2 | 2.095.894 | 122.244 | 7.646.653 | 470.185 |
6- O Menino que Queria ser Rei | 1 | 1.681.132 | 108.722 | 1.681.132 | 108.722 |
7- A Sereia: Lago dos Mortos | 1 | 1.450.631 | 91.970 | 1.450.631 | 91.970 |
8- Homem-Aranha no Aranhaverso | 4 | 1.371.922 | 85.693 | 29.292.645 | 1.909.646 |
9- Vice | 1 | 1.395.309 | 61.443 | 1.395.309 | 61.443 |
10- Green Book: O Guia | 2 | 1.224.761 | 58.573 | 3.758.770 | 186.997 |