13 Fatos que você NÃO sabia sobre Thanos: O Titã Louco da Marvel

Thanos é, inegavelmente, o maior vilão do cinema na última década. Mesmo com 1 anos após Vingadores: Ultimato, o Titã Louco continua marcado na memória e coração de todos os marvetes. Assim como o grande público, que até quem desconhecia a HQs, agora sabe muito bem da importância do personagem.

Afinal, em 2012 lá no primeiro Vingadores, Thanos deu as caras sutilmente na cena pós-créditos do filme. Muitos não faziam ideia de quem era aquele ser roxo, mas os fãs sabiam. E por conhecer o potencial dele que desde então a ansiedade foi a mil: QUANDO TEREMOS O TITÃ LOUCO NAS TELONAS?

E a Marvel se aproveitou perfeitamente desse hype e curiosidade, criando todo um jogo de antecipação e mistério ao redor dele. Desde 2012, ele apareceu constantemente pelos filmes do MCU, seja uma breve aparição ou menção a ele e seus horrores.

Após 4 anos depois da primeira aparição de Josh Brolin como o vilão, em Guardiões da Galáxia, tivemos a introdução DEFINITIVA dele em pé e agindo em busca das Joias do Infinito. Mesmo já sabendo do potencial e personalidade diferenciada de Thanos, os primeiros minutos de Vingadores: Guerra Infinita ainda ASSUSTAM. Matando um dos personagens mais amados do MCU, o vilão provou o porque merecia ser temido.

[quads id=2]

A primeira aparição de Thanos nos cinemas!

E além disso, muito da surpresa envolta da adaptação do Thanos ao MCU, foi o aprofundamento de suas convicções e filosofias assim como o seu lado dramático. Vimos em tela o vilão mais brutal e sanguinolento da Marvel, e ao mesmo tempo, um pai devastado pela perda de sua filha e atormentado pelas tragédias de seu passado.

Crendo ter feito o que era CERTO pelo bem do universo e todas as vidas, ele termina Guerra Infinita sorrindo. E permaneceu mantendo sua vitória de maneira humilde, isolado em seu sítio. Qual vilão teria um fim tão nobre para com sua própria história?

Entretanto, a história de Thanos nos cinemas é apenas uma pequena parcela do que torna ele um personagem tão complexo e interessante! Afinal, são quase 50 anos de histórias e eventos marcantes nas HQs, jogos e animações! É pensando nisso que o Legado da Marvel separou uma lista recheada com 15 curiosidades e fatos que você provavelmente NÃO sabia sobre ele!

[quads id=2]

1. Primeira aparição nas HQs com… o Homem de Ferro!

Nos cinemas, foi o Homem de Ferro quem acaba usando as Seis Joias do Infinito para matar o Thanos. Curiosamente, a primeira aparição de Thanos nas HQs foi justamente em uma HQ do Homem de Ferro! A edição #55 de The Invincible Iron Man foi lançada em fevereiro de 1973, escrita pelo criador do vilão: Jim Starlin. Starlin, participa do Ultimato como um dos membros da terapia de Steve Rogers nos 5 anos após o Estalo de Thanos.

A HQ trouxe também a primeira aparição de Drax! A trama começa quando Drax avisa telepaticamente a Tony Stark sobre um ataque dos Irmãos de Sangue, até ser capturado e levado até a uma base do Thanos. Lá, descobrimos do juramento de vingança de Drax contra o Titã Louco, que revela também estar monitorando Drax há um tempo, mesmo decidindo não fazer nada.

Pouco tempo depois, o próprio Homem de Ferro invade a base de Thanos para libertar Drax. Thanos e Tony se conhecem ali, e enquanto o Titã Louco demonstra todo seu senso de superioridade perante aos humanos, Tony debocha e faz piada da cara do vilão. Ao final da HQ, Tony dá um soco em Thanos, apenas para descobrir que aquela era uma versão robótica do vilão. Portanto, Drax promete que um dia iria se vingar do verdadeiro Thanos.

[quads id=2]

2. Thanos também é um ETERNO!

O Titã Louco possui em seu título as duas palavras chaves que descrevem toda a sua história e origens. Afinal, ele nasceu na lua de Saturno chamada Titã (que existe de verdade). A lua foi colonizada e habitada por um grupo de Eternos, assim como os da Terra.

