Ator revela que Marvel se preparou para o fracasso do Homem de Ferro

Robert Downey Jr., o Homem de Ferro, revela segredos da produção do primeiro filme do MCU e fala como o estúdio se preparou para um fracasso.

Ator revela que Marvel se preparou para o fracasso do Homem de Ferro

O primeiro filme do Homem de Ferro, lançado em 2008, foi quem deu início a tudo que temos no Universo Cinematográfico da Marvel que temos hoje em dia. Mas, na época, tudo sobre filmes de herói era bem diferente.

  LEIA TAMBÉM!

Conversando com Chris Gardner, do The Hollywood Reporter, Robert Downey Jr., o Homem de Ferro, foi convidado a expandir uma citação anterior que ele havia dado na qual ele comparou fazer o blockbuster de 2008 a “fazer [sua] versão de um filme de grande orçamento de Robert Downey Sr.”:

“Outra história de círculo completo. Troquei minha obsessão anterior por uma obsessão por esse papel e consegui-a — e para que não nos esqueçamos, era Favreau que estava pressionando por mim, mas sabia que tinha que fazer política ou não teria alavancagem para seguir em frente. Então, avançamos para lançar uma versão histórica do que agora é o universo cinematográfico com [Jon] Favreau e eu essencialmente fazendo nossa versão de um filme sênior de grande orçamento [Robert Downey]. Com todos os modelos de um filme de gênero, com a nossa intenção de torná-lo o mais comercializável possível.”

Ele também revela que as expectativas para o filme eram baixas dentro do estúdio e então o elenco e a equipe “foram um pouco deixados sozinhos” para desenvolver o projeto:

“Bem, quero dizer, em primeiro lugar, poucas pessoas estavam pensando que o Homem de Ferro teria um fim de semana de abertura ou faria muita coisa, então ficamos um pouco sozinhos.”

Ele continuou dizendo que o filme estava “pronto para ser cancelado” se não desse certo e trouxesse gastos demais:

“Eu descubro mais a cada dia sobre como essa coisa foi financiada, estava basicamente pronta para ser cancelada se afundasse.”

O fato do estúdio não ter muitas expectativas sobre o filme, acabou dando muita liberdade para a equipe criativa trabalhar da forma que quisesse (algo bem diferente do que vemos na Marvel nos dias atuais):

“E assim foi a coisa perfeita onde não havia muitos olhos criativamente agressivos em nós. E no momento em que eles nos deram, era como artistas unidos, como os lunáticos assumissem o asilo.”

Robert Downey Jr. lembrou as palavras do ator de Obadiah Stane, Jeff Bridges, que comparou o processo a “fazer um filme independente de US$ 200 milhões”:

“E eu também me lembro de Jeff Bridges, ele ficou tipo, ‘homem, estamos fazendo um filme independente de US$ 200 milhões, cara.’ E havia apenas aquela sensação de que, é claro, era muito mais organizado.”

É louco imaginar que um filme no qual o estúdio não estava dando muita confiança rendeu ao mundo o maior universo cinematográfico compartilhado de todos os tempos e em constante expansão.

Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

MAIS SOBRE HOMEM DE FERRO

A última aventura do herói foi em Vingadores: Ultimato, o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. O longa conquistou o recorde de maior bilheteria da história do cinema em 2019, até perder o posto novamente para Avatar em 2021. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pelo Disney+!

Redator dos Legados da Marvel e DC. Fã de cultura pop e obcecado por assuntos como heróis, Harry Potter e The Last Of Us e com uma seção reservada para o Doutor Estranho no coração de fã.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.