Pantera Negra e tudo que as mulheres de Wakanda representam

O trailer de Pantera Negra saiu na última sexta-feira (9), e entre os destaques, como personalidade e um belo visual, estão as personagens femininas que marcam presença na prévia, que, em seus poucos segundos, já ganharam a internet.
- Entre no nosso canal do WhatsApp e receba todas as notícias da Marvel diretamente no seu celular!
- Aproveite o Esquenta Black Friday com produtos Marvel na Amazon!
Sem que muitos esperassem, a Marvel parece ter surgido com uma grande oportunidade de representatividade feminina, sem que os fãs tenha que esperar até 2019 pelo filme da Capitã Marvel.
O sucesso das personagens no trailer apenas faz jus a importância que o elenco feminino possui há tempos nos quadrinhos do Pantera Negra. O Rei T’Challa, seja em seus momentos de glória ou de crise, sempre contou com mulheres ao seu redor tendo peso em suas decisões e consequências, fossem as próprias mulheres de sua família ou então as guerreias Dora Milaje. Nós, do Legado da Marvel, decidimos apresentar um pouco mais sobre s mulheres de Wakanda.
A família real: Ramonda e Shuri
Ramonda, ex-rainha enquanto esposa do falecido T’Chaka, é a mãe de consideração de T’Challa, afinal a mãe biológica do herói morreu dando à luz ao personagem. No entanto, é possível que no filme essa história sofra uma alteração e a Ramonda acaba sendo adaptada como a mãe biológica do herói. A atriz Angela Bassett (American Horror Story) foi a escolhida para dar vida à personagem, e parece a opção ideal para trazer autoridade e compaixão que a Rainha Mãe de Wakanda precisa.
Já Shuri é a irmã mais nova de T’Challa, criada nos quadrinhos apenas em 2005, na fase de Reginald Hudlin. A relativamente desconhecida Letitia Wright (Humans) interpretará esta versão da personagem que é tanto princesa quanto uma das mentes mais brilhantes de Wakanda. Recentemente, o diretor Ryan Coogler (Creed: Nascido Para Lutar) disse que seu intelecto estará a par com o de Tony Stark.
Dora Milaje: As Adoradas
As guerreiras Dora Milaje formam o principal exército de Wakanda. O exército mais confiável do rei, responsável por sua guarda pessoal, é formado exclusivamente por mulheres. Com missão de paz e unificação, mulheres de todas as tribos de Wakanda (muitas sendo rivais) integram este exército. Com a promessa de que trarão muita ação para o filme, as Dora Milaje contarão com três figuras principais no filme:
Danai Gurira (The Walking Dead) será Okoye, a general das Dora Milaje. Sua figura de liderança pode estar representada no fato de ser a única do exército a ter seus adereços com detalhes dourados.
Já Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão) será Nakia. Nos quadrinhos ela eventualmente se torna uma vilã, sendo aliada do Killmonger, no filme interpretado por Michael B. Jordan. Porém, ainda não sabemos se este lado da personagem também será levado para o filme
O que podemos ver pelo trailer é que alguns detalhes evidenciam que a sua versão no filme pode ser na verdade uma ex-Dora Milaje, já que a personagem aparece constantemente sem nenhum adereço das guerreiras.
Por fim, Florence Kasumba (Capitão América: Guerra Civil) será Ayo, a guerreira mais próxima da general Okoye. A personagem nos quadrinhos é gay, mas ainda não sabemos se a versão para o cinema adaptará fielmente sua orientação sexual. Anteriormente, a personagem já marcou presença no Universo da Marvel, ameaçando a Viúva Negra em Guerra Civil.
Algo marcante em todas essas personagens femininas é o visual. Apoiado em referências de diversas tribos, e abraçando a afrofuturismo, destaca-se nas personagens tanto sua beleza quanto imponência. E o termo “Mulheres de Wakanda” parece se aplicar também às mulheres por de trás das câmeras no novo filme da Marvel.
O diretor Ryan Coogler, consciente da importância de inclusão de diversidade, fez algumas mudanças na equipe que geralmente produz os filmes da Marvel Studios, trazendo dessa vez três mulheres para comandarem algumas das principais funções: Rachel Morrison (Creed) é a diretora de fotografia; Ruth E. Carter (Malcom X) é a figurinista; Hannah Beachler (Moonlight: Sob a Luz do Luar) é a responsável pelo design de produção.
A Marvel Studios nem sempre acerta com a representatividade feminina, mas parece que desta vez o estúdio abraçou esta grande oportunidade que o universo de Wakanda possibilita, e está pronta para entregar personagens marcantes e que talvez possam ressoar de forma mais pessoal com o público no próximo ano.