Marvel e sua péssima mania de romantizar pais babacas em seus filmes

Nem tudo nos filmes da Marvel são flores, como muitos fãs pensam. Adaptações dos quadrinhos para os filmes e séries acontecem, sejam elas positivas ou negativas, algumas boas, outras...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Junior Morais
Publicado em 20/11/2021 - 02h22


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Nem tudo nos filmes da Marvel são flores, como muitos fãs pensam. Adaptações dos quadrinhos para os filmes e séries acontecem, sejam elas positivas ou negativas, algumas boas, outras nem tanto.

Mas existe um tipo de adaptação que a Marvel ama fazer que é algo péssimo e faz pessoas terem ideias totalmente erradas sobre personagens e suas práticas nos quadrinhos: a ‘romatização’ de pais problemáticos (pra não dizer palavra pior).

Publicidade

Dois dos grandes exemplos de pais problemáticos no MCU são recentes. O Howard Stark, pai do Tony Stark, e Wenwu, pai do Shang-Chi. Por algum motivo o MCU, no final das contas, deixou ambos os personagens com a figura de “coitadinhos”, quando é totalmente o contrário.

Wenwu

Publicidade

Começando com o exemplo mais recente, visto em Shang-Chi, que estreou há alguns meses, sem muita base dos quadrinhos, afinal, o personagem não é tirado de lá (não, ele não é o verdadeiro Mandarim que conhecemos nos quadrinhos).

O personagem passa todo o filme mostrando o quão complicado ele é, mostrando o quão péssimo pai ele é. Os dois filhos dele fugiram das garras do pai assim que puderam.

Publicidade

Um deles foi criado desde pequeno para ser um assassino, sendo submetido obrigatoriamente a treinamentos pesadíssimos que qualquer pai comum e sensato jamais seria capaz de fazer.

Publicidade

A outra sempre foi tratada de forma inferiorizada, sendo ignorada pelo pai (como ela própria diz), além da forma machista com que o personagem lida com ela, a impedindo de treinar como uma igual.

Sem contar que o homem, há milênios, não é uma pessoa boa. Ele sempre foi malvado, matou diversas pessoas (junto da sua organização/império terrorista), e nunca foi capaz de ser um bom homem mesmo tendo o poder dos anéis, ao invés disso, ele escolheu o poder, guerra, sangue, conquista.

Publicidade

Além de que para alcançar seus filhos para, supostamente, salvar sua esposa, ele envia dezenas de assassinos com ordem para matar, tudo atrás de um pendente. Além de que, no fundo, ele também estava sendo movido pela vingança ao invadir Ta Lo e destruir o local, além de culpar o próprio filho criança pela morte da mãe.

Publicidade

Tudo isso, todas essas coisas e fatores esfregados na cara do espectador para no final, durante sua cena de (merecida) morte, o filme colocar uma música triste, câmera lenta, olhar arrependido e cortes de “momentos bonitinhos entre pai e filho”, como se ele fosse o pai do ano. E ainda tem pessoa que compra isso. Mas não foi a primeira vez que a Marvel fez isso…

Publicidade

Howard Stark

Esse já é um pouco mais complexo, ate porque o MCU simplesmente ignorou TODO o background tóxico e PODRE que o personagem tem nos quadrinhos. Background esse que foi o responsável por Tony Stark ser o que ele é hoje. Vou explicar…

Publicidade

Howard não gostava do jeito sensível do Tony quando criança. Ele sempre quis transformar seu filho em um “verdadeiro Stark”, uma pessoa/um homem mais másculo, durão, etc. Havendo momentos em que o personagem soa homofóbico, dando a entender que ele considera um homem sensível ser “coisa de gay”.

Publicidade

Howard era um alcoólatra, até mesmo fazendo/obrigando Tony a beber quando era criança porque isso era “coisa de homem” e ele teria “pelo no corpo” se o fizesse. Ele dizia que Tony deveria ser um “homem de verdade”. Até mesmo já mandou Tony para o internado pois não aceitava que seu filho não era como ele.

Publicidade

 

Além de que ele era um cara super abusivo com sua esposa, Maria, gritando e humilhando sua mulher na frente do seu próprio filho em muitas ocasiões.

Publicidade

Quando é revelado que Tony é adotado, tudo isso só piora. Tony chegou até a achar que ele o tratava dessa forma pois não era seu filho biológico e por isso que ele queria o transformar em um “Stark de verdade” a todo custo.

Publicidade

Tudo isso resultou em problemas psicológicos que Tony carrega até os dias de hoje, coisas que as pessoas criticam nele. Ele foi ensinado pelo seu pai como um “homem de verdade” age, está sempre por cima, não demonstra fraqueza, além do alcoolismo.

Fãs acreditam que todo ego que Tony possuem são “fakes”, sendo apenas o reflexo de uma depressão e complexo de inferioridade por sempre ouvir do seu pai que ele era um merd*.

Publicidade

O MCU não lida com isso, não mostram os problemas que o Tony herdou por causa dele. No final, ele apenas é tratado como um pai que era durão, mas no final das contas, amava Tony, com uma cena de lindas palavras para Tony em Homem de Ferro 2 e o abraço apaixonado em Ultimato.

Publicidade

Sendo que nos quadrinhos ele já chegou a cogitar a possibilidade de forjar sua morte e abandonar sua família para trabalhar com a SHIELD, deixando Tony e Maria sozinhos. De acordo com ele, ele tinha coisas “mais importantes pra fazer do que brincar de pai”.

Publicidade

Mas o que esperar de um homem que ia vender a alma do próprio filho para possuir vida eterna? O que esperar de um homem que causou traumas para a vida toda do seu filho? Garanto que um abraço e um “obrigado por tudo” não é o que ele merecia. Aqui, a Marvel Studios errou feio.

Publicidade

Mas não se enganem, esses não são os únicos exemplos. Apenas escolhi os mais recentes e frescos na cabeça do público, mas outros personagens como Hank Pym e o Odin também são levados de forma “light” e amorosa pelo MCU, coisa que eles não são de verdade.

Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade e nenhuma curiosidade.

Publicidade



Sair da versão mobile