Venom 3 é a maior bilheteria da Sony do ano

Venom: A Última Rodada supera Bad Boys: Até o Fim e se torna a maior bilheteria da Sony em 2024.

Venom 3 é a maior bilheteria da Sony do ano

Para quem ainda não entende por que a Sony se agarra com tanto afinco aos direitos de adaptação do Homem-Aranha e seus coadjuvantes, eis o motivo.

Apesar de uma abertura inferior à dos anteriores, Venom 3 mostrou sólida sustentação e agora é a maior bilheteria da Sony no ano. Um título que Kraven: O Caçador provavelmente não irá tomar do simbionte.

Venom: A Última Rodada atingiu um acumulado de US$ 436,1 milhões. Desse total, US$ 127,6 milhões vem dos EUA/Canadá e US$ 308,5 milhões dos mercados internacionais. Com isso, ele ultrapassou Bad Boys: Até o Fim e se tornou a maior arrecadação da Sony em 2024.

Quase um terço de sua bilheteria fora da América do Norte vem da China: US$ 90 milhões. Trata-se da maior arrecadação para um filme de super-heróis pós-pandemia no país.

Aliás, é a maior bilheteria para um longa da Marvel ou DC na China desde os tempos áureos de Vingadores: Ultimato (US$ 632 milhões na China) e Homem-Aranha: Longe de Casa (US$ 200 milhões).

Na época, vivia-se o ápice dos super-heróis americanos no mercado chinês. E um dos símbolos dessa “era de ouro” foi justamente o primeiro Venom. O primeiro filme do Eddie Brock de Tom Hardy arrecadou inacreditáveis US$ 269 milhões na China, que acabou se tornando o maior mercado para o filme, à frente dos EUA (US$ 213 milhões).

Ao todo, o simbionte acabou com uma bilheteria muito maior do que a Sony sequer imaginava: US$ 856 milhões.

Pandemia afetou lançamentos da Sony

Mas aí veio a pandemia, que fechou os cinemas em todo o mundo. Quando começaram a reabrir, o governo chinês optou por priorizar os filmes locais ao invés dos estrangeiros, em especial os de super-heróis. Com isso, muitos longas que poderiam ter sido sucesso por lá acabaram tendo seu lançamento local negado.

Isso inclui Venom: Tempo de Carnificina (que de toda forma terminou com US$ 506 milhões) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (US$ 1.91 bilhão).

Essa situação só foi mudar no início de 2023. Pantera Negra: Wakanda para Sempre recebeu autorização para uma estreia limitada por lá em fevereiro e, pouco depois, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania chegou na China junto com o restante do mundo.

Entretanto, naquele ponto os chineses já não se importavam mais tanto com os heróis marvetes e DCnautas, resultando em bilheterias bem menores do que as vistas nos anos 2010.

De certa forma, essa tendência ainda continua. Venom 3 arrecadou três vezes menos na China do que Venom 1. Ainda assim, A Última Rodada faturou mais do que qualquer outro filme de super-heróis que deu a sorte de ser lançado no país desde a pandemia.

Algo similar ocorreu com o Aquaman: o primeiro longa do herói da DC faturou incríveis US$ 292 milhões na China no final de 2018. Cinco anos depois, o segundo não chegou nem perto disso (US$ 65 milhões), mas ainda faturou bem acima da maioria dos outros filmes de heróis do ano passado

Venom vem perdendo interesse do público

Claro, não foi só na China: na maioria dos mercados, inclusive o americano e o brasileiro, nota-se a queda do interesse da audiência pelos filmes do Venom. A China tem suas particularidades (como o fato de não ter recebido Tempo de Carnificina), mas não ficou isolada nisso.

Felizmente para a Sony, Venom 3 custou apenas US$ 120 milhões, então não precisa faturar no nível do primeiro se quiser ser lucrativo. Aliás, mesmo se não tivesse sido lançado na China, A Última Rodada ainda teria US$ 346 milhões.

Um total bem próximo do mínimo necessário (US$ 360 milhões) para que ele não dê prejuízo. É um sinal da disciplina da Sony, que procura não gastar quantias exorbitantes em filmes sem o Homem-Aranha.

No entanto, foi graças à China que Venom 3 vai sair de cartaz com uma bilheteria bem mais próxima da de Venom 2 do que o esperado. Estúdios estrangeiros podem ficar com apenas 25% do valor de cada ingresso vendido no país asiático.

Mas a bilheteria chinesa é tão massiva que, mesmo tendo caído em relação ao primeiro, deixou a bilheteria de A Última Rodada menos “feia” aos olhos do mundo. Seria bem mais difícil para a Sony defender uma bilheteria em torno dos US$ 350 milhões do que uma de US$ 450 milhões.

Enfim, assim como Sem Volta para Casa não precisou da China para ser uma das maiores bilheterias da história, o primeiro Venom também teria se saído ok sem seu massivo sucesso chinês.

Sony ficou confiante demais?

Aliás, é provável que a China exagerou a bilheteria de Venom a tal ponto que deu confiança à Sony para investir em filmes como Madame Teia e Morbius. E mesmo sem ser tecnicamente necessário, o bom desempenho de A Última Rodada no país acabou “salvando” o filme de parecer um flop.

Qual será a bilheteria final de Venom: A Última Rodada? Deixe seu comentário aí embaixo!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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