Assim como os outros Eternos, os Titãs eram todos normais de aparência. Exceto por Thanos, que sofreu preconceito por parte de todos devido à sua cor roxa e deformações. Thanos é um Eterno que também sofre da síndrome Deviante.

Os Deviantes são Eternos com mutações em seus DNAs. Os Eternos da Terra e os Deviantes estarão no filme Eternos, que deve estrear em novembro desse ano. Será que o MCU manterá a conexão entre Thanos e os seres celestiais e divinos que estrearão nos cinemas? Torcemos para que sim!

[quads id=2]

3. Nascimento Trágico

No MCU, Thanos possui um trauma de seu relacionamento com os outros Titãs, que ignoraram seus alertas e sucumbiram perante a destruição de Titã. Embora não se saiba nada sobre sua relação com seus pais nos cinemas, nas HQs o seu nascimento é um dos eventos que moldaram a personalidade problemática do vilão.

Afinal, logo após o parto, a mãe de Thanos, Sui-San, se prepara para olhar o rosto de seu filho pela primeira vez. Vendo o bebê roxo e deformado diante dela, ela é dominada por um impulso de simplesmente matar a criança. Ela enlouqueceu, dizendo poder “ver a morte em seus olhos”. Ela então foi internada após o evento.

Sui-San foi uma das responsáveis por povoar Titã, ao lado de A’Lars. Após toda a confusão com o bebê Thanos, ela foi liberada quando seu filho já era adolescente. E foi nessa época em que o jovem Thanos acaba matando sua mãe, a dissecando e tentando descobrir uma resposta sobre sua deformação e sobre sua espiritualidade. Pesado…

[quads id=2]

4. Nome Verdadeiro de Thanos

Ainda sobre a trágica relação entre Thanos e sua mãe Sui-San, temos uma história envolvendo seu nome. Afinal, Sui-San planejava nomear seu filho de Dione. Porém, após ela ter enlouquecido ao vê-lo, ele recebe o nome Thanos de seu pai A’Lars. Sui-San contou ao filho o seu nome verdadeiro justamente no dia em que ela foi morta pelo Titã Louco.

[quads id=2]

5. Amor pela Morte

A maior diferença entre o Thanos dos cinemas em relação às HQs com certeza é no seu amor obsessivo pela manifestação física da Morte. Em Desafio Infinito, Thanos decide recolher as Seis Joias do Infinito para poder matar metade da vida do universo… só para agradar a Morte! Ele decide isso após praticar inúmeros massacres, e ainda assim a Morte não se mostrar satisfeita.

Entretanto, nada disso foi incluído no MCU, além de não haver tempo para introduzir a personagem Morte, como também tornar mais compreensível e nobre as motivações do Titã Louco. Porém, seu desejo de cortejar a morte é referenciado lá na cena pós-créditos do primeiro Vingadores, indicando que quase tivemos uma adaptação mais fiel de sua história nos cinemas. Mudou de ideia, Kevin Feige?

[quads id=2]

6. É irmão de um Vingador… ou quase!

Os Titãs Eternos A’Lars e Sui-San tiveram um outro filho além de Thanos: Eros. Eros é também conhecido nas HQs pelo nome de Starfox, e foi um dos personagens mais inusitados e polêmicos a fazer parte de uma formação dos Vingadores.

Já que o Eterno, além de possuir a aparência agradável dos Eternos tradicionais e seus poderes, possui também o poder de estimular as partes responsáveis pelo prazer no cérebro humano. Esse poder exótico, inclusive, rendeu problemas jurídicos ao irmão de Thanos.

[quads id=2]

Afinal, Starfox foi acusado de assédio sexual, por usar seus poderes para seduzir uma mulher casada. E olha só, a advogada de Starfox foi a… She-Hulk! Jennifer Walters também passou a suspeitar de que Eros tivesse usado seus poderes durante o relacionamento que eles tiveram na época dos Vingadores.

Em meio ao julgamento, foi confirmado que Eros estava usando seus poderes para manipular as testemunhas do júri. Revoltada, Jennifer se transformou na She-Hulk e deu uma baita duma surra nele, sem a mínima chance de defesa. Após isso, ele foi teletransportado para que um julgamento livre de manipulações ocorresse lá no espaço, com a She-Hulk agindo como a acusante.

