Marvel pode cometer grande erro ao trazer Chadwick Boseman de volta

Marvel pode cometer grande erro ao trazer Chadwick Boseman de volta

Marvel pode cometer grande erro ao trazer Chadwick Boseman de volta

Deixa eu começar este artigo dizendo o que acho desta suposta opção da Marvel Studios em trazer Chadwick Boseman em cenas antigas com efeitos especiais que farão sentido com...

Marvel pode cometer grande erro ao trazer Chadwick Boseman de volta
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Deixa eu começar este artigo dizendo o que acho desta suposta opção da Marvel Studios em trazer Chadwick Boseman em cenas antigas com efeitos especiais que farão sentido com a história: horrível. Para quem assistiu Star Wars: A Ascensão Skywalker, e viu o quão forçado foi a presença de Leia na história, o quanto era forçado as sumidas e aparecidas da personagem, sabe o quão isso pode atrapalhar um longa.

O pior jeito dos fãs verem Chadwick Boseman pela última vez seria através de cenas cheios de retoques de efeitos especiais para fazer sentido com a história, e de alguma forma, fazer uma “homenagem” ao ator. Cenas cheias retocadas com efeitos especiais não é homenagem. Sei o que você deve estar pensando ao ler isso, “mas isso funcionou em Velozes & Furiosos 7”. Verdade, apesar de ter algumas cenas estranhas, funcionou mesmo.


A diferença é que Paul Walker já havia gravado a maioria das suas cenas no longa, e já estava prestes de terminar as suas gravações quando faleceu. Já no caso de Chadwick, Pantera Negra 2 ainda sequer começou a sua preparação para filmagens, e não há nenhuma cena sequer gravada. Por isso, o caso de Pantera 2 é extremamente similar ao último Star Wars.

 


Paul Walker nos sets de Velozes & Furiosos 7, dias antes de falecer

 


Quando teve a morte da atriz Carrie Fisher em dezembro de 2016, Star Wars IX estava em desenvolvimento. A personagem da atriz teria uma grande influência na história, e isso tudo foi readaptado. No começo ninguém entendeu muito bem como seria isso, aí foi dito que seriam usadas cenas antigas, dublês de corpo, e técnicas para fazer com que a atriz interagisse conforme a história, exatamente o que o rumor de Chadwick Boseman diz.

[quads id=2]


Quando o longa estreou nos cinemas em dezembro de 2019, o desastre era visível. Fazer com que cenas antigas, de dois filmes atrás, de alguma forma se encaixassem com a história em seu terceiro filme, que estava encerrando a saga, fizessem sentido, não deu certo. Pra quem fosse realmente chato, dava para perceber diferença até no SOM nas cenas.

Pior, colocar atores para gravar com alguém que simplesmente não está ali, e depois ter as cenas cenas cortadas por conta dos efeitos não funcionarem – sim, isto aconteceu em Star Wars IX, e a grande prejudicada foi a personagem Rose, que teve diversas cenas cortadas por conta do não funcionamento dos efeitos especiais.

 

Então, como isso pode funcionar?

 

Apesar de já no primeiro parágrafo eu já ter dito que a ideia era HORRÍVEL, há jeitos de fazer com que isso não fique ruim. Vamos lá, duas coisas que a Marvel Studios simplesmente NÃO PODE fazer:

[quads id=2]

  • 1) dar um grande espaço em tela para Chadwick Boseman, e colocar o seu arco como uma grande coisa no longa. Não da para pegar cenas sem contexto e tentar colocar peso dramático nelas que não existiu durante a gravação.
  • 2) Não ser a cena chave do filme, como foi com Carrie Fisher. Como dito no primeiro ponto, não há como você colocar cenas excluídas como CHAVE de um outro filme com uma outra história. Isto ficou evidente em Star Wars IX, e o que você vai conseguir disso é estranhesa.

O que a Marvel têm que fazer é: ser uma cena rápida, uma espécie de participação do T’Challa de Boseman. Imagine, por exemplo, a cena do pai do Killmonger com as versões do filho nova/atual. Tem que ser algo pontual deste jeito, e não encher o filme de 8 minutos cenas forçando um contexto para a presença de T’Challa.

Resumindo…

[quads id=2]

Infelizmente, a escolha em trazer Chadwick Boseman ao primeiro pensamento não parece uma homenagem, e sim um jeito de atiçar a ida ao cinema. Fazer com que o segundo filme do personagem ultrapasse Vingadores: Ultimato e faça 3 bilhões.

Se optar por usar cenas antigas, este será o maior desafio da Marvel Studios em mais de 1 década em Hollywood: como fazer uma despedida digna, com cenas sem contexto, não parecer forçado pensando somente no financeiro? Kevin Feige, nos surpreenda, assim como você vem nos surpreendendo há mais de 10 anos, e faça com que essa questão de usar o ator em cenas antigas dê certo, e este artigo daqui há alguns anos tenha envelhecido muito mal.

 

*Este artigo representa a minha opinião, Jony, e não a do site Legado da Marvel. 😉

 

      LEIA TAMBÉM!

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL