Homem-Aranha no Aranhaverso ultrapassa 130 milhões mundialmente!

 

Pela primeira vez em seis anos, não há um blockbuster de fantasia, seja ambientado numa galáxia muito distante (Star Wars) ou na Terra-Média (O Hobbit) para se tornar um monstro de bilheteria em dezembro. Essa ausência deixou os estúdios de Hollywood ansiosos para ocuparem o lucrativo espaço da temporada de final de ano antes dominado pelas aventuras de Bilbo e Gandalf e depois Rey, Kylo e Finn.

 

E parece que o rei da temporada de Natal de 2018 irá emergir dos Sete Mares: Aquaman dominou os concorrentes, estreou faturando mais de US$ 100 milhões entre 21 e 25 de Dezembro e deverá ter uma lucrativa temporada à frente – mundialmente, o novo capítulo do DCEU já faturou mais de US$ 550 milhões. Entretanto, isso não impediu diversos outros longas de ao menos tentarem competir com o novo filme da Warner/DC, como o elogiado musical O Retorno de Mary Poppins, a aventura familiar Bumblebee, a comédia Holmes & Watson, o drama Bem-Vindos à Marwen, entre outros.

 

 

Em meio a tanta competição, era natural que Homem-Aranha no Aranhaverso sofresse uma queda um pouco mais dura na bilheteria americana. A animação da Marvel agora se encontra numa situação mais complicada, onde precisa batalhar com Aquaman por fãs de ação e filmes de super-heróis e com o herói da DC, Bumblebee e Mary Poppins pelo público familiar. Dessa forma, durante o fim de semana entre 21 e 23 de dezembro, o Cabeça de Teia faturou US$ 16,6 milhões, caindo para quarto lugar e com uma queda de nada menos que 53% em comparação com sua abertura na semana passada. Ao longo de todo o feriado prolongado (ou seja, entre 21 e 25 de dezembro), Aranhaverso conquistou cerca de US$ 25,6 milhões, ficando logo atrás de Bumblebee (US$ 34,2 milhões durante os cinco dias do feriado), Mary Poppins (US$ 49,9 milhões) e Aquaman (US$ 105,7 milhões).

 

No total, a animação produzida por Phil Lord e Chris Miller tem US$ 73,7 milhões na bilheteria americana. Não é exatamente uma quantia monstruosa, seja comparando com outros longas do Amigão da Vizinhança (em quase duas semanas em cartaz Aranhaverso ainda não conquistou o que os dois últimos longas live action estrelados por Peter Parker faturaram em seus primeiros finais de semana), seja com outras animações blockbuster (Os Incríveis 2 rendeu em um dia mais ou menos o que Aranhaverso conseguiu desde sua estreia no dia 14). Entretanto, a animação da Marvel foi lançada sob condições um pouco diferentes do que os outros filmes do herói aracnídeo ou mesmo que outro sucesso animado de Hollywood. Aranhaverso, afinal, não tem o mesmo status de megablockbuster que as outras aventuras de Peter Parker nas telonas aproveitaram, e ainda precisa competir por atenção com vários outros filmes voltados para mais ou menos o mesmo público.

 

 

Pelo menos na bilheteria americana Aranhaverso precisará suar a camisa para conseguir se destacar dos concorrentes. O longa afinal não é o único filme de super-heróis em cartaz (dividindo o posto com Aquaman), nem o único longa familiar (os veteranos O Grinch e Wi Fi Ralph e os estreantes Mary Poppins e Bumblebee) em cartaz. Suas excelentes críticas podem ajudar, porém o filme nem mesmo é o único com uma ótima recepção: Bumblebee, Poppins e Ralph foram similarmente elogiados.

 

Por outro lado, não haverão outras estreias de blockbusters por algumas semanas, e o recesso de final de ano, com muitas crianças e seus pais de folga, deve garantir uma carreira um pouco mais longa para Aranhaverso nas bilheterias, considerando que Aquaman, Bumblebee e Mary Poppins não suguem toda a demanda. Caso a animação da Marvel consiga se manter mesmo perante tanta concorrência, o longa poderá ir bem além da marca dos US$ 100 milhões na bilheteria americana. Na melhor das hipóteses, o filme pode encerrar sua carreira tendo alcançado os US$ 151 milhões que Homem-Aranha 3 faturou em seu fim de semana de estreia, em 2007.

 

 

Enfim, a carreira de Aranhaverso nas bilheterias dependerá do quanto o longa conseguir canalizar suas ótimas críticas para se destacar em meio à multidão. Quem sabe ao longo das próximas semanas o filme não é descoberto pelas audiências?

 

Felizmente, nos mercados internacionais a carreira do Miles Morales animado parece que será bem respeitável. Aranhaverso estreou na sempre importante China em primeiro lugar, faturando US$ 21,6 milhões em seu primeiro fim de semana. Trata-se da maior abertura em 2018 para uma animação hollywoodiana no país, bem como a quarta maior da história neste mesmo ranking. E os chineses parecem ter realmente apreciado o filme: Aranhaverso recebeu uma ótima nota 8,9/10 na rede social do país Douban. O longa enfrentará competição nas próximas semanas de títulos locais, mas ao menos terá a seu favor um ótimo boca a boca.

 

 

Em geral, Aranhaverso faturou um total de US$ 64,3 milhões na bilheteria internacional. Somado com seu rendimento nos Estados Unidos, a animação da Marvel possui US$ 138 milhões até o momento. Tudo isso ainda faltando uma série de mercados importantes para o longa estrear, como o México, Itália, Brasil e Japão – este último só receberá o filme a partir de 28 de março do ano que vem (!).

 

Até o momento, Aranhaverso foi uma aposta arriscada da Marvel e da Sony, e o filme ainda tem um longo caminho pela frente antes de ser considerado um sucesso total. E você, qual acha que será a bilheteria final desta nova aventura do herói aracnídeo? Comente com a gente! 🙂

 

Bilheteria EUA de 21/12/18 a 25/12/18:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda no Natal – 24 e 25/12 (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Aquaman 1 67.400.000 33.015.000 105.715.000
2- O Retorno de Mary Poppins 1 23.523.121 18.108.663 49.946.455
3- Bumblebee 1 21.654.047 12.599.816 34.253.863
4- Homem-Aranha no Aranhaverso 2 16.635.000 8.990.000 73.725.063
5- A Mula 2 9.500.000 7.125.000 42.328.465
6- Holmes & Watson 1 6.425.000 6.425.000
7- Vice 1 4.784.212 4.784.212
8- O Grinch 7 8.458.030 4.402.045 257.900.050
9- Uma Nova Chance 1 6.480.000 4.070.000 10.550.000
10- Wi Fi Ralph 5 4.702.425 2.872.637 165.069.992

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile