Deadpool 2 e o problema da classificação indicativa no Brasil!
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Ah, a classificação indicativa. Aquela coisa que aparece antes das novelas ou filmes na televisão, e que sempre vemos nos cinemas. Mas como o próprio nome diz, ela é indicativa, apenas indicativa. Ela não evita ninguém de poder assistir o que quer… menos a última delas.
LEIA TAMBÉM!
-
Pantera é um dos raríssimos filmes a ficar no TOP 10 por 13 semanas!
-
“Sucesso vs. Fracasso total”, diz Josh Brolin em comparação entre Marvel e DC!
E o que Deadpool 2 tem haver com isso? Bom, tudo. O filme recebeu uma classificação indicativa de 18 anos no Brasil, o último (e talvez o único?) filme de super-heróis que havia recebido uma classificação dessas foi Watchmen – O Filme, lá pra 2009. “Mas, Legado, eu vou com um maior de 18 anos… então eu estou tranquilo para essa tal de Lei aí”. Errado, amigo. Vou te explicar uma coisa!
Vamos entender mais um pouco a classificação indicativa brasileira. Tem a de 10 anos, a de 12 anos, a de 14 anos e a de 16 anos. Essas quatro você pode assistir se estiver uma pessoa da idade sugerida ou mais presente com você. Ou seja, uma adolescente de 17 anos pode ser o responsável de um de 15 no cinema quando a classificação indicativa for de 16 anos (já aconteceu comigo), mas “e a 18 anos?”, você deve estar pensando. Bom… para a de 18 anos é, por Lei, não permitido que a pessoa entre nem com acompanhamento de amigo, pai, mãe ou qualquer pessoa acima de 18 anos.
O cinema tem como Lei do Ministério da Justiça não permitir a entrada de alguém de menor numa sessão de um filme com classificação indicativa para 18 anos. Exatamente por isso que pouquíssimos filmes pegam essa indicação no Brasil. Ou pode acontecer uma choradeira do estúdio até que se mude ela, como aconteceu com Cinquenta Tons de Cinza. Então, ao menos eu espero que a Fox Brasil irá recorrer e chorar muito para que essa classificação seja diminuída para 16 anos, a que o primeiro filme pegou e conseguiu um sucesso imenso com o público jovem.
Com vocês já informados dessa Lei, precisamos falar sobre o quão bizarra ela é. Impedir que o público do filme, que vamos combinar, é jovem, de assistir por conta de classificação indicativa é pura baboseira em pleno 2018, com a internet explodindo e filmes inadequados podendo ser assistidos por qualquer um. Quem tem que tomar conta do que o filho assiste ou não assiste, são seus pais. E se os pais derem o seu consenso, ou melhor, levarão seus filhos para assistirem o filme, eles permitiram que os filhos assistam. Não há leis que deveriam impedir isto, Ministério da Justiça.
Outro problema da classificação indicativa é a de que tipo, Deadpool 2 tem a mesma classificação indicativa dos pornôs que passam no Telecine Action de madrugada. Tá ligado no quão bizarro é isso? Se um filme do Deadpool e pornô estão com a mesma classificação, tem algo muito errado com a Lei. Mas, lembre-se que este texto todo já é contando com a possível ideia de que todos os cinemas irão cumprir as leis. Mas será que todos eles irão MESMO cumprir?
Cada cinema tem o seu tipo de fiscalização. Cada cinema tem o seu modo de agir. Já fui em cinemas em que a carteirinha de meia entrada é exigida tanto na hora de comprar na bilheteria, tanto na hora de entrar na sala. Já fui em cinemas em só olharam só para a minha cara (depois de eu chorar muito) e decidiram que era meia. A Lei é falha, como tudo neste país. Ou melhor ainda: muitos cinemas não irão querer perder um grande público só pela classificação indicativa. É só… fingir que ninguém viu.
Mais ou menos o que aconteceu com a venda de ingressos de Nada A Perder e os Os 10 Mandamentos, que salas estavam esgotadas para uma sessão vazia. Rolou uma espécie de fraude na venda de ingressos/público presente, mas quem é que fala alguma coisa sobre? Não é crime se não há comprovação de que aconteceu, né? Então, você de menor que está lendo este texto, não desista. Vá para o cinema assistir Deadpool 2, tente enganar comprando uma inteira e vê no que dar.
