Filme chinês quebra recorde de bilheteria de Vingadores: Ultimato

Você já ouviu falar no filme Detective Chinatown 3? Provavelmente não, certo? Mas na China este filme é extremamente popular, de tal maneira que ele conquistou uma abertura maior que a do blockbuster da Marvel Vingadores: Ultimato.

O longa chinês, filmado com câmeras IMAX ao custo de US$ 117 milhões, arrecadou nada menos que US$ 398 milhões em apenas um fim de semana na China. Trata-se da maior abertura em um único território da história, superando os US$ 357 milhões que Ultimato conquistou nos Estados Unidos e Canadá em 2019. 

Em exibição apenas na China, Detective Chinatown 3 alcançou o posto de 10ª maior abertura global da história, empatado com Velozes & Furiosos 7. À sua frente, estão apenas longas que abriram em praticamente todo o planeta no mesmo fim de semana, como Batman vs Superman (US$ 422 milhões), Star Wars: Os Últimos Jedi (US$ 451 milhões) e Capitã Marvel (US$ 457 milhões). 

Em outras palavras, Detective Chinatown 3 conquistou apenas na China uma abertura comparável a de filmes que estrearam em todo o globo.

Para quem não conhece, o longa é uma comédia de aventura na qual um jovem prodígio (interpretado por Liu Haoran) e seu tio trapalhão (Wang Baoqiang) precisam resolver mistérios. O primeiro filme da franquia abriu na China no dia de Natal em 2015 e arrecadou bons US$ 125 milhões. Já o segundo estreou em 2018 com imensos US$ 156 milhões e encerrou sua carreira com US$ 544 milhões. 

A antecipação pelo terceiro longa era claramente altíssima na China. Para se ter uma ideia, ele arrecadou em sua primeira sexta-feira US$ 162 milhões, mais do que os US$ 157 milhões de Ultimato em seu primeiro dia nos EUA e Canadá. Ou seja, não apenas ele arrecadou em um único dia mais do que seu antecessor faturou durante o primeiro fim de semana, como também obteve o recorde de maior primeiro dia em um único território.

Atualmente a 13ª maior bilheteria da história da China, Detective Chinatown 3 certamente vai se tornar uma das maiores arrecadações de todos os tempos em um único país. Caso ele chegue aos US$ 725 milhões, será a quinta maior bilheteria em um território da história, atrás dos americanos Avatar (US$ 760 milhões), Ultimato (US$ 858 milhões) e O Despertar da Força (US$ 937 milhões) e do chinês Wolf Warrior 2 (US$ 854 milhões). 

Entretanto, se ele continuar agradando o público de seu país, Detective Chinatown 3 tem uma chance de se tornar o primeiro filme a arrecadar US$ 1 bilhão em apenas um país. Isso seria mais do que qualquer longa americano já chegou em seu território de origem, descontada a inflação.

Mais do que isso, há uma chance de, se os mercados cinematográficos nos países mais afetados pela pandemia não se recuperarem à tempo, Detective Chinatown 3 firmar-se como a maior bilheteria de 2021, e talvez o único longa deste ano a ultrapassar a marca do bilhão. 

Afinal, qual dos filmes desse ano poderia alcançar números superiores aos prováveis US$ 730 milhões a US$ 1 bilhão que o blockbuster chinês possivelmente vai alcançar? Talvez Viúva Negra, Velozes & Furiosos 9 e Minions 2: A Origem de Gru tenham alguma chance, isso considerando que até o meio do ano a vacinação já esteja avançada em todo o mundo. Mas, se os principais mercados internacionais continuarem fechados e/ou operando com capacidade reduzida por conta do coronavírus, dificilmente algum longa hollywoodiano deve encostar os números de Detective Chinatown 3.

É surpreendente que um longa produzido fora dos EUA consiga alcançar números comparáveis aos dos maiores blockbusters de Hollywood. Por outro lado, a China é atualmente o maior mercado cinematográfico do planeta, ao passo que os Estados Unidos estão com 60% de suas salas fechadas devido à pandemia. Considerando isso e o imenso tamanho da população chinesa, não é surpreendente que filmes locais tenham alcançado esse sucesso.

De toda forma, é bom ver que, ao menos do outro lado do planeta, o hábito de ir aos cinemas continua mais forte do que nunca.

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile