X-Men: Fênix Negra tem estreia DESASTROSA ao redor do mundo!

Mas o assunto desse texto não é Vingadores: Ultimato (que chegou a incríveis US$ 824,4 milhões nos EUA e US$ 2.73 bilhões mundialmente). Na realidade, outro final de uma...

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Compartilhe: Tiago Vieira
Publicado em 11/6/2019 - 22h41

Depois de meses de antecipação, o final épico de uma franquia de super-heróis chegou aos cinemas, onde foi recebido com excelentes críticas e recordes de bilheteria de abertura. Agora, ele está a caminho de se tornar um dos maiores sucessos da história.


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Mas o assunto desse texto não é Vingadores: Ultimato (que chegou a incríveis US$ 824,4 milhões nos EUA e US$ 2.73 bilhões mundialmente). Na realidade, outro final de uma franquia super-heroica também chegou aos cinemas em 2019 – e com resultados que não poderiam ser mais diferentes dos de Ultimato. Após muito drama, refilmagens e duas mudanças de data, X-Men: Fênix Negra estreou nos cinemas com uma bilheteria pavorosa.

 

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Foram apenas US$ 32,8 milhões nos Estados Unidos ao longo de sua estreia, um valor abaixo até das previsões mais pessimistas. O filme ficou em segundo lugar no ranking do fim de semana, atrás da abertura da animação infantil Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 – que por sua vez também ficou abaixo das expectativas (é o segundo fim de semana consecutivo em que os novos blockbusters decepcionam).

 

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Fênix Negra está caminhando para ser não só a menor bilheteria da franquia, como também um dos maiores fiascos da atual temporada. Recebido com críticas terríveis e total indiferença pelo público, o filme conseguiu o feito de ter uma abertura menor que as de longas como Homem-Aranha no Aranhaverso (US$ 35,3 milhões), o Power Rangers de 2017 (US$ 40,3 milhões) e As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (US$ 35,3 milhões) – os dois últimos, aliás, fracassaram de tal maneira que efetivamente assassinaram suas respectivas franquias.

 

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Aliás, trata-se da menor abertura para um filme live-action baseado em personagens da Marvel ou da DC desde o fiasco Quarteto Fantástico, que estreou com patéticos US$ 25,6 milhões em 2015. Ambos Fênix Negra e Quarteto Fantástico também tem outra coisa em comum (além do fato de serem da Fox): os dois não estrearam em primeiro lugar, com o desastre “dirigido” por Josh Trank ficando atrás de Missão: Impossível – Nação Secreta. Aliás, a abertura ajustada pela inflação de Quarteto seria em torno de US$ 28 milhões, o que demonstra que ela vendeu poucos ingressos a mais do que a estreia de Fênix Negra.

 

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Evidentemente, o desastrado longa comandado por Simon Kinberg é também a menor abertura da franquia dos X-Men, incluindo os spin-offs estrelados por Deadpool e Wolverine. Até então, a menor estreia era a de Wolverine: Imortal, que fora muito criticado por abrir com apenas US$ 53,1 milhões em julho de 2013 – um valor que agora seria um sonho para Fênix Negra.

 

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É um fim deprimente para a franquia dos X-Men, que antes governava as bilheterias. Por terem tido seu ápice quando os filmes de heróis eram poucos e espaçados, os longas conseguiam se destacar em meio aos blockbusters da época. No ano 2000, X-Men: O Filme conquistou a sexta maior bilheteria de abertura até então. Já em 2003 X-Men 2 abriu com US$ 85,5 milhões e foi a 4ª maior estreia da história até aquele momento, perdendo apenas para Homem-Aranha (US$ 114,8 milhões), Harry Potter e a Pedra Filosofal (US$ 90,2 milhões) e Harry Potter e a Câmara Secreta (US$ 90,2 milhões). Três anos depois, X-Men: O Confronto Final faturou US$ 102,7 milhões em sua abertura, tornando-se também a 4ª maior da história, atrás de Homem-Aranha, Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (US$ 108,4 milhões) e Shrek 2 (US$ 108 milhões). Fênix Negra, por sua vez, não conseguiu ser sequer o maior filme de seu fim de semana de estreia.

 

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E por que isso aconteceu? Bem, para começar, a franquia dos X-Men já vinha perdendo fôlego a muito tempo. Muitos cinéfilos não conseguiram abraçar a nova geração de mutantes encabeçada por James McAvoy, Jennifer Lawrence e Michael Fassbender, e em vez disso voltaram suas atenções para os filmes-solo da saga, nomeadamente os dois Deadpool e Logan. O único filme das (na falta de uma palavra melhor) prequels dos mutantes a se sair bem nas bilheterias foi Dias de um Futuro Esquecido, que conquistou US$ 233,9 milhões nos EUA e US$ 747,8 milhões mundialmente. Já Primeira Classe e Apocalipse tiveram desempenhos decepcionantes em relação ao seu orçamento – e o segundo ainda foi recebido de forma fraca pelas críticas, o que ajudou ainda mais a minar o interesse pela franquia.

 

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Portanto, após a recepção ruim de Apocalipse, o certo a se fazer seria encerrar a saga, certo? Nada disso: segundo matéria do The Hollywood Reporter, os produtores e executivos da Fox culparam a fraca performance de Apocalipse nas bilheterias à ação ininterrupta e às explosões do filme, não ao cansaço do público com a franquia. Então, eles decidiram produzir mais um longa que “consertasse” a adaptação da clássica Saga da Fênix Negra, feita em O Confronto Final, e tivesse um tom diferente do longa anterior. As filmagens transcorreram normalmente, e depois houveram as refilmagens, que recriaram todo o terceiro ato do longa, mas isso não preocupou os executivos – refilmagens são comuns em filmes de heróis, e a Fox já havia estado em situação pior com Primeira Classe, que teve uma produção bem mais caótica.

