Thanos: 10 vezes em que o vilão dos Vingadores foi um herói da Marvel
Thanos é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores vilões dessa década do cinema. Sua reputação ao longo dos anos ficará tão marcante quanto a de Darth Vader em Star Wars, pode anotar o que eu estou falando. Mas, ao longo de várias décadas, ele não fez coisas tão ruins assim. Só que ninguém sabe ou sequer lembra disso.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Neste artigo, nós pegaremos todas as coisas boas que o maior vilão do Universo Cinematográfico da Marvel já fez e que você nem sabia. Thanos, no fim das contas, até que é um cara sensato de vez em quando. Isto é o que torna no vilão mais bem desenvolvido nos cinemas dos últimos anos. Mas enfim, vamo lá para o artigo:
10 – Matando o seu Eu do futuro
Matar a si mesmo para evitar algo terrível é tão heroico, né? E sim, Thanos já fez isso nas HQs. Na série “Thanos Wins”, de Donny Cates, o jovem Thanos enxerga o seu eu do futuro obcecado pela morte. Mas não a morte de matar as pessoas só para provar o seu poder, e sim a Morte de fato, a personagem na qual Thanos faz de tudo para que ela sempre fique por perto. O seu amor por ela faz ele fazer o possível para que ela fique por perto.
O jovem Thanos então percebe que o seu futuro será de assassinatos à milhões de pessoas, mas não por uma tentativa de mudar o mundo, e sim por fraqueza, para agradar a uma outra pessoa na qual quer agradar, como se fosse uma prisão eterna. Vendo que isso se tornaria ele no futuro, o jovem Thanos pega a Joia do Tempo e diz a sua versão mais velha que não fará nada disso.
Eu sei, isso não tem muita cara de coisa heroica, você deve estar pensando. Mas para pra pensar que milhões de pessoas foram poupadas ao redor do Universo por essa decisão. Thanos viu quem ele se tornaria no futuro, e decidiu não agir desse jeito. Único jeito achado foi matando a si mesmo. Vai dizer que não é um sacrifício digno de herói?
9 – Lutar Contra a Nebula
A luta contra a Nebula é o maior dilema de Thanos de todos os tempos. De uma lado, é um absurdo o que o Thanos estava disposto a fazer em nome de “salvar o Universo”, não tem uma maneira de argumentar que isso é bom. Mas por outro lado, Thanos quer que a pessoa que roubou a Manopla dele NÃO destrua o Universo. Tanto é que ele até se une aos Vingadores para evitar que isto aconteça.
Vale de curiosidade de que nessa parte da história é sugerido que Thanos subconscientemente deixou a Nebula pegar a Manopla do Infinito, por temer as consequências de seus atos. Não é algo heroico, mas mostra que o vilão tem questionamentos sobre suas próprias atitudes, o deixando um vilão muuuito profundo. Não é só mau porque quer ser mau, há um objetivo aí, mesmo que seja bizarro.
8 – Salvando e Treinando a Gamora
Ok, a gente não esqueceu que Thanos matou toda a família e metade da população do planeta da Gamora, não esquecemos, fique tranquilo. Mas Thanos tem misericórdia ao encontrar uma garota tentando se defender. Por mais que Thanos nunca demonstre afeto de verdade tanto pela Gamora ou por Nebula, o que ele faz é até admirável.
Resgata a personagem, e a transforma na mulher mais letal da galáxia. Em Vingadores: Guerra Infinita, o vemos até tentando alimentar a garota. Fora a confissão de arrependimento pouco antes de morrer para a Nebula. Vai dizer que ele não merece pelo menos uma indicação à Pai do Ano?
7 – Sendo um Super-herói
Nas páginas da HQ Thanos #10, vemos o vilão trabalhando alegremente como o líder dos Vingadores (!!!). O quadrinho mostra o Thanos em uma realidade forjada, simplesmente muito animado para ser um Vingador. Nós o vemos adorando trabalhar junto com eles, construindo uma amizade, e feliz por salvar o dia.
Em um momento, Thanos diz estar “feliz que ninguém se machucou” em um confronto com um vilão. Quer herói melhor do que esse? Ok, nem tudo é mar de rosas. Thanos fica furioso quando descobre que a realidade em que se encontra é forjada. Ele reage de um jeito tão agressivo que parecia estar muito feliz com a realidade em que estava… talvez muito decepcionado em voltar para a vida de vilão odiado por todos?
