Entenda por que o Homem de Ferro teve que morrer no MCU

Tendo a sua morte heroica em Vingadores: Ultimato, aqui estão os motivos que te explicam por que o herói teve que morrer no MCU.

Entenda por que o Homem de Ferro teve que morrer no MCU

A Fase 4 do MCU não teria o mesmo impacto sem a trágica morte do Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato.

Interpretado por Robert Downey Jr., o arco de Tony Stark se completa de forma catártica quando ele destrói Thanos e seu exército ao custo de sua própria vida.

Seu sacrifício em Vingadores: Ultimato é comovente e solidifica seu lugar como um dos super-heróis mais memoráveis do cinema, com seu legado ainda influenciando muitos arcos de história na franquia da Marvel Studios.

A jornada de Tony Stark e seu desfecho emocionante proporcionam um encerramento ideal para a primeira década de histórias brilhantes do MCU.

Isso permite que Thor, vivido por Chris Hemsworth, supere sua fase autodestrutiva, abre caminho para uma nova geração de heróis e posiciona o Doutor Estranho como um mentor questionável para Peter Parker.

No entanto, com a franquia agora explorando narrativas de multiverso, é inevitável pensar nos “e se” relacionados à sobrevivência do Homem de Ferro. E como isso poderia ter impactado a Fase 4 do MCU.

O Homem de Ferro teria sabotado o tom da Fase 4?

O Homem de Ferro teria sabotado o tom da Fase 4?

A decisão de Tony Stark de passar mais tempo com sua família em Vingadores: Ultimato indicava que sua aposentadoria estava próxima.

No entanto, dado que ele continuou a trabalhar em projetos paralelos, como a Armadura de Resgate de Pepper Potts. E possivelmente explorou a viagem no tempo após o estalo de Vingadores: Guerra Infinita, é provável que ele encontrasse novas maneiras de se envolver nos eventos cruciais da Fase 4 do MCU.

Isso, por sua vez, teria limitado o espaço para o desenvolvimento de uma nova geração de super-heróis. Ou mesmo para os antigos que tiveram seus próprios arcos catárticos na Fase 4.

Se Tony Stark tivesse sobrevivido aos eventos de Vingadores: Ultimato, ele certamente teria desempenhado um papel significativo em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Isso devido à sua conexão com a organização dos Dez Anéis.

Além disso, em Homem-Aranha: Longe de Casa, a presença de Tony teria tornado impossível para Mystério enganar Peter Parker, já que Tony reconheceria o vilão como seu ex-funcionário.

Consequentemente, os eventos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa não ocorreriam, pois são diretamente influenciados pelos acontecimentos de Longe de Casa.

Doutor Estranho, por sua vez, não teria aberto as portas para o multiverso, um elemento crucial para as histórias atuais e futuras do MCU.

Homem de Ferro merecia ser o maior herói da Saga do Infinito

Homem de Ferro merecia ser o maior herói da Saga do Infinito

Durante a Fase 3 do MCU, tanto o Homem de Ferro quanto o Capitão América eram figuras centrais dos Vingadores. Especialmente após os eventos de Capitão América: Guerra Civil.

Isso levou o público a especular sobre a possível morte de um deles. Embora a morte do Capitão América fosse igualmente impactante, ela seria mais previsível. Dado que Steve Rogers sempre foi um herói justo e disposto a se sacrificar.

Em contraste, o Homem de Ferro evoluiu de um playboy bilionário arrogante para um homem de família altruísta. Tornando-o um candidato mais surpreendente e digno de ser o maior herói da Saga do Infinito.

Como o Homem de Ferro, interpretado por Robert Downey Jr., foi o herói que deu início à franquia, é narrativamente mais simbólico que ele encerre a primeira era do MCU.

Prolongar sua presença além da Saga do Infinito diminuiria o impacto de sua trajetória marcante nas três primeiras fases.

Além disso, relegar o Homem de Ferro a um papel menor na Fase 4, após Vingadores: Ultimato, seria quase um desrespeito a tudo que Downey trouxe ao personagem.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: Screen Rant

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também