VEXAME: X-Men: Fênix Negra cai para a 10ª posição nos EUA!

 

X-Men: Fênix Negra passou seu último fim de semana entre as 10 maiores bilheterias nos EUA. O longa mais uma vez fez números terríveis em todo o planeta, e não deve ter um faturamento muito maior do que o já conquistado até o momento. Em suma, Fênix Negra se prepara para deixar os cinemas após péssima campanha nas bilheterias mundiais.

 

Nos Estados Unidos, o filme faturou outros US$ 3,53 milhões no último fim de semana. No total, ele tem apenas risíveis US$ 60 milhões de faturamento no país. Além disso, com as estreias de Toy Story 4 e o novo Brinquedo Assassino, Fênix Negra despencou da quinta para a décima posição no ranking do fim de semana. Isso é vergonhoso para um blockbuster que está apenas em sua terceira semana de exibição. Compare com Rocketman, Godzilla II: Rei dos Monstros e John Wick 3: Parabellum (este último em cartaz em menos salas do que Fênix Negra), que estrearam a mais tempo e ainda assim conseguem faturar mais dinheiro do que o novo X-Men.

 

De toda forma, independentemente de ranking, o fato é que os números da nova aventura mutante são simplesmente tenebrosos. O longa, em 17 dias em cartaz, faturou menos nos EUA do que o pessimamente recebido X-Men: Apocalipse conquistou em 3 dias – e olha que o filme mutante anterior havia tido uma performance desastrada o bastante nas bilheterias (abertura de US$ 65 milhões, bilheteria final de US$ 155,4 milhões) para fazer a Fox reconsiderar os caminhos da franquia. 

 

 

Aliás, se continuar nesse ritmo, o filme sai de cartaz sem ter faturado nem sequer US$ 70 milhões. Isso seria bem abaixo até mesmo do que X-Men Origens: Wolverine e X-Men 2 faturaram em seus respectivos fins de semana de abertura (cerca de US$ 85 milhões para cada filme). Sim, mesmo tido como um dos piores filmes de heróis de todos os tempos, Wolverine faturou mais em um fim de semana do que Fênix Negra em toda a sua horrenda carreira nas bilheterias. E isso é humilhante não apenas porque os preços dos ingressos eram bem mais baratos em 2009, época de lançamento de Origens, do que são hoje, como também antes da abertura da prequel estrelada por Hugh Jackman uma cópia do filme havia vazado na internet.

 

Mas talvez não seja justo com Fênix Negra compará-lo com os outros filmes da franquia. Afinal, em 2003, quando X2 estreou, ou mesmo em 2009, na época da abertura de Origens, os filmes dos X-Men estavam entre os maiores e mais aguardados blockbusters de cada ano. Dez anos atrás, o MCU ainda engatinhava, a DC se resumia aos esporádicos filmes do Batman de Christopher Nolan e filmes de heróis não dominavam o cinema de maneira tão absoluta quanto hoje, de modo que os X-filmes ainda poderiam se qualificar como um evento. Entretanto, nesse período de tempo, enquanto a Marvel crescia e oferecia emoções e uma escala épica até então negada à “sombria e realista” franquia da Fox, os longas da nova equipe mutante patinavam nas bilheterias, mostrando que o público só se importava mesmo com a  versão dos personagens da trilogia clássica. Não à toa, o único longa da nova fase mutante a ser um sucesso foi Dias de um Futuro Esquecido, que colocou frente a frente as equipes lideradas por James McAvoy e Patrick Stewart; já os filmes focados inteiramente na nova geração de heróis tiveram resultados fracos.

 

Isso culminou na terrível recepção deste Fênix Negra. Trazendo uma versão dos personagens que o público nunca abraçou e competindo numa temporada duríssima para o cinema blockbuster em geral, onde, semana após semana, os novos lançamentos estreiam abaixo das expectativas, o filme acabou sendo simplesmente ignorado pelo público. Afinal, com tantas outras opções em cartaz (e em casa), para que gastar tempo e dinheiro assistindo a um filme de uma franquia com a qual ninguém mais se importa, e que também recebeu críticas pavorosas?

 

 

A única chance de Fênix Negra seria se o filme tivesse estreado em uma temporada menos competitiva, como era a ideia inicial de lançá-lo em fevereiro. Entretanto, para fazer um favor a James Cameron, produtor de Alita: Anjo de Batalha, a Fox desastradamente e na última hora moveu o filme para junho, apesar das súplicas de seu diretor e produtores. Em retrospecto, talvez tenha sido a decisão correta: tanto Alita como Fênix Negra eram filmes arriscados e cujas chances de sucesso eram minúsculas, porém, caso o primeiro fosse bem sucedido, o estúdio da Raposa teria uma nova franquia em mãos, ao passo em que o novo longa dos X-Men foi pensado para encerrar sua saga. Seja como for, Alita acabou por conquistar um resultado superior ao de Fênix Negra: a ficção científica de Cameron saiu de cartaz com US$ 85,7 milhões nos EUA e US$ 319 milhões internacionalmente, para um total de US$ 405 milhões global – uma bilheteria mundial superior às de Shazam!, Godzilla II e Dumbo. Não são números espetaculares considerando seu altíssimo orçamento, mas ao menos o filme não passou a vergonha que Fênix Negra tem passado.

 

Na bilheteria internacional, o desempenho de Fênix Negra tem sido igualmente pavoroso. O longa faturou mais US$ 11,1 milhões e foi o quarto maior filme no final de semana internacionalmente, ficando atrás da abertura de Toy Story 4 com US$ 123,6 milhões e de Aladdin (US$ 32,9 milhões) e MIB: Homens de Preto – Internacional (US$ 30,2 milhões). Ele estreou no Japão neste fim de semana, seu último mercado, com resultados compreensivelmente fracos: apenas US$ 1,8 milhões.

 

No total, o longa tem US$ 173 milhões faturados fora dos EUA, um total inferior ao de filmes como Detetive Pikachu (US$ 283,1 milhões), Godzilla II (US$ 263,5 milhões) e Shazam! (US$ 223,4 milhões). Globalmente, Fênix Negra possui risíveis US$ 233 milhões – menos do que Toy Story 4 faturou em seu primeiro fim de semana ao redor do mundo (US$ 244,5 milhões). 

 

 

Considerando que a partir das próximas semanas novas e aguardadas estreias chegam aos cinemas mundiais, é correto presumir que Fênix Negra vai encerrar sua carreira sendo a menor bilheteria para os filmes dos X-Men mundialmente. Sim, abaixo até do primeiro filme, que faturou US$ 296 milhões – e isso lá em 2000, quando o mercado internacional era menos frutífero do que hoje e os preços dos ingressos eram muito mais baratos. 

 

Uma despedida absolutamente vexatória para a saga mutante nos cinemas.

 

Bilheteria EUA 21/06/19 a 23/06/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Toy Story 4 1 120.908.065 120.908.065
2- Brinquedo Assassino 1 14.094.594 14.094.594
3- Aladdin 5 13.244.015 288.554.143
4- MIB: Homens de Preto – Internacional 2 10.701.557 52.641.211
5- Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 3 10.270.955 117.564.490
6- Rocketman 4 5.605.936 77.284.325
7- John Wick 3: Parabellum 6 4.085.828 156.078.252
8- Godzilla II: Rei dos Monstros 4 3.855.801 102.501.438
9- Anna: O Perigo tem Nome 1 3.600.647 3.600.647
10- X-Men: Fênix Negra 3 3.532.525 60.091.836

 

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Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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