Um rolo de reviravoltas ocorreu no julgamento do Tribunal Vivo, incluindo a revelação de que o comportamento inadequado de Starfox pode ter sido decorrido de memórias falsas implantadas em sua mente pelo Thanos! A Serpente da Lua então interrompe e impede que Starfox use os poderes de tal maneira. Mas ainda assim, é uma situação MUITO esquisita.

[quads id=2]

7. O maior inimigo de Thanos

A saga do Desafio Infinito possui reviravoltas BEM diferentes envolvendo Thanos em relação aos filmes, mas igualmente interessantes. Afinal, apesar da rivalidade e ódio envolvido entre ele e Adam Warlock, os dois trocam uma interessante epifania.

Já que Warlock, tendo analisado a alma de Thanos no Mundo da Alma, comenta ao Titã Louco que apesar de sua busca obsessiva por poder infinito, ele sempre se auto-sabota até perdê-lo, por não se sentir verdadeiramente digno de tais conquistas. Por maior que seja seu desejo de cortejar a Morte, Thanos fica surpreso com a revelação, e ajuda os heróis a recuperarem a Manopla do Infinito roubada por uma furiosa Nebula.

[quads id=2]

8. Thanoscóptero e mais…

Além de ser o vilão mais temido da história da Marvel, Thanos também possui sua marca no mural da vergonha. Afinal, como você já deve ter visto em vários memes nos últimos anos, o Titã Louco já esteve em HQs onde suas ações são simplesmente…. bestas.

E a principal com certeza é que a trouxe o Thanoscóptero, um helicóptero amarelo escrito THANOS nele. É, isso mesmo! A mesma HQ traz o Thanos tentando roubar o Cubo Cósmico de uma criança! Ele também tropeça e deixa o cubo cair, além de ser preso por POLICIAIS humanos e comuns.

Felizmente, essa doideira toda não é realmente canônica e fez parte de uma HQ especial do Homem-Aranha, baseada em esquetes de programas humorísticos de TV, como forma de incentivar crianças a ler. A HQ sobreviveu ao tempo, e muitos até acham que a cena onde o Thanos gira sua espada em Vingadores: Ultimato, é uma pequena homenagem dos Irmãos Russo ao Thanoscóptero. Será mesmo?

[quads id=2]

9. Já celebrou o ”Natal”

Sabemos que Thanos é igualmente complexo quando o assunto é suas habilidades como pai. Por mais que ele tenha cometido abusos psicológicos terríveis na criação de Gamora e Nebula no MCU, nos quadrinhos as torturas físicas sofridas pela Nebula foram BEM piores.

Entretanto, em meio a todo o caos, sempre há espaço para relembrar dos momentos em que o Titã Louco demonstra certo afeto e preocupação com sua ‘prole’. Foi o que ocorreu na HQ Warlock and the Infinity Watch #9!

Nessa HQ, Gamora lembra um pouco de seu passado como filha de Thanos. E apesar de já ter a intenção de treinar a filha para seus propósitos assassinos, Thanos deu à Gamora uma infância saudável, de certa forma, com o intuito de que ela tivesse a ilusão de boas memórias de uma infância familiar. Portanto, até mesmo uma versão adaptada do Natal o Titã Louco fez! Fofo? Doentio? Você decide.

[quads id=2]

10. Sem Darkseid: Ele foi ‘copiado’ de outro vilão da DC…

Todos os fãs são curtos e grossos na hora de afirmar que Thanos é um plágio do Darkseid. Acuse você de plágio ignorante ou inspiração e adaptação aceitável, você está certo! Mas a história vai um pouco mais além! Afinal, o criador de Thanos, Jim Starlin, havia se baseado em outro vilão da DC na hora de criar o Titã Louco.

E a inspiração era Metron, um dos Novos Deuses, criação de Jack Kirby, também mestre na Marvel. Curiosamente, o próprio Kirby se baseou em seus Novos Deuses para criar os Eternos quando voltou à Marvel. Enfim, além de serem vilões cósmicos, Metron também ocupa um Trono galático, conhecido como a Poltrona Mobius.

