Novo vilão da Marvel pode ser ainda mais sombrio que Killmonger

Um novo vilão da Marvel, apresentado na série animada Olhos de Wakanda, pode ser ainda mais sombrio que o Killmonger.

Novo vilão da Marvel pode ser ainda mais sombrio que Killmonger

A Marvel acaba de apresentar ao público um novo vilão no MCU — e ele pode ser mais radical e perigoso que o próprio Killmonger, interpretado por Michael B. Jordan.

A revelação acontece em Olhos de Wakanda, nova série animada disponível no Disney+, e promete provocar debates entre os fãs mais atentos.

Killmonger se tornou um dos vilões mais icônicos da Marvel Studios justamente por suas motivações complexas e sua crítica direta ao isolamento de Wakanda diante das injustiças do mundo.

Mas agora, Olhos de Wakanda apresenta O Leão, um antigo guerreiro wakandano com ideias ainda mais extremas.

O Leão: o antecessor sombrio de Killmonger no MCU

O Leão: o antecessor sombrio de Killmonger no MCU

A série revela que, no ano 1260 a.C., um guerreiro chamado Nkati, antigo líder da Guarda Real e agente dos Cães de Guerra, decidiu abandonar Wakanda.

Assim como Killmonger, ele ficou indignado com o estado do mundo lá fora — mas seguiu um caminho ainda mais brutal.

Nkati se renomeou O Leão e começou a reunir seguidores de vários cantos do planeta. Sua ideia era simples: criar um império global sob sua liderança. Aqueles que aceitavam sua proteção recebiam comida e conforto. Já quem resistia, era marcado com ferro quente e acorrentado. Literalmente.

Segundo o próprio personagem na série, essas correntes eram “necessárias” para manter a ordem do novo mundo que ele queria construir. Uma frase que escancara como seus métodos beiram a tirania — mesmo com a intenção de “melhorar” o mundo.

É impossível não traçar paralelos entre O Leão e Killmonger. Ambos eram wakandanos, ambos atuaram como Cães de Guerra, e ambos enxergavam o isolamento de Wakanda como uma injustiça. No entanto, Killmonger queria libertar os oprimidos. Já O Leão os escravizava.

Killmonger, por mais radical que fosse, tinha limites. Como o próprio texto original diz: ele mataria seus inimigos antes de os transformar em escravos. A ideologia de O Leão ultrapassa essa linha moral de forma assustadora, tornando-o um antagonista ainda mais sombrio — e, portanto, perfeito para futuras ameaças dentro do universo de Pantera Negra.

Nkati acaba morto no fim do episódio por Noni, uma antiga Dora Milaje, mas a sua ideologia — e o impacto de suas ações — pode reverberar nos próximos capítulos do MCU.

O Leão pode retornar em Pantera Negra 3?

O Leão pode retornar em Pantera Negra 3?

Com Olhos de Wakanda apresentando personagens e eventos antigos que moldaram o legado da nação, fica evidente que o estúdio está construindo algo maior para Wakanda no futuro.

Não seria surpresa se o culto de seguidores do Leão retornasse nos dias atuais — talvez até como o já mencionado Culto do Leão, dos quadrinhos.

Essa organização mística e extremista tem tudo para ser a grande ameaça do próximo Pantera Negra 3, caso a Marvel decida dar continuidade à mitologia plantada na série.

Essa discussão vai longe, mas uma coisa é certa: a Marvel está expandindo o universo de Wakanda com histórias que não apenas complementam os filmes, como também aprofundam os debates éticos, sociais e políticos iniciados em 2018.

LEIA TAMBÉM:

E você, o que achou do novo vilão? Acha que ele é mesmo mais radical que Killmonger? Comente com a gente logo abaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel em 2017.
Leia também
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.