Top 10 do ano no Brasil tem Deadpool & Wolverine mas não Venom 3

O ranking das maiores bilheterias de 2024 no Brasil incluiu o megassucesso Deadpool & Wolverine, porém deixou Venom 3 de fora.

Top 10 de 2024 no Brasil tem Deadpool & Wolverine mas não Venom 3

Enquanto Deadpool & Wolverine ocupa uma das maiores posições no ranking das maiores bilheterias de 2024 no Brasil, Venom: A Última Rodada ficou de fora do top 10.

O simbionte até chegou a entrar na lista. Porém, o final do ano passado foi movimentado e trouxe uma série de novos lançamentos que ultrapassaram A Última Rodada de fora. Foram sucessos de bilheteria como Ainda Estou Aqui e Moana 2, que deixaram o personagem marvete comendo poeira.

Confira o ranking!

Top 10 bilheterias no Brasil em 2024

  1. Divertida Mente 2 (Disney) – Público: 22,5 milhões / Bilheteria: R$ 444,5 milhões
  2. Moana 2 (Disney) – Público: 8,8 milhões / Bilheteria: R$ 173,2 milhões
  3. Meu Malvado Favorito 4 (Universal) – Público: 7,9 milhões / Bilheteria: R$ 152,1 milhões
  4. Deadpool & Wolverine (Disney) – Público: 7,5 milhões / Bilheteria: R$ 157,4 milhões
  5. Mufasa: O Rei Leão (Disney) – Público: 4,9 milhões / Bilheteria: R$ 102,8 milhões
  6. Ainda Estou Aqui (Sony) – Público: 3,8 milhões / Bilheteria: R$ 84,3 milhões
  7. O Auto da Compadecida 2 (H2O Films) – Público: 3,6 milhões / Bilheteria: R$ 75,7 milhões
  8. A Forja: O Poder da Transformação (Paris Filmes) – Público: 3 milhões / Bilheteria: R$ 50,7 milhões
  9. É Assim que Acaba (Sony) – Público: 2,97 milhões / Bilheteria: R$ 59,1 milhões
  10. Planeta dos Macacos: O Reinado (Disney) – Público: 2,92 milhões / Bilheteria: R$ 57,1 milhões

Deadpool & Wolverine: o único hit marvete de 2024

Como dá para ver, o único filme baseado na Marvel a ficar entre as maiores bilheterias do ano foi Deadpool & Wolverine. O longa atraiu mais de sete milhões de pagantes nas salas nacionais.

Porém, a dupla de heróis vendeu cerca de 470 mil ingressos a menos do que Meu Malvado Favorito 4.

Entretanto, DP&W arrecadou mais nas bilheterias (R$ 157 milhões) do que MMF 4 (R$ 152 milhões).

Isso pois a classificação mais restritiva de Deadpool & Wolverine (18 anos) garantiu uma maior presença de adultos nas sessões e portanto um preço médio por ingresso maior. Já Malvado 4 tem censura livre e atraiu muito mais crianças (que pagam meia), de modo que o preço médio do ingresso foi bem menor.

Venom 3 de fora do top 10

Tendo vendido cerca de 2,6 milhões de ingressos, Venom: A Última Rodada foi empurrado para fora do top 10 do ano por uma série de sucessos que estrearam em novembro (Ainda Estou Aqui, Moana 2) e dezembro (Mufasa, O Auto da Compadecida 2).

A terceira (e, se tivermos sorte, última) aventura do Eddie Brock de Tom Hardy acabou na 11ª posição do ranking. A Última Rodada vendeu cerca de 320 mil ingressos a menos do que Planeta dos Macacos: O Reinado, o 10º colocado.

O blockbuster símio é o único representante no top 10 de 2024 dos filmes que estrearam entre janeiro e maio do ano passado. Isso porque as bilheterias só foram deslanchar mesmo a partir de Divertida Mente 2 em meados de junho.

Dos três filmes da Marvel que a Sony lançou em 2024, nenhum conseguiu ficar entre os 10 maiores do ano. Mas não que a Sony esteja reclamando muito: ela serviu como a distribuidora do sucesso nacional indicado ao Oscar Ainda Estou Aqui, a maior bilheteria para um filme brasileiro da década.

Vale lembrar que os dois filmes do Venom anteriores levaram mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas cada um. Um total similar ao atingido por Adão Negro em 2022. Hoje em dia, o terceiro Venom não chegou nem aos 3 milhões. Um sinal da decadência da franquia e do próprio modelo da Sony de fazer “spin-offs do Homem-Aranha sem o Homem-Aranha”.

Quais filmes você viu no cinema no ano passado? Deixe nos comentários aí embaixo!

O resultado disso é que DP&W arrecadou mais nas bilheterias (R$ 157 milhões) do que MMF 4 (R$ 152 milhões).

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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