Marvel Rivals está crescendo rápido, mas isso não é um problema para a NetEase

Marvel Rivals está crescendo rápido, mas isso não é um problema para a NetEase

Com novas adições a cada temporada, o jogo poderia estar caminhando para o caos absoluto

Quando Marvel Rivals foi lançado, parecia um sonho para os fãs de hero shooters. Logo de cara, a NetEase entregou 33 heróis, sete mapas, três modos de jogo e uma tonelada de skins inspiradas nos quadrinhos. Um verdadeiro banquete para quem passou anos sendo alimentado a conta-gotas por outros jogos do gênero. Mas agora, com a poeira baixando e a primeira temporada extra no ar, bate aquela sensação: será que mordi mais do que consigo mastigar?

No papel, 33 personagens não parecem exagero. Overwatch 2 tem 42 heróis, Valorant conta com 27 agentes, e ambos cresceram ao longo dos anos. Mas Marvel Rivals começou já com esse número absurdo e agora prometeu que vai adicionar dois novos heróis por temporada. Considerando que cada temporada dura três meses, isso significa oito novos personagens por ano. Se a NetEase mantiver esse ritmo, em quatro anos a lista vai dobrar.

Isso sem falar no impacto no equilíbrio do jogo. Mais heróis significam mais combinações, mais sinergias quebradas e mais pesadelos para quem precisa balancear tudo isso. E, como já estamos vendo, algumas interações são… digamos… problemáticas.

O caos já começou – e a tocha foi acesa

Ainda estamos na primeira temporada e já temos um exemplo claro de como tudo pode sair dos trilhos: o Tocha Humana. Além de receber um buff recentemente, ele tem uma combinação absurda com a Tempestade. Juntos, eles criam um tornado de fogo que literalmente derrete qualquer um no caminho, ignorando até ults defensivos. A menos que você tenha uma habilidade de mobilidade insana ou consiga alcançar um terreno elevado num piscar de olhos, sua única opção é aceitar o destino e virar churrasquinho.

Mas sejamos sinceros: Marvel Rivals nunca pareceu muito preocupado com equilíbrio perfeito. Se fosse, não teria começado com 33 heróis e a promessa de dois novos a cada temporada. Também não teria ignorado pedidos por um sistema de fila por funções. Hoje, temos personagens como Luna Snow e Cloak & Dagger, cujas ults basicamente tornam o time imortal, e o Justiceiro, que pode causar uma quantidade absurda de dano.

E o mais louco? Nada disso parece realmente quebrado, porque todo mundo é extremamente poderoso. É quase como se a filosofia do jogo fosse: se tudo é overpowered, então nada é.

A filosofia da NetEase: o caos é parte da diversão

Em entrevista ao PC Gamer, o diretor do jogo, Guangyun Chen, garantiu que tudo está correndo bem nos bastidores:

“Temos investido muitos recursos no desenvolvimento de novos conteúdos, incluindo personagens, mapas e modos de jogo. O conteúdo da Temporada 2 já está pronto, e as temporadas 3 e 4 estão em desenvolvimento intenso. No geral, tudo está progredindo sem problemas.”

Ou seja, novos personagens, novas habilidades insanas e novas formas de quebrar o jogo estão garantidas. Mas a NetEase promete que vai ficar de olho no equilíbrio.

“Vamos monitorar métricas-chave em diferentes modos, analisando taxas de vitória, taxas de escolha, dano, cura e outros fatores para guiar nossos ajustes.”

Além disso, um fator que pode ajudar a manter o jogo sob controle é o sistema de Team-Up, que cria combinações devastadoras, mas também pode ser usado para dar um gás em heróis mais fracos. A partir da Temporada 2, algumas dessas habilidades serão ajustadas para evitar o completo colapso do meta.

A pergunta que fica: até quando vai dar pra segurar essa bomba-relógio?

Hoje, Marvel Rivals ainda está na fase da lua de mel – novos personagens são sempre bem-vindos, o jogo está divertido e a comunidade está empolgada. Mas conforme a lista de heróis cresce, o desafio de balancear tudo isso só vai aumentar.

E, sinceramente? Eu não faço ideia de como esse jogo vai estar daqui a alguns anos. Talvez chegue um ponto em que a NetEase precise pisar no freio. Talvez o jogo abrace de vez o caos e se torne um verdadeiro campo de guerra insano. Até lá, vou só aproveitar a diversão antes que minha cabeça exploda tentando acompanhar tudo.

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