Pantera Negra chega aos US$ 650 milhões nos Estados Unidos!

CONFIRA

No fim de semana de Páscoa, dois filmes estrearam com valores decentes nas bilheterias americanas. Comandada pelo lendário Steven Spielberg, a ficção científica Jogador Número 1 liderou o ranking semanal, estreando com decentes US$ 41,8 milhões no fim de semana e com um total acumulado de US$ 53,7 milhões (sua estreia, na realidade, ocorreu na quinta-feira, ao invés de na sexta). O longa estrelado por Tye “Ciclope” Sheridan foi seguido por Acrimony, um thriller dirigido por Tyler Perry, um artista que, embora popular nos EUA, é mais conhecido fora de lá por interpretar o advogado de Ben Affleck em Garota Exemplar. Assim, a boa performance de ambos esses filmes impediu Pantera Negra de quebrar ainda mais recordes de bilheteria – bem, ao menos por enquanto.

O longa estrelado por Chadwick Boseman e Letitia Wright faturou mais US$ 11,4 milhões ao longo do fim de semana – o sétimo maior sétimo final de semana da história, atrás apenas dos de Uma Babá Quase Perfeita (US$ 11,5 milhões em 1994), Um Sonho Possível (US$ 11,9 milhões em 2010), Frozen (US$ 14,7 milhões em 2014), A Paixão de Cristo (US$ 15,2 milhões na Páscoa de 2004), Titanic (US$ 25,9 milhões em 1998) e Avatar (US$ 31,2 milhões em 2010). No total, o longa conquistou absurdos US$ 651 milhões após 45 dias em cartaz nos cinemas americanos. De maneira inacreditável, Pantera conseguiu se sustentar na terceira posição do ranking do fim de semana, ficando à frente de outros longas bem mais recentes que ousaram tentar a sorte contra o Rei de Wakanda, incluindo decepções como Uma Dobra no Tempo, Tomb Raider: A Origem e Círculo de Fogo: A Revolta.

Ou seja, Pantera ainda não ultrapassou Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros para se tornar a quarta maior bilheteria americana da história. Por outro lado, a aventura estrelada por Chris “Senhor das Estrelas” Pratt, Bryce “Gwen Stacy” Dallas Howard e Ty “Harley Keener” Simpkins está a míseros US$ 1,3 milhão à frente de Pantera, o que significa que T’Challa estará destronando Jurassic World enquanto você lê essas palavras.

Nos próximos dias, o mais aguardado deve acontecer: Pantera irá deixar para trás Titanic e seus US$ 659,3 milhões, conquistados durante sua exibição inicial em 1997/98 e dois relançamentos comemorativos posteriores. Quando isso ocorrer, a aventura comandada por Ryan Coogler será a terceira maior bilheteria americana da história, perdendo apenas para Avatar (US$ 760,5 milhões) e Star Wars: O Despertar da Força (US$ 936,6 milhões)Quem poderia imaginar que Pantera, por mais bem sucedido que aparentasse ser antes da estreia, iria quebrar as expectativas de maneira tão agressiva de forma a alcançar uma bilheteria maior que Titanic?

Claro que, por ter estreado numa época onde o preço médio do ingresso era a metade do que é hoje e formatos como IMAX não tinham a mesma popularidade, no fim das contas Titanic terá levado muito mais pessoas aos cinemas do que Pantera. Aliás, ajustado pela inflação, o blockbuster da Marvel Studios ocupa hoje a 36ª posição no ranking histórico, deixando para trás o faroeste estrelado por Robert “Alexander Pierce” Redford e Paul Newman Butch Cassidy e, especialmente, o Homem-Aranha de 2002. Com isso, Pantera agora oficialmente é o terceiro maior filme de heróis da história em valores ajustados, e com chances de alcançar a segunda posição, caso ultrapasse os US$ 683,5 milhões ajustados de Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Mesmo que isso não aconteça, Pantera já pode ser considerado um dos principais blockbusters na bilheteria americana de todo o século. Afinal, uma vez que ultrapassar os US$ 652,2 milhões ajustados de Shrek 2, então apenas outros cinco filmes que estrearam de 2000 para cá terão levado mais pessoas aos cinemas: o citado O Cavaleiro das Trevas, Os Vingadores (US$ 623,3 milhões em 2012/US$ 706 milhões ajustados), Jurassic World (US$ 652,7 milhões em 2015/US$ 725,6 milhões ajustados), Avatar (US$ 760,5 milhões em 2009/US$ 893,3 milhões ajustados) e Star Wars: O Despertar da Força (US$ 936,6 milhões em 2015/US$ 992,4 milhões ajustados).

Mundialmente, Pantera chegou a US$ 1,27 bilhão e ultrapassou o remake de A Bela e a Fera do ano passado (US$ 1,26 bilhão) para se tornar a 11ª maior bilheteria global da história. Mas não se preocupe, enquanto você lê isso, o filme vai estar deixando para trás Frozen para entrar no top 10 – afinal, apenas US$ 1,5 milhão separam os dois longas. Para chegar a níveis mais altos nesse ranking, porém, Pantera precisará alcançar os US$ 1,33 bilhão de Star Wars: Os Últimos Jedi e os US$ 1,34 bilhão de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.

Os países com as maiores bilheterias para o filme, afora os EUA, são a China (US$ 104,5 milhões), o Reino Unido (US$ 65,2 milhões), Coréia (US$ 43 milhões), Brasil (US$ 35,4 milhões) e França (US$ 31,1 milhões). Vale ressaltar que, tanto no Reino Unido quanto na França, Pantera já deixou para trás as bilheterias finais de todos os filmes de heróis do ano passado, enquanto na Coréia falta apenas alcançar Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Enfim, T’Challa é um sucesso de proporções épicas em todo o globo. E considerando que as próximas semanas trarão pouquíssimos blockbusters às telas (com destaque para a aventura Rampage: Destruição Total), então é possível dizer que Pantera ainda tem mais algumas marcas a se conquistar antes de deixar os cinemas.

Bilheteria EUA de 30/03/18 a 01/04/18:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Jogador Número 1 1 41.764.050 53.710.325
2- Tyler Perry’s Acrimony 1 17.170.707 17.170.707
3- Pantera Negra 7 11.486.915 650.923.549
4- Eu Só Posso Imaginar 3 10.445.994 55.271.331
5- Círculo de Fogo: A Revolta 2 9.370.405 45.836.225
6- Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim 2 7.001.570 22.822.216
7- Tomb Raider: A Origem 3 4.922.048 50.715.273
8- Uma Dobra no Tempo 4 4.842.624 83.399.038
9- Com Amor, Simon 3 4.767.488 32.108.320
10- Paulo, Apóstolo de Cristo 2 3.457.864 11.488.702

 

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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