Homem-Aranha no Aranhaverso será o menor filme da Marvel no Brasil desde Quarteto Fantástico!

 

Homem-Aranha no Aranhaverso já está em sua terceira semana de exibição no país e ainda não demonstrou a reação que eu esperava que fosse ocorrer. O longa está atrás de seus maiores concorrentes no país, continua despencando em nossas bilheterias e até o momento não demonstrou que irá vender muito mais do que dois milhões de ingressos no Brasil. Será o menor filme estrelado por um herói da Marvel em nossas bilheterias desde o notório desastre Quarteto Fantástico, lá em 2015. E a situação é ainda pior porque se trata de ninguém menos que o Homem-Aranha, o herói mais amado de todos os tempos, inclusive pelo público brasileiro.

 

Aranhaverso faturou mais R$ 2,58 milhões e vendeu outros 160 mil ingressos ao longo do fim de semana. No total, o filme já soma R$ 26,5 milhões nas bilheterias brasileiras, tendo levado 1,71 milhão de pessoas aos cinemas. Trata-se de mais ou menos o mesmo número de ingressos vendidos por Homem-Aranha: De Volta ao Lar, lá em julho de 2017. Ou seja, Aranhaverso precisou de três semanas para levar aos cinemas a mesma quantidade de pessoas que De Volta ao Lar conquistou em apenas quatro dias.

 

Mesmo quando comparamos a performance de Aranhaverso no Brasil com a de outras animações recentes que abriram com números parecidos com os do longa da Marvel, o seu desempenho em nossas bilheterias continua constrangedor. O longa levou menos pessoas aos cinemas do que filmes como O Poderoso Chefinho, Hotel Transilvânia 2, Os Pinguins de Madagascar, Divertida Mente, PéPequeno (!) e Carros 3 haviam levado em suas respectivas terceiras semanas de exibição. Até mesmo animações que tiveram aberturas inferiores à de Aranhaverso conseguiram ter um desempenho melhor em sua terceira semana do que o Miles Morales animado, como é o caso de Viva: A Vida é uma Festa e O Touro Ferdinando.

 

 

Para piorar a situação, a queda no número de ingressos vendidos entre a segunda e a terceira semana de Aranhaverso foi particularmente brusca: 44%. Em média, filmes animados que abriram com um número de ingressos similar ao da animação da Marvel (como os mencionados no parágrafo anterior) costumam cair em torno de 29% em suas terceiras semanas.

 

Em outras palavras, Aranhaverso está vendo seu público sumir das salas de cinema mais rápido do que a média para uma animação.

 

E por que isso está acontecendo? Por que a performance de Aranhaverso no Brasil tem sido tão sofrível? A resposta não é muito difícil de se encontrar: o longa tem enfrentado competição brutal em nossas telas.

 

 

A batalha pelo público infantil, tipicamente a audiência preferida de uma animação blockbuster hollywoodiana, tem sido particularmente acirrada este mês nas bilheterias brasileiras. Além de Aranhaverso, há também dois sucessos dos titãs Disney e DreamWorks, respectivamente WiFi Ralph e Como Treinar seu Dragão 3. Ambos são continuações de bem sucedidos filmes animados da atual década e foram produzidos por dois dos maiores estúdios de animação do planeta. Dessa forma, eles já possuem a confiança dos pais como uma opção segura para as crianças.

 

Assim, se era quase uma missão impossível tentar conquistar a audiência infantil na batalha com Ralph e Dragão 3, eu previ que Aranhaverso ao menos poderia tentar cativar o público adolescente, jovem e adulto, que já são fãs dos filmes do MCU. Entretanto, isso até o momento não ocorreu, ou pelo menos não num volume que melhorasse significativamente a performance do filme por aqui. Pelo visto, os jovens que poderiam salvar a bilheteria do filme foram assistir Vidro, Creed II, os filmes do Oscar e Aquaman (que, aliás, tornou-se esta semana a maior bilheteria para um filme da Warner aqui no Brasil, então parabéns para o Rei de Atlântida).

 

Dessa forma, Aranhaverso vai acabar encerrando sua carreira por aqui tendo levado pouco mais de duas milhões de pessoas aos cinemas aqui no Brasil. Trata-se de um desempenho bem fraco para um filme da Marvel, que no pior dos casos levam mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas. Mas se nem uma indicação ao Oscar conseguiu elevar muito a bilheteria do longa por aqui, então nada poderia salvar o longa da competição brutal que acabou enfrentando.

 

 

Mas e você, já foi assistir a Homem-Aranha no Aranhaverso? O que achou? Comenta aí com a gente. 🙂

 

Bilheteria Brasil de 24/01/19 a 27/01/19:

 

FilmeSemanas em cartazRenda na semana (em R$)Público na semanaRenda acumulada (em R$)Público acumulado
1- Como Treinar o seu Dragão 328.529.590517.65829.767.3931.925.312
2- Minha Vida em Marte54.442.719256.94960.973.4163.909.027
3- Creed II13.925.697223.4493.925.697223.449
4- Vidro23.773.232208.72012.918.102759.199
5- WiFi Ralph: Quebrando a Internet43.204.788203.09657.275.9693.843.974
6- Homem-Aranha no Aranhaverso32.587.935160.46426.564.2671.712.670
7- Aquaman71.688.73893.442135.524.0198.267.606
8- Green Book: O Guia11.778.14982.5181.831.16584.819
9- A Favorita11.102.14551.8391.102.19551.848
10- BTS World Tour: Love Yourself in Seoul11.203.33349.5451.203.33349.545

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.