Vingadores: Ultimato é a primeira “maior bilheteria do cinema” a não ganhar um Oscar

É tão recente, ainda não fez nem 1 ano que a Marvel Studios bateu Avatar e se tornou na maior bilheteria da história do cinema mundial. São números estratosféricos, com mais de 1 bilhão de dólares conquistados apenas no PRIMEIRO FINAL DE SEMANA. Para este autor, o único filme com potencial de bater Ultimato são alguns dos próximos Velozes & Furiosos, por conta do apelo popular semelhante.

Mas então, Vingadores: Ultimato é o décimo filme a poder chamar a si mesmo de “maior filme de todos os tempos”. Mas quer saber um fato curioso? Ultimato também é o primeiro dos DEZ filmes a não ter ganhado um Oscar sequer. Se liga só na lista dos filmes com maiores bilheterias de todos os filmes e seus números de Oscars, por ordem cronológica:

…E o Vento Levou – 8 Oscars

A Noviça Rebelde – 5 Oscars

O Poderoso Chefão – 3 Oscars

Tubarão – 3 Oscars

Star Wars – 7 Oscars

E.T.: O Extraterrestre – 4 Oscars

Jurassic Park – 3 Oscars

Titanic – 11 Oscars

Avatar – 3 Oscars

Vingadores: UltimatoZERO Oscars

[quads id=2]

Apesar de parecer injusto, eu digo que não, não é injusto Vingadores: Ultimato não ter levado nada. Ultimato é filme fã, filme service. Não é tão bom caso você o assista separadamente sem conexão aos personagens. Talvez por isso, seja bem difícil alguém que não acompanha o MCU se identificar com os dramas do longa. Pra Ultimato vocês estão perdoados, Academia. Mas ainda não perdoamos o fato de Guerra infinita ter PERDIDO Efeitos Especiais!!!

 

      LEIA TAMBÉM!

[quads id=2]

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

Continuação direta de Vingadores: Guerra Infinita, os dois filmes foram gravados juntos ao longo de 2017 inteiro, e desde então já tínhamos fotos vazadas que indicavam viagem no tempo, uma volta ao primeiro Vingadores e o Homem-Formiga em 2012. Obviamente, isso não foi nada comparado com todas as surpresas que o filme nos trouxe.

[quads id=2]

Dando enfase à ideia de fim de uma era, o filme surpreendeu – e continua nos fazendo chorar – por trazer a morte da Viúva Negra, Homem de Ferro e a despedida de Chris Evans como o Capitão América! Embora ainda vejamos a Scarlett Johansson de volta como Natasha Romanoff em seu tão aguardado filme solo, o final do Ultimato realmente trouxe a ÚLTIMA vez em que veremos Robert Downey Jr. como Tony Stark.

O filme segue com o trabalho de Guerra Infinita de homenagear todos os outros filmes anteriores do MCU, só que dessa vez, muitos momentos são literalmente recriados e revisitados, como a Batalha de Nova York do primeiro Vingadores, assim como momentos de Thor: O Mundo SombrioGuardiões da Galáxia e o próprio Guerra Infinita!

[quads id=2]

Apesar de ser um filme de encerramento, e funcionar muito bem como o fim de toda a história de Steve Rogers (que se torna o real protagonista do MCU até então), temos a deixa para muitos outros futuros projetos da Marvel Studios que lidarão como as consequências do Ultimato, tais como Homem-Aranha: Longe de Casa e os futuros Falcão e Soldado Invernal, WandaVisionLokiDoutor Estranho no Multiverso da Loucura e Guardiões da Galáxia Vol. 3!

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile