Roteirista de Homem-Aranha desabafa sobre reclamações dos fãs da Marvel

O Homem-Aranha tem protagonizado momentos bem polêmicos das HQs da Marvel nos últimos anos. Por isso, um famoso escritor fez um longo desabafo. Leia na íntegra!

DESABAFO!

O Homem-Aranha é, de longe, um dos super-heróis mais importantes de toda a galeria de personagens da Marvel. Brilhando nas páginas da Casa das Ideias desde 1962, o Miranha protagonizou diversos momentos marcantes e chocantes em cada ano até os dias de hoje.

Apesar de passagens brilhantes nos anos 60, 70 e 80, tivemos momentos controversos nos anos 90 e passagens ODIADAS nos anos 2000 (Alô, Pecados Pretéritos).

Recentemente, as páginas do Homem-Aranha trouxeram um momento que gerou muitas críticas. Afinal, vimos a MORTE da Ms. Marvel em um sacrifício para salvar Peter Parker, só para que Kamala fosse ressuscitada como uma MUTANTE, deixando a personagem mais próxima da sua versão no MCU.

De qualquer forma, esses momentos polêmicos são comuns para um personagem que está sendo escrito há mais de 60 anos. E foi justamente sobre isso que o roteirista Dan Slott (das atuais HQs do Homem-Aranha Superior e Spider-Boy) desabafou em uma longa thread no Twitter sobre essas insatisfações dos fãs.

Confira a tradução completa da thread:

“É impossível arruniar/destruir um personagem com legado de longa data. Se um personagem icônico está por aqui por mais de 50 anos, ele é indestrutível. Qualquer aspecto ou trama atual que não te agrada como fã pode ser desfeito à mão mais adiante. O personagem que você ama vai ficar bem.

“Mas e se eu não quiser esperar tanto tempo?”. Se um personagem legado está por aí por mais de 50 anos, as chances são boas de haver centenas (se não milhares) de histórias sobre ele em várias mídias que você não leu/viu/experimentou ainda. Mais do que o suficiente pra virar a maré.

“Mas a história atual machuca e desrespeita o personagem! Eu estou o defendendo!”. Para um personagem continuar vital/fresco, especialmente um que tem estado por aqui por 50+, os contadores de história precisam assumir riscos e tentar coisas que não foram feitas com esse personagem antes…

… e seja lá o que acontecer, seja lá de qual maneira essas histórias desviem da normalidade, elas vão inevitavelmente chatear um número de fãs hardcore. Ao mesmo tempo, eles podem empolgar outras partes da base e ganhar a atenção de novos fãs. Essas variações são necessárias de tempo em tempo.

Sem essas tentativas ousadas e histórias que assumem riscos, haveria o perigo da propriedade crescer de forma previsível. E, novamente, para um personagem que sobreviveu por tanto tempo, existe a noção de que um reboot, reinvenção ou forçada pode botar todos os brinquedos de volta à caixa.

Apesar de qualquer exagero, tem sempre o conhecimento de que a fanbase que existiu antes de você sentiu a mesma coisa por uma história anterior. E, adivinha só, esse personagem que todos conhecemos e amamos continua aqui e continua prosperando. Eles vão ficar bem.”

Hablou… ein?! Concordam com o desabafo do roteirista? Ou acha que existem histórias que realmente afetam o personagem e não deviam ser tão relativizadas assim?

Comente abaixo e siga de olho aqui no Legado da Marvel para mais informações.

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.