Atriz de Vingadores responde acusação e arrependimento da Marvel

Você deve ter visto aqui no site uma declaração bem sincera de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, acerca de uma antiga polêmica do MCU e uma das grandes surpresas de Vingadores: Ultimato. Afinal, a troca de etnia de um personagem icônico dos quadrinhos gerou certa polêmica.

E só anos depois o chefão do estúdio falou sobre o erro nesse tipo de mudança. Estamos falando da Anciã, personagem interpretada por Tilda Swinton. Tilda é uma grande atriz e sua interpretação foi absurdamente elogiada por todos.

Porém, é inegável que é um problema o fato da Marvel não ter escolhido um ator ou atriz asiática para o papel, e ter escalado uma atriz britânica. O chamado ‘whitewashing’ ganhou mais força agora que a Marvel está se redimindo com o elenco majoritariamente asiático de Shang-Chi.

Pouco tempo depois da declaração de Feige, eis que a própria Tilda finalmente comentou sobre a polêmica. Confira o que ela disse:

“Fiquei muito grata que ele disse isso. Eu lembro de ter essa dúvida na minha mente naquela época, e à resposta pública à ideia de uma mulher escocesa interpretar essa personagem. E estar ciente de que não havia nenhuma resistência, houve uma boa recepção.

Que mudou em determinado momento, por ótimas razões e pelas quais eu tenho muita simpatia. […] Diversidade é bastante a minha zona de conforto. A ideia de ser pega no lado errado desse debate é um pesadelo para mim.

Atriz fez sua estreia em Doutor Estranho e foi elogiada no filme dos Vingadores

[…] Eu fiz uma decisão questionável de pedir ajuda a alguém de uma certa maneira. Que foi ingênua e confusa, o que resultou na sua má compreensão. Eu estava envergonhada por talvez ter entrado num beco sem saída em começar a corresponder a isso. Mas além disso, eu tenho zero arrependimentos.

Foi um momento agitado… Mas o jeito em que as pessoas são ouvidas é se pronunciando e ficando agitado. Às vezes, as coisas precisam ficar bagunçadas.”

A escalação de Tilda foi uma das mudanças que não envelheceram tão bem. Mas é bacana que antes tarde do que nunca, os erros sejam reconhecidos publicamente e eles se esforcem para fazer direito nas próximas vezes.

Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações.

 

        LEIA TAMBÉM!

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Conquistou o recorde de maior bilheteria da história do cinema em 2019, até perder o posto novamente para Avatar em 2021. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pelo Disney+!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Sair da versão mobile