Mas! A polêmica não tem fim. Na pré-venda, antes mesmo do filme ser sequer classificado, a Fox iniciou as vendas de ingressos do filme, com a classificação indicativa em 16 anos (novamente, ela nem havia sido anunciada pelo Ministério da Justiça). E agora, o que vai acontecer com as pessoas de menores que já compraram seu ingresso para assistir quando a classificação era de 16 anos e na semana de estreia mudou para 18?
Seria culpa do cinema e da Fox Brasil de terem iniciado uma pré-venda sem a classificação indicativa definida. Ou pior, vender uma classificação indicativa sugerida, permitir que o público de menor compre, para depois mudar na semana da estreia. Se pessoas com ingressos forem impedidas de entrar na sala, isso será um vexame de nível desproporcional. Acredito que a Fox Brasil esteja tentando corrigir isso até às 20 horas da noite de hoje, que é quando começam as primeiras sessões de pré-estreias do filme.
“Mas o que o filme tem de tão pesado?”, você deve estar se perguntando. Segundo o Ministério da Justiça, a classificação foi para 18 anos por conter “Drogas, Violência Extrema e Conteúdo impactante”. Vale lembrar que nas primeiras sessões do filme, os americanos falaram que o filme foi ao limite da classificação indicativa, então será que realmente foi necessário usar a mesma classificação indicativa usada para um filme pornô? Fica a dúvida, que eu irei descobrir apenas mais tarde quando assistir ao filme.
E vou acrescentar que nessa mesma busca que trouxe alguns prints de pessoas indignadas, que compraram com classificação para 16 anos e agora ela mudou repentinamente, li também muitos comentários de gente comemorando a classificação. É sério que você comemorou que um filme que você gosta, será impedido de que seu MAIOR público assista? Acho que o nível de babaquice foi redefinido para essas pessoas. Ao menos aqui no Legado da Marvel, se a gente gosta de uma coisa de qualidade, a gente apoia até o final, seja em tudo, até em bilheteria. E se a coisa é ruim, a gente massacra, que nem Inumanos.
Fã que é fã torce para o sucesso de conteúdo bem feito, não comemora o fato de que o grande público não poderá assistir. Isto é apenas… babaquice. Mas a internet é cheia disso, né? Mas enfim, o que você achou dessa longa treta sobre a classificação? Acredita que a Fox irá conseguir reverter, assim como a Universal conseguiu com Cinquenta Tons de Cinza? Deixe nos comentários!
E se de menor ou não, vamos todos tentar ir aos cinemas assistir ao filme a partir de hoje, às 20 horas da noite! Leia a sinopse do filme: “Após sobreviver a um quase fatal ataque bovino, o desfigurado chefe de cafeteria Wade Wilson luta para realizar seu sonho de se tornar o mais gostoso bartender do Mayberry’s enquanto também aprende a superar a sua perda de paladar. Procurando reconquistar seu tempero para a vida, assim como um capacitor de fluxo, Wade deve enfrentar ninjas, a Yakuza, e uma matilha de cães sexualmente agressivos, enquanto percorre o mundo para descobrir a importância da família, amizade e do sabor… encontrando um novo gosto para aventuras e ganhando o titulo de Melhor Amante do Mundo”.
Deadpool 2 conta com o retorno de Ryan Reynolds como Wade Wilson/Deadpool, Morena Baccarin como Vanessa, T.J. Miller como Weasel, Karan Soni como Dopinder, Stefan Kapicic como Colossus, Brianna Hildebrand como Míssil Adolescente Megasônico, e também temos os novatos no elenco, Josh Brolin como Nathan Summers/Cable, Zazie Beetz como Domino e Terry Crews em personagem ainda não revelado. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de maio de 2018. Leia mais: Primeiras reações de Deadpool 2 estão no ar! Venha ler!
Veja a nossa galeria do filme:
[URIS id=6634]