Kang revelou por que Doutor Estranho sabia que o Homem de Ferro tinha que morrer

Os planos do Doutor Estranho para a morte do Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato ganharam um novo significado devido a Kang, o Conquistador, do MCU, e suas variantes multiversais.

ELE REVELOU

As aparições de Kang, o Conquistador no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) lançaram uma nova luz sobre os trágicos planos do Doutor Estranho para o Homem de Ferro em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

A descoberta da viagem no tempo pelos Vingadores em Ultimato abriu as portas para o multiverso do MCU, entrelaçando conceitos como realidades alternativas, possibilidades infinitas e destino – todos oferecendo uma nova perspectiva sobre eventos passados e futuros do MCU.

Alguns acontecimentos no MCU parecem mais inevitáveis que outros. Por exemplo, a morte do Homem de Ferro no último Vingadores parece ser um “ponto absoluto” – um momento no tempo que não pode ser evitado de forma alguma – já que Doutor Estranho viu 14.000.604 cenários onde a morte de Tony Stark e a vitória dos Vingadores contra Thanos eram mutuamente exclusivos. Ainda que não confirmado, outros pontos absolutos podem incluir o surgimento dos super-heróis na Terra e a criação das Joias do Infinito.

Além da já baixa probabilidade de sucesso do Assalto Temporal dos Vingadores, a própria natureza do multiverso do MCU e as manipulações de destino por Kang também influenciaram a morte inevitável do Homem de Ferro. As 1° e 2°temporadas de Loki revelaram que o multiverso do MCU não é totalmente guiado pela livre vontade, já que Aquele que Permanece e muitas de suas variantes de Kang uniram forças para criar uma Linha Temporal Sagrada, onde todos os eventos levam ao desfecho que permitiu a existência pacífica deles.

Assim como os Vingadores se basearam em marcos anteriores da linha do tempo do MCU para recuperar as Joias do Infinito, Aquele que Permanece e a Autoridade de Variância Temporal (AVT) provavelmente dependeram de eventos inevitáveis como a morte do Homem de Ferro para proteger o equilíbrio da Linha Temporal Sagrada.

Olhando para trás, todas as vitórias, derrotas e momentos críticos que pareciam improváveis no MCU – como o Assalto Temporal, a morte do Homem de Ferro e a vitória dos Vingadores na Batalha de Nova York – não só foram permitidos acontecer, mas provavelmente foram até desenhados para ocorrer exatamente como ocorreram. Esse ordenamento de eventos provavelmente permaneceu o mesmo depois que Loki transformou a Linha Temporal Sagrada em um Yggdrasil multiversal.

A Fatalidade Inescapável de Tony Stark na Linha Temporal Sagrada

Tudo o que Tony Stark fez no MCU até sua morte estava predestinado a acontecer, mesmo que parecesse haver alternativas. Desde a experiência de quase morte que o motivou a se tornar o Homem de Ferro, até a criação de Ultron em Vingadores: Era de Ultron e a divisão dos Vingadores em Capitão América: Guerra Civil.

Por exemplo, se Tony Stark tivesse morrido no Afeganistão, parado de experimentar com inteligência artificial ou concordado com a posição do Capitão América sobre os Acordos de Sokovia, a AVT provavelmente teria interferido para colocar o Homem de Ferro de volta ao seu caminho para o sacrifício em Ultimato.

De fato, Tony Stark sentiu que seu destino estava selado após a Batalha de Nova York. A experiência de quase morte em 2012 gravou em sua mente a ideia de que uma ameaça maior estava se aproximando.

Uma vez que soube da busca de Thanos pelas Joias do Infinito, ele sabia que o Titã Louco significava o fim de sua própria jornada e a dívida pendente que tinha que pagar por sobreviver à explosão que quase o matou.

Nesse sentido, tudo o que aconteceu após a origem do Homem de Ferro foi a segunda chance de Tony Stark, que ele finalizou ao empunhar as seis Joias do Infinito e eliminar Thanos da existência.

Isso também explica a incapacidade de Tony Stark de abandonar sua persona de Homem de Ferro. Stark prometeu a Pepper Potts que pararia de fabricar armaduras do Homem de Ferro no final um tanto enigmático de “Homem de Ferro 3”, mas ele retornou à ação com a armadura Mark 43 em “Vingadores: Era de Ultron”.

Anos após a rebelião de Ultron, Stark continuou a criar tecnologias perigosas como EDITH, que confiou eventualmente a Peter Parker. Tony Stark também desistiu de sua carreira de super-herói para focar em sua família após o Estalo de Thanos, mas acabou inventando a viagem no tempo e sacrificando sua vida para salvar o universo.

O Homem de Ferro não poderia ter se aposentado em paz, por mais que Tony Stark tentasse.

Os 14 Milhões de Futuros Vistos por Doutor Estranho Nunca Foram Possíveis

Em Guerra Infinita, Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros possíveis, dos quais apenas um tinha os Vingadores derrotando Thanos com o mínimo de danos colaterais. No entanto, esses eram apenas os cenários possíveis que Doutor Estranho conseguiu ver enquanto ele e sua equipe se apressavam para encontrar uma maneira de deter o Titã Louco.

Se tivesse tido mais tempo, Doutor Estranho provavelmente teria visto inúmeras outras possibilidades que poderiam ou não incluir resultados onde Thanos fracassasse e o Homem de Ferro sobrevivesse.

No entanto, todas essas possibilidades seriam apenas opções simbólicas devido à estrita ordem de eventos da Linha Temporal Sagrada e, em última análise, ao destino do Homem de Ferro.

O que exatamente teria acontecido se Doutor Estranho tivesse seguido um plano diferente para derrotar Thanos é desconhecido, mas é possível que a AVT teria enviado um grupo de minutemen para prendê-lo e podar a linha do tempo a partir do momento em que a decisão alternativa fosse tomada.

De fato, é possível que os Vingadores tenham tentado todos os outros 14.000.604 cenários que Doutor Estranho viu, apenas para a AVT redefinir a linha do tempo até Doutor Estranho finalmente decidir seguir com o único que exigia a morte do Homem de Ferro em Ultimato. Claro, apenas Aquele que Permanece e os agentes da AVT saberiam a respeito.

O que você acha? Comente com a sua opinião com a gente logo abaixo, e fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Créditos da matéria: Screen Rant.

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile