The Flash é um filme de multiverso MELHOR que Doutor Estranho 2?
The Flash finalmente chegou às plataformas digitais, trazendo de volta a questão sobre os filmes polêmicos sobre multiverso. Quem é o MELHOR (ou pior): ele ou Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?
The Flash é um dos filmes da DC que mais demorou a finalmente conseguir chegar aos cinemas. O projeto começou a ser desenvolvido na mesma época que o filme da Liga da Justiça, que desencadeou em mudanças catastróficas no antigo DCEU.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O tempo foi passando e o projeto só foi ser lançado depois de James Gunn assumir o comando da DC Studios, o que deixava claro que o filme não teria nenhuma conexão ou importância para o novo universo cinematográfico planejado pelo chefão.
Infelizmente, o projeto não foi muito bem recebido e foi um tremendo fracasso de bilheteria. Recebendo também muitas críticas ao seu CGI questionável. De qualquer forma, é até irônico o timing péssimo em que o filme acabou ganhando luz.
Seja por marcar o FIM do antigo DCEU ou por chegar numa época em que a Marvel já vem explorando o tema de MULTIVERSO há alguns projetos. São essas coincidências que nos levam a uma comparação inevitável com o filme de multiverso da Marvel que também gerou críticas: Doutor Estranho 2!
O Multiverso da Loucura foi um sucesso de bilheteria, chegando perto de atingir a marca de 1 bilhão de dólares. Mas o filme do Estranho deixou muito fã incomodado, reclamando da trama, das decisões duvidosas do roteiro e principalmente das participações especiais.
Em uma escala bem menor, até os efeitos especiais do Multiverso da Loucura foram criticados, como a cena do terceiro olho do Strange. Portanto, temos paralelos bem interessantes entre os projetos que justificam a comparação.
Mas qual deles é MELHOR: The Flash ou o Multiverso da Loucura?
Somos suspeitos para dizer, pois não apenas por ser um site sobre a Marvel, mas consideramos Doutor Estranho 2 um filme SUBESTIMADO e INJUSTAMENTE criticado pelo público. Embora tenha muitos defeitos e a decisão de transformar a Wanda em uma vilã seja problemática, ainda temos um filme decente e focado principalmente no Doutor Estranho.
As participações especiais são a cereja do bolo, não sendo parte fundamental do filme. Embora os fãs reclamem e desejassem mais heróis, os Illuminati trouxeram uma quantidade aceitável de fanservice e easter-eggs, como o Sr. Fantástico de John Krasinski (um sonho dos fãs) e o Xavier de Patrick Stewart (eternizado e adorado pelos fãs).
No fim, o filme da Marvel não explora TANTO do Multiverso quanto poderia ter feito, se concentrando apenas no universo 838 e a sequência onde Strange e America Chavez são arremessados em diferentes realidades.
Nesse sentido, The Flash tem um roteiro bem mais competente e que consegue encaixar a história de origem de Barry Allen e o seu trama, misturando os conceitos de viagem no tempo com o multiverso (algo parecido com o que foi estabelecido em Vingadores: Ultimato).
O filme também é recheado de participações especiais e focado em um universo diferente apenas, mas ainda assim sendo um filme sobre o Flash no final das contas. Tal como o Estranho, o clímax é resolvido entre os próprios personagens. Seja Estranho x Estranho, Wanda x Wanda ou Flash x Flash x Flash.
Ambos filmes brincaram com cameos e grandes fanservices
A diferença é que The Flash faz um trabalho bem mais esforçado de entregar o fanservice. Afinal, ter o Batman de Michael Keaton como um dos principais personagens do filme é quase como se o Homem-Aranha de Tobey Maguire aparecesse por mais de 1 hora de filme.
Também temos um foco bem bacana e nostálgico em homenagear o DCEU como um todo, focando no início de tudo em ‘Homem de Aço’. Com uma batalha final inteira revisitando os eventos do filme de 2013, mas em uma escala ainda maior.
Ainda se dando ao direito de trazer mais cameos, como as aparições de Nicolas Cage (um sonho dos fãs) e Christopher Reeve (eternizado e adorado pelos fãs). Que é um nível ainda maior de fanservice do que o filme da Marvel.
E é por trabalhar com tantos elementos diferentes e ainda desenvolver tudo (incluindo o vilão) com mais profundidade e coerência, The Flash é realmente um filme melhor como um estudo sobre o personagem, trauma e vilania e multiverso.
O filme trouxe tudo que os fãs gostariam que Doutor Estranho 2 tivesse. Mas mesmo assim foi massacrado por todo mundo. Mais uma ironia nas costas do fracasso protagonizado por Ezra Miller?
Sabemos que o público nerd está numa maré de desinteresse e ódio gratuito com muitos projetos, e The Flash e Multiverso da Loucura são exemplos de filmes injustiçados e que são criticados pelos motivos errados.
Qual deles você prefere… ou odeia menos? Discorda totalmente de tudo que a gente disse? Deixe nos comentários logo abaixo. Além disso, confira um vídeo do nosso canal no Youtube: