As 9 grandes HQs que inspiraram os filmes e séries da Marvel
Os filmes da Marvel dominaram o cinema. Não só a Marvel transformou-se em um marco do fenômeno dos filmes de heróis nos cinemas, como foi uma das responsáveis por iniciar essa tendência.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Afinal, antes do gênero ser famoso e render os maiores sucessos de Hollywood, o começo dos anos 2000 trouxe os filmes que desbravaram o gênero, como X-Men, Homem-Aranha (2002) e Batman Begins.
A partir daí, muitos estúdios se aproveitaram para produzir filmes baseados nos heróis da Marvel. A Fox construiu seu universo com os X-Men e Deadpool, a Universal se aventurou com o Hulk, a Sony tem o seu Homem-Aranha.
E por fim, a Marvel Studios chegou para iniciar a tendência dos universos compartilhados. Obviamente, todas elas possuem em comum a mesma coisa: a tarefa de adaptar famosas HQs da Marvel. Sem essas histórias, não teríamos esses personagens e nem os filmes.
Pensando nisso, separamos as 9 principais HQs que foram adaptadas nos cinemas e séies de TV. É claro que muita coisa não sai como deveria, mas a ideia está lá! Bora pra lista:
Homem-Aranha: Nunca Mais!
Em 1967, tivemos a pequena trilogia nas HQs chamada de ‘Homem-Aranha: Nunca Mais’, entre julho e setembro daquele ano.
Na HQ, Peter Parker desiste de ser o Miranha, devido à perseguição que ele enfrenta do público, autoridades e todos que o tacham de criminoso. Essa história dos anos 60 virou um verdadeiro clássico, e ainda mais: trouxe também a primeira aparição do Rei do Crime nas HQs!
Você já deve ter percebido, a história foi uma das bases para o roteiro de Homem-Aranha 2, filme de 2004 estrelado por Tobey Maguire. Só que aqui, o herói perde seus poderes por questões emocionais, envolvendo muito de suas relações pessoais, mas também com o ódio público pelo Miranha.
Dias de um Futuro Esquecido
Os X-Men são cheios de histórias e arcos épicos, assim como histórias dramáticas e com um profundo desenvolvimento social e político. Misturando um pouco de tudo isso e ficção científica temos a clássica ‘Dias de um Futuro Esquecido’.
O arco aconteceu durante 2 edições de Os Fabulosos X-Men, da edição #141 até a #142, no começo de 1981. A trama mostra um futuro distópico onde os mutantes são caçados e encarcerados em campos de concentração. Até que uma adulta Kitty Pryde envie sua consciência até o seu corpo mais jovem, no passado, para tentar convencer os X-Men e impedir que um momento importante para esse futuro trágico, aconteça.
Uma das histórias mais importantes dos X-Men, foi adaptada na animação dos anos 90 e também no filme de 2014 (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), combinando a continuação de X-Men: O Confronto Final e X-Men: Primeira Classe em um só filme. Foi também o filme de maior bilheteria dos mutantes na Fox!
Velho Logan
Logan é considerado um dos melhores filmes da Marvel. O longa também marcou a despedida de Hugh Jackman como o Wolverine nas telonas. Apesar de muitas mudanças, o filme é na sua maioria baseado na trama de Velho Logan.
HQ de 2008, escrita por Mark Millar. A história trouxe uma versão distópica de todo o universo Marvel, inundado por caos e dominado pelos vilões, por exemplo: o Caveira Vermelha se proclama Presidente dos EUA.
Apesar do filme não trazer um mundo tão caótico, a base é a mesma. Enquanto os mutantes foram extintos no filme, na HQ a maioria dos heróis foram mortos. E o Logan aceita uma missão de estrada com um velho – e cego – Gavião Arqueiro para levar uma encomenda misteriosa.
Gavião Arqueiro foi trocado por um velho Professor Xavier, cuja história foi fundida com a participação do MYSTÉRIO na HQ. Já que nos quadrinhos, o Mystério faz uma ilusão na cabeça do Wolverine, que acaba matando todos os mutantes da Mansão X.
