Oscar: Saiba quais filmes da Marvel já foram indicados e venceram a premiação

A Marvel teve uma série de décadas de filmes de sucesso nas bilheterias e nas criticas, mas sua história no Oscar pode te surpreender.

DESCUBRA

O Universo Cinematográfico Marvel tem sido um gigante cultural por mais de uma década e meia, no entanto, a gigante franquia recebeu pouco reconhecimento no Oscar. Apesar da grande maioria dos filmes no MCU dominar as bilheteiras há muitos anos, poucos dos filmes da Marvel foram indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Embora esses prêmios não sejam a medida definitiva do sucesso cinematográfico, ainda é surpreendente que muitos dos melhores filmes de quadrinhos de todos os tempos tenham ficado sem prêmios, mesmo fora do MCU.

É ainda mais surpreendente considerando que a Marvel Studios regularmente atrai talentos aclamados na frente e atrás das câmeras, muitos dos quais conquistaram indicações e vitórias no Oscar em outros projetos.

Talvez também haja alguma verdade na ideia de que os votantes do Oscar tendem a evitar filmes de gênero, não apenas aqueles focados em super-heróis ou baseados em histórias em quadrinhos.

Existem exceções, como a trilogia O Senhor dos Anéis e Coringa, mas a Academia geralmente se concentra em filmes que se encaixam em certas categorias. Dito isso, o MCU encontra algum sucesso em indicações em categorias técnicas e recentemente teve uma indicação em atuação.

Quantas Indicações e Vitórias no Oscar o MCU Tem?

Homem de Ferro (2009) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais e Edição de Som;

Homem de Ferro 2 (2011) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Os Vingadores – The Avengers (2013) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Homem de Ferro 3 (2014) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Capitão América 2: O Soldado Invernal (2015) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Guardiões da Galáxia (2015) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais e Melhor Maquiagem e Penteado;

Doutor Estranho (2017) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2018) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Pantera Negra (2019) – Indicação: Melhor Filme, Melhor Figurino (VENCEDOR), Melhor Trilha Sonora Original (VENCEDOR), Melhor Canção Original, Melhor Design de Produção (VENCEDOR), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som;

Vingadores: Guerra Infinita (2019) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Vingadores: Ultimato (2020) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2022) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais;

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Indicação: Melhor Efeitos Especiais

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre – Indicação: Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Bassett), Melhor Canção Original, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Design de Produção (VENCEDOR) e Melhor Efeitos Especiais.

Ao longo de todos os 33 filmes lançados até agora (e excluindo as séries de TV do MCU, obviamente inelegíveis para o Oscar), o MCU recebeu 19 indicações ao Oscar. Foi mais bem-sucedido na categoria de Melhores Efeitos Visuais, com 10 indicações (Homem de Ferro, Homem de Ferro 2, Os Vingadores – The Avengers, Homem de Ferro 3, Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato). Homem de Ferro também foi indicado para Melhor Edição de Som, e Guardiões da Galáxia também foi indicado para Melhor Maquiagem e Penteado.

As demais indicações são para a produção mais reconhecida da Marvel pelo Oscar: Pantera Negra. Destacando-se como uma verdadeira visão do diretor, com narrativa de qualidade, atuação e design de produção, recebeu indicações em sete categorias: Melhor Filme, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

Pantera Negra também foi o primeiro filme da Marvel Studios a ganhar um Oscar, levando três estatuetas – Melhor Trilha Sonora Original para Ludwig Göransson; Melhor Design de Produção para Hannah Beachler e Jay Hart; e Melhor Figurino para Ruth E. Carter.

Quantas Indicações e Vitórias do Oscar Têm os Filmes da Marvel Que Não São do MCU?

Homem-Aranha 2 (2005) – Indicação: Melhor Efeitos Especiais (VENCEDOR), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som;

Operação Big Hero (2015) – Indicação: Melhor Filme de Animação (VENCEDOR)

Homem-Aranha no Aranhaverso – Indicação: Melhor Filme de Animação (VENCEDOR)

Filmes da Marvel que não pertencem ao MCU que venceram o Oscar incluem o clássico Homem-Aranha 2 de Sam Raimi, que levou para casa o prêmio de Efeitos Especiais contra fortes concorrentes como Eu, Robô e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) ganhou o prêmio de Melhor Filme de Animação. Outro filme da Marvel a ganhar um Oscar é Operação Big Hero 6 (2014), que venceu como Melhor Filme de Animação.

Como a História da Marvel no Oscar se Compara aos Filmes de Super-Heróis em Geral

O não sucesso do gênero de filmes de super-heróis em geral no Oscar está bastante alinhado com os da Marvel. Superman – O Filme (1978) começou bem com o Oscar, sendo indicado, mas não vencendo três Oscars (Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original) e levando para casa um Prêmio de Realização Especial por Efeitos Visuais (a categoria dedicada para efeitos ainda não havia sido estabelecida). A partir daí, vários outros filmes ao longo das décadas foram indicados, mas apenas alguns poucos ganharam.

Fora a Marvel e após Superman, outros filmes de super-heróis que ganharam prêmios incluem Batman (1989) por Melhor Direção de Arte, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) por Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som, Esquadrão Suicida (2016) por Melhor Maquiagem e Penteado, Coringa (2019) por Melhor Ator Principal (Joaquin Phoenix) e Melhor Trilha Sonora.

Com o MCU em meio a mudanças significativas e a DC prestes a iniciar uma nova era de franquia, ambos os estúdios esperam que suas chances no Oscar aumentem nos próximos anos.

Você gostaria que mais filmes de heróis fossem mais indicados e consequentemente vencedores do Oscar? Comente com a gente logo abaixo, e fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Matéria traduzida do site Screen Rant.

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile