Os 10 paralelos mais incríveis dos filmes da Marvel Studios!

Paralelos cinematográficos rendem infinitas comparações maravilhosas de clássicos do cinema! E com a Marvel Studios não podia ser diferente! Afinal, você já viu aqui no site uma lista com as shots mais bonitas dos filmes do MCU, shots essas que são dignas de pinturas!

Com um cuidado impecável na hora de criar shots, a Marvel se provou ótima também em fazer inúmeras referências nessas shots. Seja referências ao recriar momentos exatos das HQs, ou recriar algum momento específico do próprio MCU. Portanto, essas referências/paralelos mostram de maneira bem sutil, a evolução de algum personagem em comparação ao seu passado.

Ás vezes, são personagens se reencontrando após anos, e o paralelo simbolizando a mudança dessa relação. Apenas, é apenas um paralelo de padrão estético. Independente de qual seja, elas são impressionantes! Alguns são bem famosos, e outros você pode nunca ter percebido.

Por isso, nós listaremos aqui os 10 paralelos mais incríveis de todo o MCU! Sem uma ordem específica ou de preferência, apenas aprecie-os! Então, bora pra lista!

10. CLINT!

Não é um paralelo tão específico, mas bem bolado o suficiente para conquistar seu lugar na lista! Em Capitão América: Guerra Civil, o Gavião Arqueiro se apresenta para T’Challa como Clint. T’Challa, rejeita a cortesia da introdução e resolve partir pra porrada. Já em Vingadores: Ultimato, no reencontro entre os heróis, o Pantera expressa que agora estavam do mesmo ao lado, ao chamá-lo por seu nome. Ele lembrou, e isso é bastante honrado. Coisa de Rei, né?!

9. 1ª Vez no espaço!

Temos aqui 3 shots idênticas, por mais que não sejam a coisa mais revolucionária. Nesse paralelo, temos 3 personagens completamente diferentes e a reação de cada um deles ao ver o espaço pela primeira vez. É a Marvel Studios pelos olhares, quer padrão mais lindo que isso?!

8. “Ele fez isso pra você.”

Steve Rogers é uma das poucas pessoas que conheceu tanto Howard quanto Tony Stark. Se o pai criou o escudo para o Capitão, era importante que fosse o filho quem o devolvesse ao seu dono. O respeito e admiração estampado na cara de Steve ao receber o escudo também merece ser notado!

7. How To Catch a Thanos

Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato possuem vários paralelos entre si. Afinal, um filme simboliza a derrota enquanto outro traz a vitória dos Vingadores. E é assim que temos a repetição quase exata da estratégia de imobilizar o Thanos. Seja uma sugestão de Tony (que fez isso em Titã) ou apenas visão artística dos diretores, eis um paralelo ótimo!

Ahhh se alguém tivesse arrancado logo o braço do Thanos com a Manopla da maneira que o Thor fez, ein?!

6. Starks!

Eis um paralelo/referência que realmente me surpreendeu! O elo entre Tony e seu pai foi fortalecido ainda mais com o reencontro de pai e filho no Ultimato. Para demonstrar ainda mais essa conexão, os Russo homenagearam essa cena de Capitão América: O Primeiro Vingador!

Howard foi um dos primeiros humanos a manusear e estudar uma Joia do Infinito. Quem diria que décadas depois seria seu filho utilizando as seis Joias para salvar o universo?! Afinal, vale a menção de que o estudo de Howard com o Tesseract resultou na criação do elemento que salvou a vida de Tony em Homem de Ferro 2! Destino!

5. Como Se Fosse a Primeira Vez!

Uma das homenagens mais lindas feitas no Ultimato, é essa referência ao primeiro encontro entre Gamora e Peter Quill! Obviamente, Quill está revendo a Gamora após achar que ela permaneceria morta, e Gamora está o vendo, literalmente, pela primeira vez.

A cena também termina com Gamora acertando Quill. Seria esse um sinal de que ele vai conseguir reconquistar sua amada, que só sabe via Nebula de toda a história que eles tiveram em uma outra linha do tempo?! Portanto, venha logo Guardiões da Galáxia Vol. 3!

4. Dignos!

I knew it! from r/marvelstudios

O Capitão América levantou o Mjolnir! Não bastasse o fanservice espetacular, os Russo ainda esconderam uma outra referência na cena! Afinal, ela recria com precisão, o mesmo movimento de Thor empunhando o martelo em O Mundo Sombrio!

E você achando que Thor 2 não servia pra nada, ein?!

3. Sentando.

[VÍDEO DELETADO]

Os fãs zoam a maneira em que o Thanos está sempre se sentando no MCU, independente da situação. Porém dessa vez não se trata de uma piada, mas um dos paralelos mais incríveis de qualquer franquia! Não só eles criam um paralelo entre os finais de Thanos em Guerra Infinita e Ultimato, como o sincronizaram perfeitamente!

Simplesmente genial, e o maior vilão da década merecia um encerramento à altura, certo?! Portanto, é o terceiro colocado do nosso top!

2. “Vencemos!”

Tente não chorar com esse paralelo incrível! Em 2012, os Vingadores se reuniram pela primeira vez. Em 2023, foi a última. Entretanto, o custo dessa última vitória foi ainda mais alto, dando fim à história do Homem de Ferro no MCU. Tony já havia feito algo parecido no primeiro filme, o que rendeu mais uma referência emocionante por parte dos Russo!

No filme original, Tony pergunta a Steve se eles haviam vencido. A resposta do Capitão é exatamente a mesma frase dita por Peter Parker momentos antes do seu mentor falecer. Esse paralelo estabelece o quanto esses dois filmes foram eventos, mas de forma completamente oposta.

1. 1943 – 2023

“-Não faça nada estúpido até eu voltar.”
“-Como eu poderia? Está levando toda a estupidez com você.”

Perfeito! Não só um paralelo entre as duas despedidas de Steve e Bucky, temos a recriação inteira da cena, com apenas uma leve inversão. Os Irmãos Russo não dirigiram O Primeiro Vingador, entretanto é como se tivessem.

Também graças a Stephen McFeely e Christopher Markus, o Ultimato deu um final tão atencioso ao Capitão, que toda essa sequência final parece algo saído de um quarto filme solo do herói! Portanto, que amizade, e que jornada!

Enfim, qual o seu paralelo favorito? Achou justo o nosso primeiro colocado? Comente logo abaixo, e continue de olho no Legado da Marvel para mais listas!

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Sair da versão mobile