5 Filmes da Marvel MELHORES que Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato recentemente completou seu primeiro aniversário de lançamento. Até hoje o filme continua marcante, épico e emocionante, mesmo que já saibamos de tudo o que acontece. Afinal, você consegue ver a cena dos portais sem se arrepiar? Eu não!
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Com 3 horas de uma história conectada em referência a todos os filmes do MCU, o Ultimato foi a grande despedida da Saga do Infinito. Assim como a primeira geração dos heróis que nos marcaram, especialmente a formação original dos Vingadores.
O filme conseguiu ser um final muito satisfatório para todos os arcos dos personagens que se despediram ali. Portanto, dada tamanha emoção, Vingadores: Ultimato é tido por muitos fãs como o MELHOR FILME DO MCU. E já adianto que, pessoalmente, eu não discordo nem um pouco de quem afirmar tal coisa.
Obviamente, tudo é subjetivo. Mas é dentro dessa subjetividade que exerceremos a função de talvez te magoar um pouco. Sim, para nós, existem filmes entre os 23 lançamentos da Marvel Studios que merecem igual respeito e admiração.
[quads id=2]
Se a palavra MELHOR soa muito dramática, o que pode realmente ser, considere apenas que são filmes que gostamos mais. Afinal, eu aposto que você também possui algum filme do MCU que não é tão aclamado, mas é o seu xodó.
Prepare o coração e confira a nossa lista de favoritos que com certeza diriam “À esquerda” para o Ultimato. Bora lá:
[quads id=2]
5. Guardiões da Galáxia (2014)
Guardiões da Galáxia foi uma das apostas mais ousadas do MCU em toda sua história. Quem diria que o estúdio conseguiria transformar a equipe do guaxinim e árvore em personagens tão adorados quanto os Vingadores? Embora muitos atribuam a eterna discutida Fórmula Marvel, o Vol. 1 tem todos os méritos de uma obra única e especial.
Talvez nunca tenhamos o mesmo impacto que o primeiro Guardiões teve. E não é à toa, além do design e maquiagem caprichados, a direção inspiradíssima de Gunn torna esse um dos filmes mais bonitos de todo o MCU.
Sem mencionar o roteiro IMPECÁVEL que vai apresentando os personagens no mesmo ritmo em que a trama se desenrola, e tudo isso com uma Joia do Infinito no meio. De brinde, ainda temos uma introdução de Thanos que já antecipa muito do que veríamos nos próximos filmes.
Vol. 1 é um daqueles filmes que não enjoa, e continua fresco mesmo após tantos anos.
[quads id=2]
4. Os Vingadores (2012)
Um dos grandes momentos que transformaram as sessões do Ultimato em estádio de futebol, foi o retorno à Batalha de Nova York de 2012. O primeiro Vingadores continua como um dos grandes eventos que os fãs de HQs já prestigiaram.
Embora o Ultimato tenha cenas de ação inesquecíveis, e o encerramento todo seja incrível, há algo ainda mais especial no início dessa jornada. E talvez seja a questão que o Ultimato, infelizmente, nunca poderia nos trazer: a alegria de ver os Seis Vingadores Originais REALMENTE JUNTOS em batalha.
Ok, entendemos que o roteiro precisava trazer consequências drásticas para a reversão do estalo. Mas a primeira reunião desses 6 heróis é uma emoção muito difícil de superar. E o aspecto diurno e a fotografia ultrapassada de TV aumenta ainda mais o valor nostálgico para com essa obra. Quem sabe com o tempo, né Ultimato?
[quads id=2]
3. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Do que seriam as listas sem as opiniões exageradas e polêmicas de quem as escreve? Portanto, leia essa parte da lista com o coração aberto, pois é assim que estou a escrevendo: com toda a sinceridade. Guardiões da Galáxia Vol. 2 é uma aula de como fazer uma continuação.
Equilibrando o que deu certo no anterior, intensificando esses elementos, mas sem esquecer de trazer coisas novas, tanto narrativamente quanto visualmente. Já comentei várias vezes, explicando que o Vol. 1 é sim um filme melhor, mas no meu coração, é o Vol. 2 que se destaca.
