Homem-Aranha: Através do Aranhaverso arrecada US$ 209 milhões na bilheteria global

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso fez bons números na maioria dos mercados, porém bilheteria na China preocupa.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso arrecada US$ 209 milhões na bilheteria global
BONS NÚMEROS NO MUNDO

A Sony conquistou a maior estreia para uma de suas animações neste fim de semana, quando Homem-Aranha: Através do Aranhaverso arrecadou US$ 120,6 milhões nos EUA e US$ 88,1 milhões nos outros países, resultando em US$ 208,7 milhões globalmente.

Afora os Estados Unidos, Aranhaverso 2 chegou a 59 países no último fim de semana, incluindo a China, porém não o Japão ou a Coréia do Sul. Seus US$ 88,1 milhões, tal como os números nos EUA, foram bem acima das expectativas, com uma exceção: a China.

Quando excluímos a China da análise, Através do Aranhaverso conquistou uma abertura quase 3 vezes acima de seu antecessor Homem-Aranha no Aranhaverso há quase cinco anos no mesmo conjunto de mercados.

Porém, na China, a sequência animada arrecadou apenas US$ 17,3 milhões, o que se por um lado é o suficiente para fazer do país o segundo maior mercado do longa (atrás dos EUA e Canadá), por outro é 33% abaixo dos US$ 26 milhões que o primeiro Aranhaverso faturou em sua estreia no país, em dezembro de 2018. E olha que, na época, os números do longa foram comparativamente abaixo dos da maioria dos outros filmes de heróis live-action, que então viviam sua melhor fase entre os chineses.

Através do Aranhaverso, porém, não é o primeiro filme hollywoodiano de 2023 a naufragar nas bilheterias locais. Os últimos blockbusters dos EUA ou fracassaram por completo no país (A Pequena Sereia, Shazam! Fúria dos Deuses, Super Mario Bros.: O Filme) ou arrecadaram números bem abaixo dos de capítulos passados de suas franquias (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Guardiões da Galáxia Vol. 3, Velozes e Furiosos 10).

Após a pandemia, a China ficou muito mais seletiva com quais longas estrangeiros recebem autorização para entrar no país. Em 2023, os chineses passaram a importar mais blockbusters hollywoodianos, mas quase todos eles foram recebidos com salas comparativamente vazias.

Por outro lado, segundo o Deadline, Através do Aranhaverso recebeu notas excelentes em sites de filmes chineses, tal como houve com Guardiões da Galáxia Vol. 3 há algumas semanas. Essa boa recepção ajudou o filme de James Gunn a se mostrar sustentação acima da média no país nas semanas que se seguiram (de uma estreia de US$ 28 milhões, Guardiões 3 já fez quase US$ 81 milhões) e também pode auxiliar a carreira de Aranhaverso no país.

Enfim, o primeiro Aranhaverso foi muito mais forte nos EUA do que fora de lá, e a sequência parece que vai se manter no mesmo ritmo. E, com um custo de produção bem abaixo do da maioria dos filmes de heróis (apenas US$ 100 milhões), a segunda aventura de Miles Morales não vai precisar de muito para se tornar lucrativo. Na verdade, com toda a excelente recepção, o longa tem tudo para se tornar uma das maiores bilheterias do ano.

Mesmo que sem (muita) ajuda dos chineses.

Já assistiu a Homem-Aranha: Através do Aranhaverso? Comente conosco o que você achou aí embaixo!

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV e se inscreva clicando aqui.

MAIS SOBRE HOMEM-ARANHA: ATRAVÉS DO ARANHAVERSO

Em dezembro de 2021, uma grande surpresa! Antes previsto como apenas o Aranhaverso 2, o novo filme será a PRIMEIRA de DUAS PARTES! Além do anúncio das duas partes, tivemos o primeiro trailer/prévia do filme na CCXP Worlds 2021. Essa prévia você pode assistir CLICANDO AQUI!

No elenco temos a volta de Shameik Moore (Miles), Hailee Steinfeld (Gwen), Jake Johnson (Peter B. Parker) e Oscar Isaac (Homem-Aranha 2099). Um dos primeiros nomes novos confirmados foi o de Issa Rae, que fará a voz da Jessica Drew/Mulher-Aranha!

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso tem roteiro assinado por Phil Lord, Christopher Miller, e Dave Callaham. O filme é dirigido por Joaquim dos Santos, Kemp Powers, e Justin K. Thompson. O filme já está em exibição nos cinemas brasileiros!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.