No filme, foram os poderes descontrolados do Xavier que mata todos os moradores da mansão.
Guerra Civil
Entre 2006 e 2007, tivemos o famoso arco das HQs: ‘Guerra Civil’. A trama segue uma lei aprovada pelo governo dos EUA após um acidente, que obriga que super-heróis se registrem. Caso contrário, seriam considerados criminosos.
O que polariza os heróis que são a favor e os que são contra essa lei, com grupos liderados pelo Homem de Ferro e o Capitão América. A HQ escrita por Mark Millar mexeu com TODO o universo Marvel, envolvendo personagens como Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Justiceiro, Doutor Estranho e muitos outros.
Uma versão bem reduzida dessa trama foi adaptada nos cinemas em Capitão América: Guerra Civil. Apesar de não conter a mesma dimensão de milhares de heróis, o filme construiu muito bem a tensão entre as equipes polarizadas e o debate político, assim como a liderança dos grupos pelo Homem de Ferro contra o Capitão América.
Desafio Infinito / Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita é um dos principais filmes da história da Marvel, assim como o mais épico. Porém, apesar do título, a trama do filme é baseada em uma outra HQ: Desafio Infinito!
Que é a saga de HQs escrita por Jim Starlin em 1991, que mostra a caçada de Thanos para reunir as Seis Joias do Infinito (ou Gemas) com o intuito de conquista a Lady Morte, personificação física da Morte no universo Marvel.
Fragmentos da história foram adaptados no filme de 2018, com a queda do Surfista Prateado no Sanctum do Doutor Estranho para avisar da chegada de Thanos, que no filme ocorreu com o Hulk. E, é claro, o poderoso Estalo dado por Thanos que elimina metade da vida do universo.
Nas HQs, a Guerra Infinita ocorre DEPOIS do Estalo de Thanos, e se desenrola em cima de Adam Warlock, que roubou a Manopla com as Joias.
A saga das HQs trazem muitos outros personagens que não estão nos filmes, como o próprio Warlock e até o demônio Mefisto. Bem diferente, né? Mas a essência ainda está lá.
Era de Ultron
Em 2013, a Marvel lançou uma saga ambiciosa e apocalíptica (tal como Dias de um Futuro Esquecido). Em um futuro caótico, Ultron volta à Terra e consegue escravizar toda a humanidade, botando vilões para trabalharem ao seu favor.
Os heróis vivem escondidos e no meio do caos, tentam dar um jeito no poderoso e tecnológico vilão. A HQ foi escrita por Brian Michael Bendis, e no mesmo ano, foi anunciado o filme Vingadores: Era de Ultron.
Que apenas pegou o nome emprestado, sem adaptar a trama de fato. O que é uma pena…
A Queda de Murdock
Nos anos 80, o lendário Frank Miller trouxe um dos arcos mais pesados e violentos das HQs da Marvel. ‘A Queda de Murdock’ ocorreu entre as edições #227-233 do Demolidor, em 1986.
E a história é bem pesada. Já que ela mostra que após deixar de trabalhar na firma de Matt Murdock e Foggy Nelson, Karen Page investe em uma carreira como atriz. Ela tem certo sucesso, até ficar viciada em heroína e no México, virar atriz de filmes pornô.
Então, ela vende a informação de que Matt Murdock é o Demolidor, em troca de mais uma dose de heroína. É aí que a informação vai parar até o Rei do Crime, que faz todo um esquema para destruir a vida do advogado e vigilante.
Parte da trama foi adaptada na terceira temporada da série do Demolidor na Netflix. Apesar de não ter sido vendido, Wilson Fisk descobre a identidade de Matt, e faz um esquema para destruir sua vida publicamente.
A entrada de Matt na temporada, sobrevivendo dos escombros do prédio no final dos Defensores, veio diretamente de ‘A Queda de Murdock’, quando Fisk explode o prédio de Matt, para dizê-lo que ele SABE de sua identidade.
