Quem detém os direito da Mulher-Aranha? Sony ou a Marvel?
A Mulher-Aranha está escalada para o filme Homem-Aranha no Aranhaverso 2 em 2022 e nesse artigo vamos explicar como a Sony vai poder usá-lá e o seus respectivos direitos.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Em 1977, os leitores da Marvel Comics foram apresentados a um nova super-heróina chamado Mulher-Aranha. Jessica Drew, na verdade, não tinha nenhum relacionamento direto com o Homem-Aranha.
Ao contrário de muitos heróis de gênero invertido, ela era uma personagem completamente separada, com poderes distintos e uma história de fundo que não tem nada a ver com picadas de aranha radioativa.
A Marvel criou a Mulher-Aranha (e outros personagens como ela, como a Mulher-Hulk) por um simples motivo: a editora de quadrinhos simplesmente queria garantir a marca registrada.
A Mulher-Aranha permaneceu apenas uma personagem de fundo no Universo Marvel, até que os Vingadores de Brian Bendis fugiram quando ela se tornou um membro da lista A dos Vingadores.
Agora Mulher-Aranha vai estrear em Homem-Aranha no Aranhaverso 2, dublado por Issa Rae. Considerando que ela é apenas vagamente associada ao Homem-Aranha, por que a Sony tem os direitos?
Entenda o acordo entre Sony e Marvel
A Marvel vendeu os direitos do filme para o Homem-Aranha em 1998, com a Sony pagando apenas US$ 20 milhões pelo lançador de teias e seus personagens associados. O contrato incluía uma lista de heróis, vilões e personagens coadjuvantes que faziam parte do negócio, essa lista foi vazada em 2014.
Dessa forma, foi revelado que a Mulher-Aranha é uma personagem compartilhada, e tanto a Sony quanto a Marvel têm os direitos de usá-la, depois de um certo tempo.
Este é o mesmo tipo de acordo que a Marvel teve com a Fox sobre Feiticeira Escarlate e Mercúrio, porque eles têm fortes laços com as franquias X-Men e Vingadores. Isso levou a Fox e a Marvel a apresentarem suas próprias versões de Mercúrio, com a Fox chamando de mutante e a Marvel de aprimorado.
No caso da Mulher-Aranha, a Sony pode chamá-lá de Jessica Drew e Mulher-Aranha, enquanto a Marvel provavelmente pode chamá-lá de Jessica Drew, mas não de Mulher-Aranha.
É importante lembrar que, em 1998, ninguém realmente acreditava que os super-heróis da Marvel seriam um grande negócio.
Na verdade, a Sony quase comprou todos os personagens do MCU, quando a Marvel pediu US$ 25 milhões por quase todos os personagens (exceto os X-Men, o Quarteto Fantástico e o Hulk, que já estavam com outros estúdios).
LEIA TAMBÉM!
-
Thor aparecerá em Loki, próxima série da Marvel Studios?
-
Por que o Guardião Vermelho da Viúva Negra será mais forte que Soldado Invernal?
-
Doutor Estranho 2: Como o olho de Agamotto está de volta depois que Thanos o destruiu?
A aquisição da Mulher-Aranha foi evitar que algum outro estúdio adquirisse a personagem e a usasse em algum filme. Também, foi uma forma da Marvel barganhar com a Sony devido a sua imensa crise financeira na década de 90.
Será que a Sony usará a Mulher-Aranha no Universo Sony de personagens da Marvel? Continue acompanhando o Legado da Marvel, o maior portal da Marvel no Brasil.