Coração de Ferro é vítima da bagunça atual da Marvel Studios

3 anos após as suas filmagens, Coração de Ferro estreou em 2025 no Disney+ - mostrando ser uma vítima da bagunça atual da Marvel Studios.

Coração de Ferro é vítima da bagunça atual da Marvel Studios

Foi em 8 de fevereiro de 2021 que a Marvel Studios anunciou que estava produzindo a série Coração de Ferro para o Disney+, com Dominique Thorne como Riri Williams.

Naquela época, o MCU abordava as suas séries de uma maneira completamente diferente. Elas eram tratadas como “eventos de 6 episódios” – quase como um filme de 3-4 horas de duração.

Vimos esse formato de séries em sucessos como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, as duas temporadas Loki, e algumas outras.

Coração de Ferro começou as suas filmagens no começo de 2022, e seguiu supostamente até o final daquele ano. E desde então, durante esses 3 anos, a série ficou em uma geladeira de lançamentos da Marvel Studios – que neste tempo passou por diversas mudanças.

Hoje, em 2025, as séries sequer carregam o termo “Marvel Studios”. Hoje elas são parte da “Marvel Television”, uma parte da Marvel dedicada somente à séries.

Atualmente, a Marvel trata as séries como produções televisivas de fato – e não mais como “filmes de 6 episódios”. Já odemos reparar nesta mudança em Demolidor: Renascido, que estreou em março deste ano.

A Marvel se reestruturou completamente desde as gravações de Coração de Ferro. Agora o estúdio está focando menos em conectividade com o MCU em suas séries. E tornando elas como algo mais à parte, sem necessidade de conexão.

Coração de Ferro parece datada mesmo em sua estreia

Não é exagero dizer que Coração de Ferro deve marcar a última grande produção da Marvel para o Disney+. Com “grande produção”, quero dizer numa escala de cinema, com efeitos especiais caros e bem feitos. Afinal, se tem uma coisa que não se pode reclamar na série, é o CGI.

E é exatamente isso que a torna extremamente datada, mesmo você assistindo no lançamento, tudo ali não parece se encaixar dentro do MCU atual.

Afinal, como é que você vai sentir o peso das consequências do final da série, com Riri Williams fazendo um acordo com o Mefisto, se atualmente não temos sequer uma 2° temporada ou um filme continuação (tipo Multiverso da Loucura foi para WandaVision)?

Tudo na série parece que não terá nenhuma exploração futura no MCU, visto que atualmente a Marvel Studios está se concentrando 100% em entregar os filmes dos Vingadores estrelando Robert Downey Jr. como Doutor Destino.

Pois é, vale lembrar que quando Coração de Ferro começou a ser desenvolvida, Kang sequer havia sido introduzido no MCU (foi introduzido no final da 1° temporada de Loki, no meio de 2021).

Coração de Ferro é uma série que foi produzida e roteirizada quando os planos da Marvel ainda eram lançar Vingadores: Dinastia Kang. Se o Mefisto tinha alguma participação, certamente seria nesse filme que nunca existiu.

Agora com os Irmãos Russo assumindo os próximos 2 Vingadores – totalmente remodelados com o Doutor Destino -, como é que podemos acreditar que veremos Mefisto e a continuação do arco de Riri Williams?

Coração de Ferro infelizmente é uma vítima de mudanças da Marvel

No atual cenário da Marvel, que ainda nem apresentou seu vilão Doutor Destino, o estúdio não tem espaço para encaixar Mefisto e um arco da Riri Williams como sua agente.

A Marvel neste momento está ocupada demais tentando acertar para Vingadores: Doomsday, que trará diversos nomes do elenco do X-Men. Como é que podemos esperar Mefisto neste filme? Simplesmente não teremos, porque não há espaço.

Mas você deve estar pensando ao ler esta matéria: “Legado, a Marvel vive regravando suas séries. Como esta demorou 3 anos para lançar, certamente devem ter regravado algo para caber no futuro do MCU”… érh, negativo.

Foi revelado recentemente que Coração de Ferro bateu um recorde na Marvel Studios: série que menos precisou de dias de regravações. Ela teve apenas 2 dias de refilmagens, e só perdeu para a 2° temporada de Loki, que não teve nenhuma regravação.

Com apenas 2 dias de duração, as regravações devem ter servido para incluir 1 ou 2 cenas adicionais, ou algumas shots rápidas. Nada que impacte a estrutura da história da série.

E quando você liga os pontos, por exemplo: série foi lançada numa tacada de 3 e 3 episódios, seu marketing foi bem silencioso… a sensação que fica é que a série foi descartada, pois não se encaixa no futuro do MCU atual.

Eu espero estar errado

Eu espero de verdade que tudo o que eu esteja desabafando neste artigo seja apenas coisas da minha cabeça. Que Mefisto e a Riri Williams sejam extremamente explorados com seus arcos em Vingadores: Doomsday, mas no cenário atual, isto é inviável.

Como um filme que vai apresentar um novo vilão para a Marvel perderia tempo trazendo o Mefisto e um arco da Riri Williams… em uma série que foi lançada praticamente como descarte? Não faz sentido, caro leitor.

A esperança que eu tenho, quase como uma luz no final do túnel, é que Mefisto, Riri Williams, e Capuz tenham uma merecida continuação após esses 2 próximos Vingadores estrearem.

Que após Guerras Secretas a Marvel explore todas as pontas soltas que Coração de Ferro deixou. Seja em uma nova temporada, ou seja nos cinemas.

Você gostou da série? Comente comigo logo abaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel em 2017.
Leia também
Sair da versão mobile