O Visão e a Feiticeira Escarlate
Terminando a lista com mais uma série, WandaVision é uma das produções mais criativas e surpreendentes do MCU. A série do Disney+ surpreendeu os fãs ao cair de cabeça na pegada de simular sitcoms dos anos 50 em diante, com um mistério que só foi ser resolvido no final da temporada.
Apesar da trama criativa e ousada, muitos elementos vieram de 3 grandes HQs. A principal delas é ‘O Visão e a Feiticeira Escarlate’, A série de HQs dos anos 80 mostra Wanda e o Visão tentando viver uma vida comum no subúrbio americano, gerando intrigas com a vizinhança que não os quer por lá.
É dessa HQ que surge a gravidez milagrosa de Wanda, e o nascimento dos gêmeos Billy e Tommy. A HQ também conta com a bruxa Agatha Harkness, que é responsável por sumir com os filhos da Wanda, gerando muitas consequências no futuro.
Outras HQs importantes com influência visível na série são ‘VisionQuest’ (onde a Wanda vai atrás do corpo do Visão após sua morte), ‘Visão’ (HQ de 2015 que mostra o sintezóide criando uma família perfeita e ordinária) e ‘Dinastia M’ (que retratava os surtos de Wanda que alteraram a realidade do universo Marvel).
A Saga da Fênix
Um dos arcos mais famosos de toda a história das HQs, com certeza é a Saga da Fênix Negra! A primeira parte do arco veio nas edições #101-108 da HQ dos X-Men, entre 1976 e 1977. Essa parte mostra Jean Grey sendo possuída pela entidade da Fênix.
E em 1980, entre as edições #129 e 138, tivemos a chegada da Fênix Negra, com a entidade transformando a mutante em uma das maiores ameaças do universo. A trama tem uma escala épica e envolve raças alienígenas como Skrulls, Krees e principalmente os Shi’ar.
Infelizmente, a maior saga dos X-Men foi adaptada DUAS VEZES nos cinemas. E nenhuma delas deu certo… A primeira foi em X-Men: O Confronto Final, de 2006, que é um bom filme, mas muito aquém da trama, e peca pela falta de fidelidade.
Anos depois, tivemos X-Men: Fênix Negra, que veio como tentativa de recompensar os fãs pelo erro original. Só que dessa vez, foi pior! Apesar de termos alguns elementos das HQs, como a chegada da Força Fênix pelo espaço indo de encontro com Jean Grey e a presença dos aliens. Mas tirando isso, tivemos um dos filmes mais fracos dos mutantes na antiga Fox.
Para mais curiosidades sobre filmes, HQs e séries, fique de olho aqui no Legado da Marvel!
LEIA TAMBÉM!
Vingadores 5 e todos seus heróis: a nova formação da equipe da Marvel
Loki, a série da Marvel, foi inspirada no Quarteto Fantástico – Entenda
12 SPOILERS que você precisa saber sobre a série do Loki
Loki foi um dos primeiros projetos da Marvel Studios para o Disney+ a terem sido anunciados. A série é continuação direta da cena de Vingadores: Ultimato, onde o Deus da Trapaça foge com o Tesseract! O elenco conta, obviamente, com Tom Hiddleston como Loki, Sophia Di Martino (Lady Loki), Owen Wilson (Mobius M. Mobius), Gugu Mbatha-Raw e Richard E. Grant.
Portanto, a série lidará com as consequências da viagem no tempo dos Vingadores, e terá o Loki trabalhando ao lado da TVA (Agência de Variação Temporal). Isso mesmo, ela é toda sobre viagem no tempo e terá 6 episódios, contando com roteiro de Michael Waldron (Rick and Morty). Enquanto Kate Herron (Sex Education) assume a direção de todos os episódios. E está confirmado: a série chega ao Disney+ em 9 de junho de 2021, com episódios novos TODA QUARTA-FEIRA!
Os comentários desse post foram encerrados.