6 – Salvando o Mundo do Aniquilador
Por tantas vezes em que Thanos foi responsável por tentar aniquilar milhares de pessoas no Universo, ele também foi responsável por salvar o mundo algumas vezes pelo visto. E de muitas vezes em que ele salvou, talvez a mais marcante tenha sido a contra o Aniquilador. Pra você que conhece a história, eu sei o que você está pensando.
“Ah, mas Thanos tinha argumentos pessoais nessa história, não se tratava de salvar o mundo, e sim do Aniquilador não conseguir”. Concordo em partes se você tiver este pensamento. Por mais que Thanos queira mesmo dar uma lição no Aniquilador sobre ninguém poder fazer isso a não ser ele, se você olhar para este arco profundamente, ao passar da história ele está muito preocupado com o destino do mundo e todas as pessoas com que interage.
Ele mostra que respeita, por exemplo, o poderoso Thor. Tanto é que fica fica triste quando Thor morre em uma das batalhas finais. Thanos pode ser mau, mas lá no fundo ele quer ser do bem.
5 – Lutando Contra o Cancerverso
Imagino que você esteja se perguntando o que diabos é o “Cancerverso”, relaxa que te explico. Numa rápida explicação, pode-se dizer que o Cancerverso é um universo no qual a morte foi erradicada, levando a uma série de Deus das Trevas mexendo em tudo para o universo ser puro de pesadelo.
Thanos fica enfurecido ao se ver preso nesse universo. Com o ódio, ele cria uma armadilha para o Capitão Marvel deste universo, que é o líder por lá. Na armadilha, ele acaba trazendo a morte para este universo, que o mata sangue frio. Isso exige que Thanos sacrificasse a própria vida. Ok, talvez isso não seja tão heroico assim… mas o sacrifício tá aí. 😛
4 – Salvando a Morte (Com o Deadpool)
Deadpool vs Thanos é uma das HQs mais surreais a conter o Titã Louco. Surreal pois inclui Thanos juntando forças com Deadpool para salvar a sua amada Morte, um sequestro doido que acaba a levando para fora do universo.
Thanos não só salva a morte nesse arco, mas também salva Deadpool, adivinha de qual vilão? Francis, o vilão do primeiro filme do Deadpool nos cinemas. Salvar o Deadpool acaba sendo estranho, pois a missão de Thanos somente envolvia a Morte. Provando que Thanos criou afeto pelo amigo. Ou seja: mais uma parada de herói pro Thanos.
3 – Defender Asgard (de Thor)
Parece até piada ler isso após assistir Vingadores: Guerra Infinita, né? Filme onde ele mata metade da população de Asgard. Mas a HQ Thor: Blood and Thunder mostra Thanos salvando os asgardianos, de ninguém nada menos do que Thor! No arco, vemos Thor perdendo a cabeça e querendo destruir Asgard inteira. Thanos acaba salvando o dia, e leva o eufórico Thor para seu pai, Odin, para tentar acalma-lo.
A parte mais surreal dessa HQ é o quanto de vezes que Thanos tem a oportunidade de matar o Thor, e opta por não. Opta apenas por parar o Deus do Trovão, e no final ainda levá-lo para seu pai. Parece coisa de herói, né? Mais um pra conta do Titã Louco.
2 – Guardião da Joia da Realidade
Se você assistiu mais os filmes, isso deve até te assustar, dado que o objetivo do personagem sempre foi juntar todas as Joias do Infinito. Aí que doidera é, nos quadrinhos, ele ser o guardião de uma? Sim, aconteceu! Apesar de isso parecer meio doido, faz total sentido. Thanos é o único personagem dos quadrinhos que recusa a usar apenas uma Joia, ele quer é todas, não uma só.
E outra, ele não é um herói, mas ele não quer ver o Universo se quebrando por completo, e se alguém tentar fazer isso, ele está disposto a defender todo mundo que estiver nele. Sem querer querendo… mais uma atitude de herói de Thanos.
1 – Deu ao Capitão Marvel uma Morte Nobre
A HQ Death of Captain Marvel é basicamente 100 páginas levando a morte do Capitão Marvel, com emoção do começo ao fim. O mais surpreendente disso tudo é Thanos chegando no leito de morte do personagem. Thanos não salva Marvel, porém traz duas coisas surpreendentemente emocionantes.
Uma delas é uma emocionante batalha final, e a outra é trazendo o Marvel à Morte, dizendo que ela não é algo que o herói deve temer. Fica evidente o objetivo de Thanos na série: ajudar o inimigo da melhor maneira possível e honrá-lo. Esses gestos que tornam Thanos um dos vilões mais heroicos da Marvel.
*Créditos totais do artigo ao What Culture.
Os comentários desse post foram encerrados.