Homem-Aranha no Aranhaverso passa dos 275 milhões mundialmente!

 

Após duas semanas em quarto lugar, Homem-Aranha no Aranhaverso caiu para a quinta posição no ranking das bilheterias semanais nos Estados Unidos com a estreia do suspense de terror Escape Room. A animação da Marvel, agora premiada com o Globo de Ouro, faturou mais US$ 13,1 milhões ao longo do último fim de semana, sendo superada por muito pouco por Bumblebee (US$ 13,2 milhões) e O Retorno de Mary Poppins (US$ 15,8 milhões).

 

O longa teve uma queda de apenas 30,2% em relação à sua bilheteria no final de semana anterior. Trata-se da menor queda entre um fim de semana e outro para os top 5 longas na bilheteria americana. Isso é um sinal encorajador, pois mostra que o público está claramente adorando o filme e contando aos amigos, gerando um boca a boca muito positivo.

 

E o que é melhor, a vitória do longa no último Globo de Ouro certamente terá um efeito bastante positivo sobre sua bilheteria. Afinal, milhões de pessoas ao redor do mundo acompanharam a surpreendente vitória de Aranhaverso na cerimônia de domingo passado, e isto, bem como a confirmação de seu favoritismo no Oscar, pode servir de incentivo para que muitas pessoas vão aos cinemas conferir o longa.

 

 

A batalha pelo maior prêmio para um filme animado está se transformando em um embate entre o ambicioso Aranhaverso e o caro Os Incríveis 2, que, junto com Star Wars: Os Últimos Jedi, Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita, foi um dos quatro filmes da Disney a faturarem mais de US$ 600 milhões nas bilheterias americanas num espaço de seis meses. A animação estrelada por Beto e Helena Pêra pode ter a seu favor sua imensa bilheteria, mas é Aranhaverso que está claramente na vantagem no quesito preferência dos críticos. Tendo levado o Globo de Ouro e vários prêmios da crítica para casa, a animação dirigida por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman está se posicionando como o grande filme a ser batido pelo Oscar de Melhor Animação. E uma vez que o público perceber isso, possivelmente correrá para as salas de cinema para conferir esta curiosa animação do Homem-Aranha que está ousando desafiar a Disney/Pixar.

 

Esta pode ser afinal a grande vantagem que Aranhaverso estava precisando para conseguir se destacar de seus concorrentes. O filme tem sofrido nas bilheterias do mundo todo perante a fortíssima concorrência. Aquaman conseguiu se posicionar como a grande aventura fantástica da temporada de fim de ano, similar aos Star Wars e O Hobbit que o precederam nos últimos seis anos. O Retorno de Mary Poppins tem a seu favor as ótimas críticas e o buzz de Oscar, Bumblebee também foi elogiado e é uma típica aventura para toda a família, e isso sem falar nos ainda fortes Wi Fi Ralph: Quebrando a Internet e O Grinch.

 

Em suma, há opções demais para toda a família em cartaz nos cinemas, e com isso Aranhaverso estava tendo dificuldades em se destacar do bando. Dessa forma, considerando todas as suas dificuldades, o longa tem se saído tão bem quanto o esperado numa situação dessas.

 

 

Até o momento, Aranhaverso soma US$ 133,9 milhões na bilheteria americana, o bastante para ser considerado a quinta maior animação do ano nos Estados Unidos, atrás de Os Incríveis 2 (US$ 608,5 milhões), O Grinch (US$ 269,6 milhões), Wi Fi Ralph (US$ 187,1 milhões) e Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (US$ 167,5 milhões), este último também produzido e distribuído pela Sony. Então, não é como se o filme estivesse faturando rios de dinheiro, embora também não seja nenhum fracasso de bilheteria.

 

Afinal, diferentemente de um típico longa da Disney/Pixar, Aranhaverso foi comparativamente mais barato e humilde para ser feito, tendo custado apenas US$ 90 milhões aos cofres da Sony. Dessa forma, sua bilheteria não é um desastre total para o estúdio, e os sinais de ótimo boca a boca indicam que uma sequência poderia faturar ainda mais.

 

Então sim, nos EUA Aranhaverso deverá encerrar sua carreira tendo arrecadado menos do que Os Incríveis 2 em seu fim de semana de estreia (US$ 182,6 milhões em junho de 2018). Mas, afora todos os prêmios e apoio da crítica, todos os números até o momento apontam para uma ótima receptividade da audiência. Caso o longa saia de cartaz com mais de US$ 160 milhões, então terá mais do que quadruplicado a bilheteria de seu fim de semana de estreia (US$ 35,3 milhões em dezembro), o que demonstra que o filme foi capaz de se segurar exemplarmente nas bilheterias mesmo com todos os concorrentes.

 

 

Na bilheteria mundial, Aranhaverso faturou outros US$ 11,7 milhões ao longo do último fim de semana. No total, o longa já soma US$ 141,5 milhões globalmente, dos quais US$ 59,5 milhões foram arrecadados na China – a maior bilheteria de 2018 para uma animação hollywoodiana no país. Dessa forma, o filme já soma decentes US$ 275,5 milhões globalmente, a sexta maior bilheteria mundial do ano para uma animação.

 

Nesta semana, Aranhaverso chega aos cinemas brasileiros. A competição será brutal: Wi Fi Ralph teve uma estreia excelente e promete fazer barulho em nossas bilheterias, enquanto a semana seguinte traz a estreia adiantada de Como Treinar o Seu Dragão 3. Entretanto, como já sabemos o público brasileiro simplesmente ama filmes de super-heróis, então é provável que o filme faça números decentes em nosso país.

 

E você, está ansioso para a estreia de Homem-Aranha no Aranhaverso? Comente com a gente aí nos comentários, e fique ligado no Legado da Marvel para maiores novidades do filme, que estreia hoje nos cinemas! 🙂

 

Bilheteria EUA de 04/01/19 a 06/01/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Aquaman 3 31.003.280 260.024.160
2- Escape Room 1 18.238.172 18.238.172
3- O Retorno de Mary Poppins 3 15.860.957 138.817.262
4- Bumblebee 3 13.202.603 97.555.743
5- Homem-Aranha no Aranhaverso 4 13.126.885 133.978.231
6- A Mula 4 9.109.693 81.177.803
7- Vice 2 5.734.509 29.727.497
8- Uma Nova Chance 3 4.755.291 32.792.366
9- Wi Fi Ralph: Quebrando a Internet 7 4.673.522 187.152.693
10- Holmes & Watson 2 3.302.827 28.313.749

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile