X-Men: Fênix Negra registra enorme QUEDA nas bilheterias mundiais!

 

Após uma estreia particularmente terrível nas bilheterias americanas e mundiais na semana passada, X-Men: Fênix Negra sofreu uma queda enorme em seu faturamento global. Dessa forma, o filme caminha para ser um dos maiores fracassos de bilheteria da história dos filmes de super-heróis.

 

Na bilheteria americana, o longa teve um segundo fim de semana desastroso. Ele faturou apenas US$ 9,35 milhões nos EUA, e agora tem um total de míseros US$ 52,1 milhões no país. Trata-se de um resultado pavoroso sob todos os aspectos.

 

Para começar, em duas semanas de exibição o filme ainda não conseguiu sequer alcançar o que Wolverine: Imortal, X-Men: Primeira Classe e o primeiro longa faturaram em seus fins de semana de estreia. Vou repetir: em dez dias em cartaz Fênix Negra faturou menos do que X-Men: O Filme faturou em três dias, e isso lá em 2000, quando o preço dos ingressos era absurdamente mais barato do que é hoje.

 

 

Além disso, o filme ainda conseguiu ficar num vexatório quinto lugar no ranking semanal dos EUA, o que é uma posição patética para um filme em sua segunda semana. Ele ficou atrás não apenas da (fraquíssima) abertura de MIB: Homens de Preto – Internacional, como também de Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2, Aladdin e Rocketman, estes dois últimos há mais tempo em cartaz do que Fênix Negra.

 

Mas o mais curioso é o quão gigantesca foi a queda do longa nas bilheterias. Entre sua abertura e seu segundo fim de semana, Fênix Negra sofreu uma queda de absurdos 71,5%. O longa simplesmente despencou de maneira espetacular nas bilheterias americanas. Para se ter uma ideia, trata-se da terceira maior queda do primeiro para o segundo fim de semana entre filmes baseados em quadrinhos. Porém, como os filmes de HQs que conseguiram despencar mais do que Fênix Negra são longas menores como Steel: O Homem de Aço (não o de Henry Cavill, uma aventura de 1997 estrelado por Shaquille O’Neal e baseada num personagem terciário da DC), que caiu 78%, e Dylan Dog e as Criaturas da Noite, que caiu 87,4%, Fênix Negra leva o prêmio de maior blockbuster baseado em quadrinhos a despencar mais no segundo fim de semana. Evidentemente, trata-se do filme da Marvel a ter a maior queda também.

 

Claro, a maioria dos longas que tiveram grandes quedas na segunda semana são filmes pequenos, independentes, que já haviam estreado em poucas salas e então caído ainda mais quando seu número de cinemas diminuiu drasticamente. Por isso, entre os longas que estavam em cartaz num circuito de no mínimo 3.000 cinemas no país inteiro e ainda assim conseguiram ter quedas gigantescas na segunda semana, Fênix Negra só não caiu mais do que o Sexta-Feira 13 de 2009 (80,4%), Máquinas Mortais (76,8%), Cinquenta Tons de Cinza (73,9%), Doom: A Porta do Inferno (72,7%), o A Hora do Pesadelo de 2010 (72,3%), Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (72%) e Hardcore: Missão Extrema (71,7%).

 

 

Isso mostra o quanto o longa está sendo rejeitado pelo público americano. A única esperança do filme era se o novo MIB fracassasse com o público e a crítica (como de fato aconteceu) e assim ele poder se posicionar como o único blockbuster em live action até a chegada de Homem-Aranha: Longe de Casa, mas nem isso aconteceu. Pelo contrário: mesmo sendo o único filme de heróis a estrear em junho, Fênix Negra ainda assim está sendo totalmente ignorado nas bilheterias.

 

E por que isso está acontecendo? A resposta está no próprio comportamento do público. Hoje em dia, simplesmente há opções demais de entretenimento para o público médio. Você pode encontrar filmes e séries de alta qualidade em casa, ao alcance de um botão. Ou seja, a não ser que haja um filme muito aguardado estreando, o público simplesmente vai ficar em casa. Mas quando há algo de interesse passando, ele aparece – a audiência deixou a Netflix e compareceu normalmente aos cinemas para assistir Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel, Aladdin, Nós, Como Treinar o seu Dragão 3 e John Wick 3: Parabellum. Entretanto, os lançamentos das últimas semanas, incluindo Godzilla II: Rei dos Monstros, Pets 2 e MIB: Homens de Preto – Internacional, bem como o próprio Fênix Negra, simplesmente não despertaram a atenção do público o bastante para ir aos cinemas em grandes volumes.