Já o visual dos personagens são absurdamente diferentes, com Metron sendo visualmente apenas um homem comum. E foi pensando nisso que o editor-chefe da época, Roy Thomas, deu uma dica a Starlin que mudaria a história das HQs: “Dê uma aumentada nele! Se você vai roubar um dos Novos Deuses, pelo menos copie o Darkseid, que é o melhor deles!”

[quads id=2]

11. Ele controlou o Loki no primeiro Vingadores!

É algo óbvio e até explícito dentro do primeiro Vingadores e também Vingadores: Guerra Infinita. Mas é sempre interessante de se lembrar da extensão dos poderes e manipulação e ações de Thanos durante a Saga do Infinito no MCU.

Afinal, além de ter dado o Exército Chitauri e o Cetro ao Loki para que ele dominasse a Terra em troca do Tesseract, há um pouco mais nessa dinâmica. Afinal, é possível ver no filme que Loki também está sendo levianamente sendo influenciado pela Joia da Mente dentro do Cetro.

Se isso foi feito DIRETAMENTE pelo próprio Thanos ou apenas pela Joia da Mente, é aberto ao debate. Ademais, vale lembrar que o trabalho da Joia da Mente também influenciou as ações genocidas de Ultron. Não é à toa, quando o robô gigante falha em derrotar os Vingadores, é só então que Thanos realmente vê que só ele poderá dar um film aos desordeiros miseráveis da Terra.

[quads id=2]

12. Drax foi criado para matar o Thanos!

Sabemos muito bem que no MCU, o hilário Drax possui o trágico pano de fundo onde sua família foi assassinada por Ronan, sob o comando de Thanos e sua missão de perfeito equilíbrio. Desde então, o Destruidor jurou vingança ao Acusador e ao Titã Louco.

Mas nas HQs a história vai MUITO MAIS ALÉM. Já que nos quadrinhos, Drax foi criado pelo PAI e AVÔ de Thanos, para que ele pudesse matar o Titã Louco! Na Terra, Drax era apenas um humano comum chamado de Arthur Douglas, que junto de mulher e filha, foram assassinados por Thanos.

[quads id=2]

É aí então que A’Lars, o pai, e Kronos, decidem dar um basta às ações do Titã Louco. Eles pegam o espírito de Arthur, e criam um novo corpo para ele, com super-força e a missão de matar o Thanos. Eis então o nosso Drax tal como conhecemos!

Paralelamente, A’Lars descobre que a filha de Arthur, Heather, estava viva. Ele então resgata a menina, e a leva para ser cuidado em Titã. Futuramente, ela retornou à Terra sob o nome de Serpente da Lua. Isso nos dá noção do tamanho das consequências causadas pelas ações de Thanos.

[quads id=2]

13. Ele ainda está vivo no MCU… em partes!

A morte de Thanos foi um dos eventos mais celebrados da história do MCU, não é mesmo? Entretanto, por mais que ele tenha morrido DUAS VEZES e agora esteja assegurado que muito dificilmente teremos um retorno do vilão, ele pode sim, voltar!

Afinal, o multiverso da Marvel Studios está se expandindo e algumas brechas deixadas no Ultimato garantem que, pelo menos em uma linha do tempo confirmada: THANOS ESTÁ VIVO! E é exatamente na linha do tempo onde o Loki foge com Tesseract, em 2012.

A série do Loki lidará com esses eventos, e se trata da continuação do exato ano onde o Deus da Trapaça fracassou na missão de entregar o Tesseract ao Thanos. Embora seja improvável que Josh Brolin e seu personagem de absurdamente cara CGI dê as caras na série, isso seria pelo menos POSSÍVEL!

Uma outra aposta interessante é que ele pode aparecer em algum flashback de Eternos! O filme irá introduzir o conceito dos Eternos, seres criados pelos já conhecidos Celestiais. E que maneira melhor de explicar ao público sobre os Deviantes do que mostrando o maior Deviante que todo o MCU já viu? Façam suas apostas, teorias, e continuem de olho aqui no Legado da Marvel para muitas outras curiosidades sobre o Titã Louco!

[quads id=2]

 

      LEIA TAMBÉM!

 

A última vez em que vimos o Thanos nos cinemas foi em Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.