Venom 3 termina o ano como a 10ª maior bilheteria de 2024

Antes do final do ano, Venom: A Última Rodada conseguiu entrar no ranking das dez maiores bilheterias globais de 2024.

Venom 3 termina o ano como a 10ª maior bilheteria de 2024.

Com 2024 chegando ao fim, é hora de ver quais foram os maiores sucessos e fracassos do ano. Com US$ 475 milhões na bilheteria global, Venom: A Última Rodada é uma das 10 maiores arrecadações de 2024.

Ainda em cartaz em um punhado de cinemas ao redor do mundo, Venom 3 pode até subir para a nona posição caso supere o sucesso do cinema chinês YOLO (US$ 479 milhões).

Por outro lado, A Última Rodada ainda pode despencar para fora do top 10 caso blockbusters recentes. Como Sonic 3 e Mufasa: O Rei Leão arrecadem mais do que ele.

O novo Sonic encerrou o domingo com US$ 211 milhões (embora ainda faltem alguns mercados importantes para ele estrear) enquanto Mufasa já tem US$ 328 milhões.

Comparado com outros filmes do simbionte, A Última Rodada ficou US$ 26 milhões abaixo de seu antecessor, Tempo de Carnificina. Contudo, é preciso ressaltar uma diferença crucial entre eles.

O segundo Venom não conseguiu autorização para ser lançado na China, já o terceiro estreou por lá normalmente, onde faturou quase US$ 100 milhões.

Venom 3 teve uma queda considerável

Mesmo assim, Venom 3 sofreu uma queda considerável em relação aos US$ 270 milhões (!) que o primeiro arrecadou na bilheteria chinesa em 2018. Na época, era o auge da popularidade dos heróis americanos no mercado oriental, sempre muito cobiçado por Hollywood.

Em 2024, é muito mais difícil para filmes não só de super-heróis como americanos no geral conquistarem tais números. Apesar disso, foi justamente por causa de um lançamento na China que a arrecadação global de A Última Rodada não ficou muito distante de seu predecessor imediato.

O terceiro Venom chegou num momento em que o público estava bem menos empolgado por longas da Marvel (em especial os com péssimas críticas) do que em 2018 ou 2021.

Pelo contrário: não só a novidade de ver Tom Hardy numa bizarra atuação contracenando com um simbionte digital já havia sumido como também os fracassos de Morbius e Madame Teia contribuiu para o consenso de que os longas do estranho universo Sony de coadjuvantes do Homem-Aranha não prestavam.

Como resultado, a bilheteria caiu em praticamente todos os lugares se comparado com os anteriores. Nos EUA, Venom 3 fez apenas US$ 140 milhões, uma queda considerável dos US$ 213 milhões do primeiro e do segundo.

Queda também foi grande internacionalmente

Nos mercados internacionais, a bilheteria caiu de US$ 643 milhões (vitaminados pelos US$ 270 milhões da China) do primeiro para US$ 335,5 milhões (dos quais a China contribuiu com “apenas” US$ 94 milhões) no terceiro.

A queda pelo interesse na saga do Eddie Brock de Hardy foi tão grande que a Sony só se safou devido a nenhum deles ter sido muito caro. Os três foram feitos por US$ 110 milhões cada, bem menos que os US$ 200 milhões ou mais dos longas do MCU. Assim, uma bilheteria como a de A Última Rodada ainda é lucrativa para o estúdio.

Além disso, Venom 3 também ajudou a manter os cinemas vivos e em atividade conforme os blockbusters de fim de ano (Gladiador 2, Moana 2, Wicked, Sonic 3) ainda não haviam chegado. Na época, a grande esperança de bilheterias de outubro (Coringa 2) se provou um fracasso de proporções épicas.

No fim das contas, a trilogia do Venom fez dinheiro para a Sony apesar das péssimas críticas e empolgação progressivamente menor do público. Foi o melhor cenário possível para o tal Universo Sony de personagens do Homem-Aranha.

Mas agora que o estúdio já teve o que queria, que tal colocar figuras como o Venom, Morbius, Kraven e Madame Teia para interagir com o Homem-Aranha?

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Fontes: The Numbers, Box Office Mojo

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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