[quads id=2]
O humor ainda mais escrachado de Gunn, e o absurdo relacionamento trágico de pai e filho entre Quill e Ego. Adicionam uma camada de drama que talvez nem o Ultimato consiga executar de forma tão envolvente.
E o que dizer do clímax desse filme? O sacrifício de Yondu e o seu funeral, a reunião dos Guardiões diante dos fogos… É lindo, lindo! No meu coração, talvez só aqui, o Vol. 2 conquista a medalha de bronze por tudo isso.
[quads id=2]
2. Capitão América: Guerra Civil (2016)
Capitão América: Guerra Civil é um dos melhores filmes do MCU, assim como um dos mais polêmicos. Muito se deve ao fato do filme não adaptar 100% a HQ de mesmo nome. Enquanto muitos esperavam 100 personagens, clone de Thor, eis uma das adaptações mais geniais já feitas.
Tirando o excesso de personagens e sub-tramas exageradas, o roteiro consegue a maior das proezas: adaptar a essência da HQ mesmo que com todo um outro contexto. O clima tenso que se perpetua por todo o longa, e a forma que os Vingadores se rompem até chegar à Batalha do Aeroporto é simplesmente fantástico.
[quads id=2]
O filme consegue misturar o conflito político e tenso de O Soldado Invernal com o ritmo de aventura desenfreada com leve humor dos filmes dos Vingadores. E é um mérito também dos Irmãos Russo por mesclarem tantos estilos de personagens, ao mesmo tempo que em um autêntico filme do Cap.
E o que dizer da brutal e dramática luta entre Tony vs. Steve e Bucky? O 2×1 mais disputado da história nos proporcionou em um dos melhores clímax dramáticos do MCU, assim como uma das melhores atuações de Robert Downey Jr. A cena onde Tony descobre que Bucky matou seus pais, eliminando qualquer chance de paz, arrepia toda vez que se assiste.
[quads id=2]
1. Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Surpreendendo a ninguém, Vingadores: Guerra Infinita é o ÚNICO filme que podemos afirmar com toda a certeza que é MELHOR que o Ultimato! Fizemos um longo artigo sobre essa comparação há um bom tempo, mas a defesa continua válida e certeira.
Sim, ok, choramos e gritamos horrores com o Ultimato. O Thanos está igualmente ótimo nesse segundo filme, mas tudo que cerca Guerra Infinita é simplesmente INSUPERÁVEL. Seja pelo roteiro dinâmico, intenso e frenético, contando toda a história sem enrolação ou excesso, dando tempo para todos os personagens enquanto a corrida pelas Joias segue intensamente.
[quads id=2]
Os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely já falaram sobre a decisão de transformar o momento especial de cada joia, em algum ponto importante narrativamente dentro do filme. Com isso temos cenas memoráveis como a morte de Loki, Gamora, Visão, e a entrega de Doutor Estranho.
Sendo um perfeito filme do gênero de filme de assalto, o longa também traz ótimas cenas explorando os poderes das Joias do Infinito, que fizeram MUITA falta no Ultimato. E convenhamos? A batalha de Titã é simplesmente uma das melhores coisas já feitas pela Marvel.
[quads id=2]
E a reviravolta com os clichês do gênero, onde dessa vez, é o herói quem perde tempo com discurso de vitória, dando tempo para o vilão fugir e salvar o mundo (de acordo com sua visão). Guerra Infinita é o filme do Thanos, e o filme onde o vilão vence e termina sorrindo.
O efeito devastador de ver os nossos heróis favoritos virando pó, e a reação assustadora de quem permaneceu vivo, continua impactante. E dificilmente teremos algo tão ousado e dramático assim nos filmes de super-heróis. Vingadores: Guerra Infinita é aquilo pelo qual todo o MCU fora construído. Marcou uma geração e dificilmente será superado.
[quads id=2]
LEIA TAMBÉM!
Cronologia da Marvel Studios: Guia atualizado até a Fase 4 do MCU
Vingadores: Ultimato: Como o filme se conecta com toda a Fase 4 do MCU
Próximos filmes da Marvel até 2023: Lista atualizada pós-coronavírus
Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).
O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!