Marvel e Disney são processadas por suposto plágio no figurino do Homem de Ferro

Marvel e Disney são processadas por suposto plágio no figurino do Homem de Ferro legadodamarvel

A Horizon Comics, empresa de quadrinhos sediada em Montreal, e seus fundadores Ben e Raymond Lai estão processando a Disney e a Marvel Entertainment, alegando em seu processo que a Marvel supostamente plagiou seus designs várias vezes nos filmes Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vingadores.

Quem trouxe a informação do processo foi o CTV News. No processo, a empresa alega que a Marvel e a Disney usaram seus designs sem consentimento ou compensação para a mesma.

“Para pôr fim a esta violação deliberada e persistente, e para ordenar que os réus paguem indenizações compensatórias e punitivas ao autor do processo, além dos custos da Horizon, incluindo os honorários dos advogados”, diz o processo.

Entenda o caso

Os designs em questão vêm da série Radix de três volumes publicada pela Image Comics de dezembro de 2001 a abril de 2002. De acordo com o processo, após o sucesso da série Radix, o agora editor-chefe da Marvel, CB Cebulski, procurou contratar os irmãos Lai para trabalharem como artistas para a Marvel com base na série, mas eles recusaram.

Então, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) copiou ilustrações para uma bolsa de pesquisa para o Institute for Soldier Technology em 2002. O MIT emitiu um pedido público de desculpas por usar as ilustrações sem consentimento.

Mas de acordo com o processo, após o incidente, a Marvel contatou os irmãos Lai novamente e em 2002, eles aceitaram, trabalhando nos quadrinhos de Thor e X-Men.

Quanto aos designs que a Horizon Comics e os irmãos Lai alegam que a Marvel plágiou, são especificamente mencionados os traje do Homem de Ferro 3, que o processo afirma ser “notavelmente semelhante ao traje usado por um Caliban, um dos personagens retratados em Horizon’s Works Radix 1”.

É importante notar que a Horizon Comics entrou com uma ação contra a Marvel em 2013, que foi parcialmente indeferida, mas autorizada a prosseguir em relação ao design do pôster do filme.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

No entanto, a Marvel venceu o processo em 2019 com no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, o juiz J. Paul Oetken, sentenciou que “nenhuma evidência virtualmente do registro” indicava que os envolvidos no desenho do pôster do Homem de Ferro 3 teriam visto o desenho de Caliban.

Neste novo processo canadense, a Horizon argumenta que a Marvel continuou a infringir seus designs, especificamente com a aparição do Homem de Ferro em Vingadores: Guerra Infinita, e também alega violação entre os designs de personagens do Homem-Formiga e a Vespa e de um personagem militar em Horizon’s Radix 2.

E você o que acha desse processo? Continue acompanhando o Legado da Marvel para saber mais notícias.

Redator do Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile