Doutor Estranho 2 seria um filme totalmente diferente – Relembre as mudanças

Antes da saída do diretor Scott Derrickson e do roteiro ser reescrito do zero, o segundo filme do Doutor Estranho era completamente diferente.

Doutor Estranho 2 seria um filme totalmente diferente - Relembre as mudanças

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi lançado em abril de 2022 e o filme acabou não agradando grande parte dos fãs mais harfcores do mago, além de deixar fãs da Feiticeira Escarlate irritados com a forma que abordaram a personagem nele.

      LEIA TAMBÉM!

Todas essas insatisfações se dão a diversos motivos, mas podemos resumir em um: mudança de diretor. Scott Derrickson, diretor do primeiro filme do Doutor Estranho, iria dirigir o segundo até sair por divergências criativas.

O filme dele seria bem diferente do filme que acabamos assistindo nos cinemas, já que foi reescrito do zero e dirigido por Sam Raimi. Com o passar dos meses, imagens conceituais mostram o que o filme de Derrickson seria, além de antigos rumores. Vamos relembrar todos eles e tentar imaginar como esse filme seria antes das mudanças.

A Feiticeira Escarlate não seria a vilã

Assim como artes conceituais da antiga versão do filme já mostravam, a Feiticeira Escarlate não seria a vilã do filme, na verdade ela faria parte de uma equipe mágica que seria reunida pelo Doutor Estranho para enfrentar Pesadelo, que seria o grande vilão (algo muito pedido e esperado pelos fãs há anos).

Essa equipe, como sugerida pelas artes, seria composta por Doutor Estranho, Wong, Feiticeira Escarlate e Mordo. Eles enfrentariam Pesadelo e, de alguma forma desconhecida, ao mesmo tempo, também estariam lidando com as incursões pelo multiverso.

Pesadelo

Como dito acima, Pesadelo seria o grande vilão do segundo filme. Scott Derrickson já havia comentado que gostaria de ter tido Pesadelo como vilão no primeiro filme, mas optou por não fazê-lo para focar na origem do Strange.

Scott finalmente conseguiria realizar o seu desejo e o dos fãs, com Pesadelo muito ligado à Wanda, a perseguindo atrás de poder. Obviamente Strange entraria no meio e aconteceriam diversas batalhas entre os dois, como algumas artes conceituais também mostram:

Pesadelo é o vilão mais clássico do Doutor Estranho, tendo feito sua estreia nos quadrinhos na mesma edição que Strange. Ele é uma entidade dos sonhos que extrai seu poder dos medos das pessoas durante seus sonhos. Ele é o ser soberano do Reino dos Pesadelos na Dimensão dos Sonhos.

Guerra multiversal

Em algum momento do filme veríamos vários universos se misturando, incluindo universos em diferentes períodos temporais, em um cenário com uma grande guerra entre eles, provavelmente algo ocasionado pelas incursões. Possivelmente essa cena/ideia foi descartada para deixar esse momento para algum dos futuros filmes dos Vingadores que também lidarão com incursões.

A história de Donna seria mostrada

No Multiverso da Loucura que assistimos nos cinemas, a triste história da morte da irmã do Strange, Donna, foi mencionada em uma linha de diálogo do filme, no entanto, na versão de Scott Derrickson, essa história seria mostrada em uma cena, como artes sugeriam.

Temos conceitos do set da fazenda da família do Doutor Estranho e do lago congelado onde Donna sofreu o acidente:

Assim como também temos artes conceituais dos visuais de Donna e do jovem Strange:

Como sugerido pela primeira arte, essa cena deveria acontecer como uma “tortura” de Pesadelo ao Strange, já que podemos ver o vilão montado em seu cavalo em uma das imagens conceituais do set, sendo uma espécie de “flashback”.

Scott Derrickson já havia gravado a cena da morte de Donna para o primeiro filme, porém, foi descartada. No segundo filme a cena teria a diferença de ter Pesadelo envolvido. O diretor sabia da importância da morte de Donna na vida de Strange e daria mais ênfase a isso.

