WandaVision: Quem é Agatha Harkness? Saiba tudo sobre a bruxa da Marvel

WandaVision tem trago vários mistérios, especulações e teorias desde sua estreia há mais de um mês. Só que uma das grandes questões já havia sido levantada MUITO tempo antes. Afinal, a atriz Kathryn Hahn foi anunciada no elenco da série em agosto de 2019.

Desde então, ela foi anunciada como Agnes, a vizinha fofoqueira de Wanda e o Visão. Tendo em mente sobre o que a série seria, e as inspirações em O Visão e a Feiticeira Escarlate, HQs dos anos 80, os fãs rapidamente tinham uma teoria embalada de certezas: Agnes seria Agatha Harkness, bruxa famosa do universo Marvel.

E um dos principais motivos era bem óbvio, e até meio bobo, com Agnes servindo como uma abreviação e mistura de AGatha e harkNESs. Após isso, vimos a atriz aparecer nos sets com uma roupa roxa (clássica da personagem) e vestida como bruxa em um cenário de floresta, com uma fogueira e várias bruxas, que ainda não foi visto na série.

 

 

Reforçando ainda mais, veio um dos trailers, mostrando a cena do episódio de Halloween onde o Visão ‘desperta’ a Agnes, encontrada paralisada em um carro, e com fantasia de bruxa. Demorou um cadinho, e no sétimo episódio da série, tivemos a tão esperada reviravolta.

Por mais que já sabíamos que ia rolar, o momento ainda conseguiu ser bem impactante. Seja pela versatilidade de Kathryn quanto pela épica música de revelação da Agatha. ‘ERA A AGATHA E MAIS NINGUÉM’ está ecoando pelas cabeças dos marvetes, e mal podemos esperar pelo que vem aí.

Enquanto não chega mais uma sexta, vamos aproveitar para relembrar e explicar sobre a importância de Agatha para o cânone da Wanda e o Visão, e porque ela não poderia ficar de fora da aventura solo do casal!

Origens de Agatha Harkness

 

Agatha foi uma criação de Stan Lee e Jack Kirby, introduzida na edição #94 das HQs do Quarteto Fantástico, em 1970. Na época, ela foi introduzida como a babá de Franklin Richards, filho de Reed e Sue Storm, os líderes do Quarteto.

É dito que ela tem idade o suficiente para se lembrar MUITO antes de Atlantis (o reino do Namor) afundar no oceano. No século 17, ela criou um grupo de bruxas dentro da colônia inglesa em Salem, com a intenção de usarem magia livremente nessa nova nação.

Ela também esteve presente no período dos julgamentos e perseguições das Bruxas de Salem. Após o conflito, ela criou a cidade de Nova Salem, no que viria a ser o estado do Colorado. E algumas coisas aconteceram com uma das maiores feiticeiras da Marvel desse período, até o ponto onde virou babá de Franklin.

 

Independência e Segunda Guerra Mundial

 

Agatha teve participação em eventos marcantes da história da humanidade. A primeira, foi durante a guerra de independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra, onde ela se junto às Filhas da Liberdade, lutando pelos direitos das mulheres nesse novo mundo.

Ela também usou suas habilidades e ensinos nas artes místicas na Segunda Guerra Mundial, sendo chamada pelo exército dos EUA em um departamento especial contra ameaças super-poderosas.

Uma Babá Mais que Fantástica

 

Após décadas de histórias, ela se tornou babá e cuidadora de crianças em necessidade. Apesar de também ter se aposentado dessa profissão, ela reconsiderou quando o Quarteto Fantástico lhe fez um convite. Ela começa a parceria com a equipe sem informar suas habilidades mágicas, mas se revelou após precisar usar seus poderes para contatar a equipe e salvar a vida de Reed.

Agatha ajudou Franklin a lidar com seus poderes assim que eles surgiram. E até os utilizou para derrotar o Ultron em certa HQ!

 

Conheça Nicholas Scratch

 

O filho de Agatha é chamado de Nicholas Scratch, e se tornou o líder de Nova Salem. Nessa posição, ele convence os novos bruxos da colônia misteriosa a se voltarem contra Agatha, alegando que ela havia traído a comunidade bruxa ao se juntar ao Quarteto Fantástico.

Ela é sequestrada junto de Franklin, para ser condenada por sua traição. O Quarteto parte em busca do resgate de Agatha e o filho do casal de super-heróis. Eles vencem o conflito e a comunidade de Salem bane Nicholas Scratch para uma outra dimensão.

Curiosamente, Nicholas Scratch era uma das apostas dos fãs para o personagem de Evan Peters na série. E mesmo ele interpretando o Mercúrio, a cena pós-créditos do episódio 7 levantou essa teoria novamente.

 

Mestra da Feiticeira Escarlate

 

Agatha se tornou na principal mentora da Wanda, ajudando no controle de seus poderes e na arte da feitiçaria. É nesse período onde os Sete de Salem – formados pelos netos de Agatha – sequestram a sua avó e a queimam viva.

Em uma batalha com os Sete de Salem, toda a energia dos bruxos da comunidade é envolvida na destruição total da Nova Salem. É aí que a Wanda absorve um pouco dessas energias para gerar sua gravidez do Visão.

Agatha retorna um tempo depois, sem nenhuma explicação de sua ressurreição, alegando que os gêmeos eram na verdade fragmentos da alma de Mefisto (Sim, ele!). O resultado? É treta. Já que Agatha decide apagar as memórias que Wanda tem sobre os seus filhos. É essa ação que gera consequências catastróficas na história de Wanda e os gêmeos Billy e Tommy.

 

Wanda vs. Agatha

 

Em um momento de Vingadores: A Queda, Wanda confronta Agatha sobre a existência dos seus filhos. O corpo de Agatha é encontrado por Nick Fury e a S.H.I.E.L.D; indicando que ela fora assassinada pela própria Wanda.

E agora que foi provado que Agatha está na série, e é uma das principais responsáveis por manipular a Wanda, trazer o Mercúrio e provavelmente ter criado a anomalia de WestView, fica evidente a reviravolta e mudança na adaptação da personagem nas telas.

Embora a Agatha do MCU possa ter seus motivos para estar manipulando a Wanda, ela deve ser a principal antagonista da série. Portanto, podemos esperar alguns pontos das histórias nas HQs sendo adaptadas, como a suspeita nas almas dos gêmeos e a queima das bruxas e Agatha liderando a comunidade de Salem.

A personagem fez história nas HQs, também foi importante em X-Men: Evolution e agora está tendo seu destaque em live-action. Agora, nos resta aguardar por mais episódios da série, e ficar de olho aqui no Legado da Marvel para mais informações.

 

        LEIA TAMBÉM!

 

WandaVision é o projeto mais inusitado de toda a história da Marvel Studios, e a cada detalhe revelado, mais estranha e empolgante ela fica. A série passou por várias mudanças no calendário do MCU, até ser adiantada e ganhado data de estreia em 15 de janeiro de 2021.

A série é dirigida por Matt Shakman (Game of Thrones) enquanto a roteirista Jac Schaeffer é a principal roteirista e showrunner. O elenco conta com o retorno de caras conhecidas do MCU como Elizabeth Olsen (Wanda), Paul Bettany (Visão), Kat Dennings (Darcy) e Randall Park (Jimmy Woo). Por fim, temos Teyonah Parris (Monica Rambeau), Kathryn Hahn (Agnes) e Evan Peters, dos X-Men, de volta como o Mercúrio. WandaVision é exibida semanalmente no Disney+, com episódios todas as sextas!

Leia TUDO SOBRE WandaVision!

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.