Deadpool 2 supera o primeiro e é o maior filme dos X-Men globalmente!
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Graças a uma ajuda da bilheteria chinesa, tão cobiçada pelos estúdios hollywoodianos, Deadpool 2 foi capaz de ultrapassar a bilheteria global de seu antecessor: são US$ 784 milhões para o segundo longa do Mercenário Tagarela contra US$ 783 milhões do primeiro.
Como eu expliquei na semana passada, Deadpool 2 ganhou uma versão intitulada Era Uma Vez um Deadpool que eliminava as cenas mais brutais e politicamente incorretas, efetivamente tornando o longa adequado para menores de idade. Tal versão foi feita com o objetivo de ver se o anti-herói, conhecido por sua boca suja e humor adulto, funcionaria em um filme para menores de idade, e também para que o longa pudesse ser exibido na China.
O país oriental mantém uma censura bastante restrita sobre os filmes que podem ou não estrear lá, impedindo a entrada de filmes mais pesados. Entretanto, como Era Uma Vez um Deadpool corta todas as cenas que faziam de Deadpool 2 um filme para maiores, então sua entrada na China acabou sendo permitida.
A Fox, que está prestes a deixar de existir como um estúdio separado, certamente deve ter ficado com inveja de Venom, outro anti-herói da Marvel que desagradou os fãs ao optar por ser liberado para menores de idade, mas que com isso teve sua entrada na China garantida e faturou absurdos por lá. Mas a estratégia do estúdio de simplesmente recortar um filme para maiores e torná-lo adequado para menores não enganou ninguém na China.
O longa, afinal, tem desempenhado até o momento de forma bem fraca no país quando comparado com outros filmes de heróis. Em seu segundo fim de semana de exibição no país, Era Uma Vez um Deadpool caiu para a segunda posição e faturou mais US$ 6,8 milhões na China. No total, o filme possui US$ 40,6 milhões na bilheteria chinesa, enquanto some rapidamente das salas do país.
É um total bem abaixo do que os filmes de super-herói costumam faturar no país. Para se ter uma ideia, Era Uma Vez um Deadpool faturou em duas semanas bem menos do que longas como Pantera Negra (US$ 65,1 milhões), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (US$ 69,2 milhões), Thor: Ragnarok (US$ 53,3 milhões), Homem-Formiga e a Vespa (US$ 66,6 milhões), Venom (US$ 107,6 milhões) e Aquaman (US$ 93,3 milhões) conquistaram em seus fins de semana de estreia na China. Dessa forma, para os padrões de um filme de heróis recente entre o público chinês, o Mercenário Tagarela está sendo comparativamente rejeitado.
Claro, a ótima performance de Deadpool 2 antes da Fox resolver lançar a versão para menores já indicava que o anti-herói não precisava da China para ser considerado um sucesso. Existem uma série de filmes, como Círculo de Fogo, Warcraft e mais recentemente Bumblebee, que precisaram de ser resgatados pela bilheteria chinesa para não serem considerados fracassos absolutos, porém os dois Deadpool mostraram que é possível faturar horrores ao redor do mundo mesmo sem passar na censura da China.Tal como Star Wars, Deadpool é uma franquia bem sucedida o bastante globalmente para que qualquer dólar que venha da China seja considerado mais um bônus do que um rendimento necessário.
Seja como for, se Deadpool 2 absolutamente não precisava da China para ser considerado um sucesso, ao menos os cerca de US$ 40 milhões que faturou por lá agora oficializam o longa comandado por David Leitch como o maior da franquia dos X-Men na bilheteria global. Também pudera: unindo a massiva performance do longa mundialmente com mais um bônus vindo da China (que, é sempre bom lembrar, o primeiro Deadpool não teve), ficou fácil para que Deadpool 2 assumisse a coroa do primeiro filme.
Agora Deadpool 2 é a 20ª maior bilheteria mundial para um longa de super-heróis e a 13ª para um filme solo, atrás dos três Homem-Aranha de Sam Raimi, Mulher-Maravilha, Venom, Thor: Ragnarok, De Volta ao Lar, os dois últimos Batman de Christopher Nolan, Aquaman, Homem de Ferro 3 e Pantera Negra. Nada mal para o Mercenário Tagarela, que ao longo de dois filmes faturou mais de US$ 1.5 bilhão mundialmente.
O problema é se isso der uma falsa sensação de segurança aos estúdios hollywoodianos de acharem que basta remover as cenas mais pesadas de seus filmes para garantir os tão sonhados dólares da bilheteria chinesa. O público de lá já demonstrou que é inteligente e que não cai nesse tipo de estratégia barata para ganhar dinheiro. Então, se algum outro estúdio quiser tentar algo parecido, provavelmente verá seu longa ter uma performance decepcionante no país oriental.
E você, o que pensa sobre a Fox ter recortado seu filme para que ele pudesse chegar à China? Comente com a gente. 🙂