 

Claramente, os cinéfilos estão preferindo guardar o seu suado dinheiro para lançamentos muito mais interessantes, como Toy Story 4, Longe de Casa, O Rei Leão e Velozes & Furiosos: Hobbs e Shaw. Com tantos blockbusters vindo por aí, para que gastar dinheiro com um filme tão pessimamente recebido como Fênix Negra? Para assistir ao capítulo final de uma equipe dos X-Men que sempre patinou nas bilheterias, e cujo único sucesso realmente grande só ocorreu por causa de um crossover com o antigo time de mutantes? Ninguém está dando prioridade para isso, e pelo visto os interessados estão esperando o longa chegar para aluguel ao toque de um botão daqui a algumas semanas.

 

 

Infelizmente para a Fox (que agora pertence à Disney), os filmes dos X-Men não costumam ter carreiras muito longas nas bilheterias americanas, e as próximas semanas trazem novos blockbusters que vão tomar diversas salas do filme, ressaltando o desinteresse da audiência por ele. Por isso, caso Fênix Negra tenha um desempenho pós-segunda semana similar ao de Apocalipse (que despencou vergonhosamente rápido, pois ele estreou numa temporada bastante fraca), ele sai de cartaz tendo faturado medonhos US$ 69,2 milhões. Para se ter uma ideia, isso seria abaixo do que o filme que adaptou anteriormente a Saga da Fênix Negra, o também recebido com críticas terríveis O Confronto Final, conquistou em dois dias de exibição – lá em 2006, quando os ingressos eram bem mais baratos do que são hoje.

 

Na bilheteria internacional, Fênix Negra também tem tido um desempenho constrangedor. O longa faturou US$ 24,2 milhões e despencou absurdos 74% fora dos EUA, ficando em terceiro lugar no fim de semana internacional, atrás da estreia de MIB: Homens de Preto – Internacional e da quarta semana de Aladdin. A única notícia positiva para o filme veio da Indonésia, onde ele abriu em primeiro lugar com um faturamento de US$ 3,5 milhões, 15% maior que o da estreia de Apocalipse. Na China, ele faturou mais US$ 10 milhões, portanto sofrendo uma queda de imensos 78% em comparação com sua estreia.

 

Sim, não é só nos EUA: em todo o planeta Fênix Negra registrou quedas gigantescas, demonstrando que o público tem literalmente ignorado o filme e preferido aguardar em casa pelos próximos blockbusters!

 

 

Com isso, o filme tem até o momento US$ 152,3 milhões na bilheteria internacional e logo US$ 204,5 milhões globalmente. É um resultado desastroso considerando que, graças às diversas refilmagens, o filme custou em torno de US$ 200 milhões para ser feito, e isso fora os gastos com o marketing. Chega a ser inacreditável como os cineastas gastaram tanto para produzir um filme que ainda conseguiu ser tão desinteressante para o público em geral. O primeiro blockbuster da Fox sob a Disney deverá lhes render um prejuízo bastante significativo. Segundo Scott Mendelson, da Forbes, o filme pode ser um desastre ainda maior para o estúdio do que Quarteto Fantástico – sim, aquela versão de 2015.

 

Será que a próxima versão dos X-Men pelo MCU vai ser mais bem sucedida?

 

Bilheteria EUA 14/06/19 a 16/06/19:

 

FilmeSemanas em cartazRenda no fim de semana (em US$)Renda acumulada (em US$)
1- MIB: Homens de Preto – Internacional130.035.83830.035.838
2- Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2224.408.16092.652.550
3- Aladdin417.309.154264.043.468
4- Rocketman39.420.44166.763.166
6- X-Men: Fênix Negra29.354.86852.117.218
6- Shaft18.901.4198.901.419
7- Godzilla II: Rei dos Monstros38.788.84594.372.017
8- John Wick 3: Parabellum56.401.225148.928.130
9- Late Night25.255.6435.568.462
10- Vingadores: Ultimato83.725.855830.700.214

 

Leia TUDO SOBRE X-Men: Fênix Negra!

Agora que a notícia acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.