 

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Entretanto, as refilmagens ainda forçaram uma mudança de data, passando o longa de 2 de novembro de 2018 (na qual eventualmente acabou estreando o megasucesso Bohemian Rhapsody) para 14 de fevereiro de 2019. Depois, ele acabou sendo empurrado para junho, mês no qual Fênix Negra eventualmente abriu. A Fox havia alegado que a ideia era aproveitar um feriado na China e assim ter uma grande performance global. Entretanto, a verdadeira razão é que a Fox não queria desagradar James Cameron, seu mais importante cineasta, que havia comandado os épicos Avatar e Titanic para o estúdio, com performances bilionárias. O criador do Exterminador do Futuro não queria que seu novo filme como produtor Alita: Anjo de Combate estreasse em dezembro, onde teria de enfrentar Aquaman, O Retorno de Mary Poppins e Bumblebee, e em vez disso fez lobby na Fox para que o longa fosse adiado para a data de Fênix Negra, em fevereiro.

 

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Para agradar Cameron, e também para ter um blockbuster em meio à temporada do verão americano, a Fox concordou em adiar o último capítulo dos X-Men para junho – apesar do diretor Simon Kinberg e dos produtores Emma Watts e Hutch Parker terem literalmente implorado ao estúdio para que os deixassem ficar em fevereiro. O motivo para isso era que Fênix Negra teria uma escala menor e mais intimista do que Apocalipse, e desse modo não teria a menor chance contra as produções recheadas de efeitos especiais que costumam estrear no meio do ano.

 

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Para piorar a situação, o lançamento do longa se deu em meio aos preparativos para a compra da Fox pela Disney, o que tornou o marketing do filme uma confusão. O estúdio simplesmente não soube como vender o longa, como superar o cansaço do público com a franquia. Ele teria um desafio imenso ao estrear em meio à temporada de verão, e o marketing simplesmente não conseguiu tornar o filme um evento.

 

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Enfim, some o desinteresse do público com mais uma campanha de marketing desastrosa, um estúdio passando por profundas mudanças e críticas terríveis, e você tem uma tempestade perfeita para um desastre. Mas qual poderá ser o caminho de Fênix Negra a partir desta péssima abertura? Bem, para começar, os filmes dos X-Men não costumam ter carreiras muito longas nas bilheterias, mesmo os mais elogiados como Dias de um Futuro Esquecido costumam cair rapidamente. Uma performance similar à do longa de 2014 leva Fênix Negra a encerrar sua carreira com míseros US$ 84,5 milhões, o que seria abaixo dos fins de semana de abertura (!) de X-Men Origens: Wolverine e X2. Já um desempenho similar ao de Apocalipse seria ainda pior e colocaria o filme em US$ 77,5 milhões, enquanto uma performance como a de Quarteto Fantástico o faz encerrar sua carreira com patéticos US$ 71,7 milhões.

 

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Sim, Fênix Negra terá uma bilheteria menor do que a de Godzilla II: Rei dos Monstros, que por sua vez foi outro fiasco. Vai sair de cartaz tendo faturado menos que os dois últimos longas do John Wick. Vai ter uma bilheteria inferior à de Alita. Provavelmente, a depender de como se sairão na temporada, vai encerrar sua carreira tendo faturado menos do que Rocketman – ou, como é conhecido aqui no Brasil, o “filme do Elton John”.

 

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E mundialmente a situação de Fênix Negra não é muito melhor. O longa estreou com US$ 103,7 milhões na bilheteria internacional, bom o bastante para ser o maior filme do fim de semana fora dos EUA, mas ainda 27% abaixo de Apocalipse e 19% a menos do que Dias de um Futuro Esquecido, bem como mais uma vez abaixo das expectativas.

 

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Na China, onde se esperava que o longa estreasse com valores entre US$ 50 milhões e US$ 60 milhões, ele acabou terminando o fim de semana com míseros US$ 45,6 milhões. E o filme deve ter uma carreira curtíssima nas bilheterias chinesas, pois muita competição irá invadir o mercado nos próximos meses. Já na Coréia do Sul Fênix Negra enfrentou pesada competição de Aladdin e do blockbuster local Parasite e faturou apenas US$ 5,7 milhões. Por outro lado, em mercados fanáticos por super-heróis como o México e o Brasil o filme ao menos conseguiu ficar em primeiro lugar.

 

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Somando as bilheterias americana e internacional, Fênix Negra possui magros US$ 136,5 milhões globalmente. Muito provavelmente o filme deverá encerrar sua carreira em torno dos US$ 300 milhões, atrás da bilheteria global de filmes como Pokémon: Detetive Pikachu, Shazam!, Alita e Homem-Aranha no Aranhaverso.

 

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A única chance para Fênix Negra seria se na próxima semana MIB: Homens de Preto – Internacional também fracassar, e assim os mutantes poderão se posicionar como o único blockbuster em live-action de ação e aventura do mês até a chegada de Homem-Aranha: Longe de Casa em julho – as outras estreias de junho serão ou animações como Toy Story 4 ou filmes de terror como Annabelle 3: De Volta Para Casa. Porém, como só nesta abertura o público já mostrou completa rejeição ao filme, será muito difícil de isso acontecer.

 

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Seja como for, analistas do mercado cinematográfico já estão projetando que Fênix Negra pode dar um prejuízo acima dos US$ 100 milhões. Graças às refilmagens, o orçamento do longa subiu para acima dos US$ 200 milhões, de modo que ele teria de faturar ao menos US$ 600 milhões para dar lucro – ele deverá fazer metade disso, porém.

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Triste fim para a antes inovadora franquia mutante.

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