Venom 3 é uma das 10 maiores bilheterias globais de 2024

Venom 3 entrou para o top 10 do ano nas bilheterias globais e se aproxima de US$ 400 milhões na arrecadação.

Venom 3 é uma das 10 maiores bilheterias de 2024

Apesar da arrecadação menor que a de seus antecessores (veja aqui e aqui), Venom: A Última Rodada entrou para o seleto grupo das 10 maiores arrecadações de 2024 nas bilheterias.

O Box Office Mojo informa que Venom 3 atingiu a arrecadação de US$ 394,2 milhões na bilheteria global. Desse total, US$ 115 milhões vieram dos EUA e US$ 279 milhões dos mercados internacionais, incluindo US$ 82 milhões na China. Com isso, o simbionte ultrapassou Twisters (US$ 371 milhões) e tornou-se o 10º maior filme de 2024.

Aliás, A Última Rodada pode terminar o próximo fim de semana até na 8ª colocação. Isso ocorrerá assim que superar Planeta dos Macacos: O Reinado (US$ 397 milhões) e Bad Boys: Até o Fim (US$ 404 milhões).

Aqui é bom lembrar que o top 10 disponível no Mojo inclui apenas filmes norte-americanos, desconsiderando as receitas de sucessos locais em seus mercados. O The Numbers inclui em seu top 10 de 2024 três blockbusters chineses: YOLO (US$ 479 milhões) em 7º lugar, Successor (US$ 470 milhões) em 8º e Pegasus 2 (US$ 467 milhões) em 9º.

Nesse contexto, Venom 3 encontra-se na 13ª posição da bilheteria global. Se quiser entrar no top 10, Eddie Brock terá que superar os US$ 450 milhões de Os Fantasmas se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice.

Não é nenhuma “missão impossível”, porém os blockbusters de fim de ano já começam a chegar na próxima semana. Hits em potencial como Gladiador II e Wicked devem cortar as pernas do simbionte e jogá-lo mais para baixo no ranking anual.

Venom 3 lidera por falta de concorrência

Afinal, Venom 3 tem liderado as bilheterias americanas e globais até agora justamente pela falta de concorrentes fortes. Nos EUA, houve a estreia da comédia familiar The Best Christmas Pageant Ever e do terror Herege, que até se saíram bem (ambos fizeram US$ 11 milhões) em relação a seus modestos orçamentos.

Porém, Venom ainda é o único blockbuster em cartaz e como tal estava disponível em bem mais salas (incluindo IMAX) do que qualquer concorrente.

Isso permitiu que A Última Rodada se mantivesse na liderança e conquistasse boa sustentação. Mas os aguardados longas do fim do mês, como os mencionados Wicked e Gladiador II, bem como a animação Moana 2, chegam com projeções promissoras na bilheteria.

Ainda assim, ao custo de modestos US$ 120 milhões, Venom 3 não precisou quebrar recordes para render lucro ao seu estúdio. Pelo contrário, o filme fará dinheiro para os cofres da Sony mesmo se não alcançar aos de US$ 506 milhões de Tempo de Carnificina.

A Sony entende que não precisa gastar fortunas em seus filmes de super-heróis que não tem o Homem-Aranha ou qualquer outro Vingador. É uma lição aprendida a duras penas após derramarem uma fortuna nos longas do Aranha estrelados por Andrew Garfield apenas para eles não corresponderem com a bilheteria bilionária que o estúdio esperava.

Desde então, os dois primeiros filmes da trilogia de Tom Holland custaram menos de US$ 200 milhões cada. A Sony só voltou a gastar acima disso com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, e mesmo assim parte do orçamento foi para filmar com as medidas de segurança contra a Covid 19.

Franquia tem filmes de orçamento barato

Já os longas do Venom nunca consumiram mais do que US$ 120 milhões cada. Assim, mesmo com críticas ruins, todos eles foram bem sucedidos do ponto de vista financeiro.

É uma lição que a Disney (que gastou quase US$ 400 milhões com As Marvels e viu os custos dos filmes do MCU crescerem em 60% após a pandemia) e a Warner (que entregou US$ 200 milhões para Todd Phillips fazer um filme que ninguém quer ver) têm mostrado dificuldade em aprender.

Qual você acha que será a bilheteria final de Venom: A Última Rodada? Deixe sua opinião nos comentários e, por fim, continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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