Momento mais polêmico de Homem-Aranha 3 continua sendo mal compreendido após 17 anos

Homem-Aranha 3 entregou a cena mais divisiva até hoje de Peter Parker nos cinemas, mas o propósito da cena ainda é mal entendida por muitos quase duas décadas depois.

SAIBA QUAL

O Homem-Aranha conta com uma longa e geralmente bem recebida saga de filmes da Marvel nos cinemas, mas o criticado Homem-Aranha 3 contém a cena mais divisiva e mal compreendida do personagem até hoje.

O Homem-Aranha de Sam Raimi e Tobey Maguire foi um dos poucos projetos da Marvel que trouxeram nova vida ao gênero de super-heróis e abriram caminho para o MCU e outros universos cinematográficos anos depois. No entanto, enquanto Homem-Aranha 2 se provou um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, Homem-Aranha 3 sofreu com vários problemas dignos de crítica.

Isso sendo o caso, nem tudo pelo qual o terceiro filme foi criticado é justo. Sim, o filme tem muitos vilões, e provavelmente teria sido melhor caso ele tivesse concentrado mais tempo no Homem-Areia. A transição de Harry para se tornar o Novo Duende percorre um tema familiar e apresenta uma versão menos emocionante de um vilão melhor, e Venom foi famosamente incluído apenas por insistência da Sony.

No entanto, a história do simbionte não é totalmente ruim e levou a uma sequência brilhante que ainda é mal compreendida há mais de uma década e meia.

Homem-Aranha 3 Exagera no Que Peter Acha Legal, Não o Que Realmente É

No filme, Peter Parker entra em contato com o simbionte Venom, que se une ao seu traje e lentamente altera sua personalidade. No entanto, a maneira como Peter muda se tornou a sequência mais controversa na história dos filmes do Homem-Aranha.

Em vários outros projetos e formas de mídia, o Venom simplesmente deixa Peter irritado, violento e egoísta. No entanto, o Peter Parker de Maguire veste um conjunto desajeitado de roupas pretas, um corte de cabelo desfavorável, ordena a sua vizinha que faça biscoitos para ele, e faz propostas a mulheres na rua com gestos de arma de dedo. Reviva o (clássico) momento logo abaixo:

Comparado a muitas outras interpretações de Peter sob a influência do Venom, não há dúvida de que a versão de Maguire é incrivelmente constrangedora. No entanto, Peter Parker não é para ser legal, ele deveria ser sua versão distorcida e exagerada de como pessoas legais agem.

É bem estabelecido nos filmes anteriores que Peter Parker não tem muitas habilidades sociais, e dançar na rua e falar com mulheres com uma atitude desajeitada e desatualizada se encaixa perfeitamente com alguém que só conhece a legalidade através de filmes e programas de TV. Além disso, se Peter realmente parecesse legal, isso iria contra todo o propósito do simbionte.

O Público De Fato Não Deve Gostar de Peter Com o Simbionte

O outro lado do efeito do simbionte em Peter é que o torna muito menos misericordioso, como visto pela maneira como ele trata Homem-Areia em um de seus muitos confrontos. Mesmo que o público saiba que esse comportamento está errado para um herói como o Homem-Aranha, é difícil não torcer pelo herói normalmente passivo para adotar uma posição mais agressiva contra criminosos. Claro, isso é o oposto do que se deveria sentir sobre Peter com o traje. O público deveria querer que ele se livre dele muito antes de realmente o fazer.

Mostrar Peter realmente se tornando confiante e tradicionalmente “legal”, mesmo com um aumento na agressividade, não constrói um caso muito forte para o porquê do simbionte ser ruim. O que Homem-Aranha 3 faz excepcionalmente bem é capturar a dualidade de Peter se tornando não gostável no universo e o público também pedindo para que ele perceba como está agindo de maneira boba e retorne ao herói amigável que ele é.

O público não gosta do Peter com o simbionte, os amigos de Peter não gostam do Peter com o simbionte e, eventualmente, Peter percebe que ele também não gosta do Peter com o simbionte.

O Peter com o Simbionte em Homem-Aranha 3 Permanece Uma Abordagem Única do Herói

Talvez o maior ponto positivo a favor do filme seja que ele permanece uma abordagem única do conceito. Histórias em que heróis deixam de lado a misericórdia e se tornam muito agressivos, proativos e violentos não são raras, mas um Peter Parker incorporando uma representação torcida e desajeitada de confiança e masculinidade impacta mais e talvez, apesar de ser tão exagerado, de maneira mais realista.

O Peter Parker exagerado de Homem-Aranha 3 foi um risco que, com o benefício da retrospectiva, pode não ter agradado ao público como pretendido, mas é um pedaço inteligente de escrita e atuação que recebe muito mais críticas do que merece.

Você concorda com esse pensamento? Comente com a gente logo abaixo, e fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Matéria traduzida do site Screen Rant.

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.