Os Vishanti

Os patronos do Mago Supremo na Marvel, a trindade mística Vishanti, composta por Oshtur, Hoggoth e Agamotto, também apareceriam no filme de Scott Derrickson, no clássico jeito que a trindade aparece nos quadrinhos, como três cabeças gigantes.

 

Não sabemos o contexto da cena, mas a trindade mágica é muito importante para o mundo místico da Marvel e para as histórias do Doutor Estranho, além de serem altamente poderosos. Seria legal finalmente vê-los na tela com o merecido destaque para sua importância.

America Chaves?

Temos um fator curioso. Não sabemos se America Chavez estava ou não envolvida no filme de Scott Derrickson, já que em artes com certeza de pertencerem a versão de Scott, ela não aparece. Existem artes que mostram America presa por um vilão que pode ser Pesadelo, mas não temos certeza se era no filme de Scott:

Considerando que America estivesse no filme de Scott, seu papel deveria ser bem diferente do que vimos nos cinemas, sem Wanda vilã perseguindo a garota, provavelmente servindo mais como um recurso do roteiro para as viagens multiversais. Ou até mesmo com Pesadelo atrás de seu poder, ao invés de Wanda.

Um filme de terror

Sabemos que Multiverso da Loucura é um filme com elementos de terror, muito graças a direção de Sam Raimi. Mas Scott também é um grande diretor de filmes de terror e queria Doutor Estranho 2 com uma atmosfera totalmente puxada para esse gênero cinematográfico.

Com a adição de Pesadelo no filme, um vilão que usa o medo das pessoas contra elas, as possibilidades para um filme com um bom terror estava na mesa. A Marvel, aparentemente, não topou a ideia de um filme focado no terror, o que gerou o abandono de Scott do projeto e de todas as mudanças que aconteceram.

Mas ainda tivemos alguns “remendos”

O roteiro foi reescrito do zero por Michael Waldron, no entanto, com tudo mostrado aqui, podemos perceber que algumas coisas do filme de Scott acabou sendo “reutilizado”, mesmo que apenas em detalhes, no filme que foi lançado.

A cena da morte de Donna foi resumida em uma linha de diálogo, pesadelos foram abordados no filme, embora descritos como “visões de outras versões suas no multiverso”, as incursões continuaram sendo abordadas, assim como no filme de Scott, versões alternativas do Doutor Estranho aparecendo também foi um conceito aproveitado (não mencionado nesse artigo, mas já existia).

Com tudo isso dito, qual filme parece mais interessante para você, o visto nos cinemas ou o totalmente descartado pela Marvel após a saída de Scott Derrickson?

Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Escute o LegadoCast

MAIS SOBRE DOUTOR ESTRANHO 2

Doutor Estranho 2 faz parte da chamada ‘Trilogia do Multiverso’ do MCU, iniciada em WandaVision e continuada em Homem-Aranha 3! Com a saída do diretor Scott DerricksonSam Raimi (da trilogia do Homem-Aranha de Tobey Maguire) foi confirmado como o substituto na direção! O roteiro ficou por conta de Michael Waldron, que brilhou na série do Loki!

Confira a sinopse do filme: “Viaje para o desconhecido com o Doutor Estranho. Que com a ajuda de velhos e novos aliados místicos, atravessam as perigosas realidades alternativas do Multiverso para confrontar um misterioso novo adversário.”

Além do retorno de Raimi ao universo Marvel, o elenco conta com Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Elizabeth Olsen (Wanda), Benedict Wong (Wong), Chiwetel Ejiofor (Mordo), Rachel McAdams (Christine Palmer)  e Xochitl Gomez (America Chavez). E uma bomba: Patrick Stewart está confirmado e voltará como o Professor Xavier! O filme está disponível no Disney+! Confira a nossa crítica completa CLICANDO AQUI!

Redator dos Legados da Marvel e DC. Fã de cultura pop e obcecado por assuntos como heróis, Harry Potter e The Last Of Us e com uma seção reservada para o Doutor Estranho no coração de fã.
Leia também
Sair da versão mobile