Site americano elege filme da Marvel como um dos maiores fracassos de bilheteria do ano

Matéria publicada pela Variety aponta os maiores sucessos e fracassos do ano nas bilheterias, e filme da Marvel está entre os fiascos.

Site americano elege filme da Marvel como um dos maiores fracassos de bilheteria do ano

Por mais surpreendente que pareça já estamos na metade do ano, com sucessos e fracassos o suficiente para preencher uma matéria completa. A Variety, uma influente publicação da indústria do cinema hollywoodiano, acaba de selecionar quais são os maiores sucessos e os piores fracassos do ano e, infelizmente, o único filme da Marvel de 2024 até o momento está entre os flops.

Trata-se de Madame Teia, o desastre produzido pela Sony que, tal como seu antecessor Morbius, virou motivo de piada na internet por sua baixa qualidade e cenas risíveis. Ao custo de US$ 80 milhões, o filme arrecadou US$ 100,3 milhões ao redor do mundo, sendo US$ 43,8 milhões nos EUA e US$ 56,5 milhões nos mercados internacionais.

Isso não é nem de perto o suficiente para que o longa desse lucro para a Sony. Afinal, afora os custos de produção, há também gastos com marketing, distribuição, entre outros. Além disso, nem todo o dinheiro arrecadado nas bilheterias retorna para a distribuidora: uma parte fica com os cinemas que o exibiram.

Por isso, estima-se que os filmes precisem arrecadar entre 2,5 a 3 vezes o seu custo de produção para serem considerados financeiramente bem sucedidos. No caso de Madame Teia, isso significa que o filme deveria ter arrecadado no mínimo entre US$ 200 milhões e US$ 240 milhões. Como você viu, sua bilheteria não chegou nem perto disso.

O flop de Madame Teia

Claro, no futuro é possível que Madame Teia venha a render algum dinheiro para a Sony via vendas em digital e para serviços de streaming. O estúdio, por exemplo, tem um lucrativo acordo com a Netflix nos EUA. E por lá o desastrado longa chegou a ranquear entre os 10 mais assistidos da plataforma após sua estreia no streamer.

Mas nem isso vai desfazer o dano massivo à imagem da Sony junto aos fãs como capaz de produzir filmes de qualidade e capazes de agradar público e crítica baseados no universo do Homem-Aranha. Se Venom e sua sequência ao menos escaparam do flop graças à popularidade do personagem, o mesmo não pode ser dito de Morbius e Madame Teia.

Como a Sony vai convencer os fãs a pagarem caro por um ingresso para assistir a Kraven o Caçador nos cinemas? Ainda mais se seus filmes em live-action fora da Marvel Studios são sinônimo de produções de baixa qualidade, com péssimo roteiro e atuações?

Além da Marvel, outros fracassos de bilheteria

Afora Madame Teia, os outros longas que a Variety escolheu como os maiores fracassos de 2024 foram Furiosa: Uma Saga Mad Max (bilheteria global de US$ 168 milhões a um custo de US$ 170 milhões). Amigos Imaginários (bilheteria global: US$ 181 milhões/orçamento: US$ 110 milhões). Temos também O Dublê (bilheteria global: US$ 171 milhões/orçamento: US$ 140 milhões). Argylle: O Superespião (bilheteria global: US$ 96 milhões/orçamento: US$ 200 milhões) e Os Observadores (bilheteria global: US$ 29 milhões/orçamento: US$ 30 milhões).

Entre os sucessos, a lista é liderada pelos blockbusters como Divertida Mente 2 (bilheteria global: US$ 863 milhões/orçamento: US$ 200 milhões) e Duna: Parte 2 (bilheteria global: US$ 711 milhões/orçamento: US$ 190 milhões), – e eu também acrescentaria Godzilla x Kong (bilheteria global: US$ 569 milhões/orçamento: US$ 135 milhões).

Porém, a publicação também incluiu filmes médios como Bob Marley: One Love (bilheteria global: US$ 179 milhões/orçamento: US$ 70 milhões). Tal como Garfield (bilheteria global: US$ 233 milhões/orçamento: US$ 60 milhões) e Bad Boys: Até o Fim (bilheteria global: US$ 300 milhões/orçamento: US$ 100 milhões). Também foi lembrado o independente de baixíssimo orçamento Entrevista com o Demônio (bilheteria global: US$ 12 milhões).

Bilheterias mostram a fadiga dos heróis?

O fiasco de Madame Teia é mais um flop do gênero que antes costumava ser garantia de grandes sucessos. No último um ano e meio, os únicos longas de heróis que podem ser considerados genuinamente bem sucedidos são Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, com todos os restantes fracassando nos mais variados níveis.

Mas se o primeiro semestre foi fraco para os heróis, o segundo promete corrigir isso. Enquanto isso, a missão de resgatar os filmes baseados em HQs da Marvel e DC agora está nas mãos de dois longas proibidos para menores: Deadpool & Wolverine e Coringa 2.

Será que Hollywood vai conseguir reverter a narrativa de que a audiência se cansou de super-heróis? Por fim, siga de olho aqui no Legado para mais informações e curiosidades.

Fontes: Variety, The Numbers

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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